Quais são as três principais missões religiosas que colonizaram a Amazônia?

Perguntado por: ealbuquerque5 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 3 votos

As ordens religiosas que atuaram na Amazônia foram os Franciscanos, Carmelitas, Mercedários e Jesuítas.

As missões religiosas tinham como principal objetivo a catequização dos indígenas brasileiros. Os jesuítas (padres missionários católicos) começaram a chegar ao Brasil por volta de meados do século XVI.

Resposta: As Missões Religiosas e a Ocupação do Vale Amazônico. As missões e os fortes desempenharam papéis importantes no Vale do Amazonas quanto à expansão territorial e a conseqüente colonização. Contribuíram para fixar marcos da penetração portuguesa naquele território disputado por outros povos.

Então, em 7 de março de 1557, os líderes huguenotes Pierre Richier e Guillaume Chartier desembarcaram no país, e mais tarde outros cristãos da mesma denominação.

Com a chegada dos portugueses ao Brasil, as ordens religiosas – jesuítas, beneditinos, carmelitas e franciscanos – tornaram-se as grandes proprietárias de terras no Rio de Janeiro.

No final de 1499, o comandante que havia conduzido a caravela Niña – Vicente Yañez Pinzón –, ainda em busca de um caminho para o Oriente, atingiu a foz do rio Amazonas, atual ilha de Marajó. Assim, Pinzón foi o primeiro europeu a chegar no rio Amazonas, o qual denominou Santa Maria de la Mar Dulce.

Para os cristãos, missão significa propagar o Evangelho através da Igreja. O missionário é aquele que tem a missão de divulgar a fé, é o que se dedica a pregar e levar sua crença religiosa para diversos lugares, espalhando a palavra do Senhor.

São Francisco é o fundador de três ordens religiosas: Primeira Ordem, dos Frades Menores (OFM). Segunda Ordem, das Damas Pobres ou Clarissas (OSC). Terceira Ordem, hoje chamada Ordem Franciscana Secular (OFS), dos leigos engajados no mundo.

O homem que vive na Amazônia brasileira tem como principal prática religiosa o catolicismo. Apesar de ser eminentemente católico, acredita em superstições e crendices que fazem parte do seu cotidiano.

A formação regular é composta pelas ordens monásticas, mendicantes, regrantes e/ou regulares e possui regulação eclesiástica própria, as chamadas regras.

As missões jesuíticas foram uma iniciativa da Igreja Católica no mundo, com o objetivo de conter o avanço do protestantismo e disseminar o catolicismo pelo mundo. Suas principais regiões de atuação foram China, Índia, África e Américas.

Nesse primeiro período da presença religiosa na Amazônia percebemos que havia grande preocupação portuguesa em resguardar as fronteiras e ampliar seus territórios. A coroa de Portugal, neste sentido, usava as ordens religiosas para a catequese e como item auxiliar na expansão territorial.

As Missões Jesuíticas Guaranis, como um sistema de bens culturais transfronteiriços envolvendo o Brasil e a Argentina, compõem-se de um conjunto de cinco sítios arqueológicos remanescentes dos povoados implantados em território originalmente ocupado por indígenas, durante o processo de evangelização promovido pela ...

Igreja Reformada Potiguara

XVII foram absorvidas pelos potiguara que se aliaram aos holandeses no Brasil Colonial, com a finalidade de afirmar que estes indígenas formaram a primeira igreja protestante do Brasil, a Igreja Reformada Potiguara.

Samuel Smith, o Primeiro Missionário.

Luterana: primeira igreja protestante, fundada por Martinho Lutero no século XVI na Alemanha. Anglicana: fundada na Inglaterra no século XVI, tem sua origem no protestantismo, mas traz elementos da Igreja Católica.

A cultura amazônica é formada por um híbrido linguístico entre a língua indígena, a europeia e a africana, que compõe e demonstra a característica própria da região como um elemento de formação da identidade amazônica.

Características da religião indígena
Porém, grande parte dos povos indígenas acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos dos antepassados. Para estes deuses e espíritos, faziam rituais, cerimônias e festas. O pajé era o responsável por transmitir estes conhecimentos aos habitantes da tribo.

Divisão geográfica do Amazonas
O território amazonense está dividido em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias, conforme o IBGE. Os 62 municípios que formam o estado estão agrupados em 11 regiões imediatas, as quais formam quatro regiões intermediárias.

As instituições mais antigas são as dos Beneditinos e dos Franciscanos, que possuem monastérios e conventos, objetivos e devoções diferenciados. Franciscanos: ordem criada como uma Ordem de Irmãos, que assumiam a missão de viver e pregar o evangelho.