Quais as melhores frutas para idosos?

Perguntado por: ehipolito4 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Por isso, as frutas (maçã, banana, laranja, melancia, frutas vermelhas, dentre outras), peixes (como o salmão e atum) e até mesmo as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e afins) não podem faltar na alimentação.

Suco nutritivo para idosos
A beterraba possui potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, B6 e C, ácido fólico, zinco, carboidratos, proteínas e fibra solúvel. Já a laranja auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e tem alto teor de Vitamina C.

Cálcio, zinco, ferro, vitamina D, potássio, ômega 3 e vitaminas do complexo B são nutrientes que não podem faltar na alimentação do idoso. De acordo com as particularidades de cada um, a quantidade de calorias e a distribuição dos alimentos variam para garantir a manutenção e o fortalecimento de ossos e músculos.

Jantar. A janta deve ser uma refeição leve e muito nutritiva. Por isso, sugerimos as sopas feitas com muitos vegetais e com proteínas em quantidades moderadas. Além de serem completas em macro e micronutrientes, elas ajudam na hidratação.

Produtos industrializados, pães, bolos, refrigerantes, massas e todo tipo de carboidrato em excesso devem ser evitados, para prevenir doenças.

No geral, Juliana Vieira costuma recomendar apenas uma unidade por dia para seus pacientes. Isso porque comer a fruta de forma descontrolada pode, sim, provocar o aumento de peso (assim como a maioria dos alimentos), mas a recomendação também serve para garantir mais variedade de ingredientes nas refeições.

Banana-maçã
O nome é porque exala um perfume que lembra o da maçã. A polpa branca e macia é recomendada para bebês e idosos, pois tem digestão mais fácil.

O ideal é consumir de duas a quatro porções de fruta por dia e de duas a cinco de verdura e legumes. Farinhas, arroz, aveia, massa.

Luana Berri, nutricionista do Hospital do Idoso Zilda Arns, dá sugestões de um café da manhã rico em nutrientes para idosos:

  • Chá Troque o café pelo chá. ...
  • Vitamina. A mistura de leite, frutas e até mesmo sementes como chia e linhaça são uma opção nutritiva.
  • Pão fatiado integral. ...
  • Queijo branco. ...
  • Uma porção de frutas.

Um exemplo de prato saudável para idosos
Proteínas – Carne magra, frango, peixe, ovos (omelete, cozidos, mexidos); leguminosas (feijão, ervilha, lentilha). Gorduras – Óleo para preparar os alimentos, azeite para a salada. Vitaminas, minerais e fibras – Hortaliças cruas e cozidas, frutas.

Para suprir a necessidade desse mineral, deve-se consumir diariamente, pelo menos, o equivalente 5 a 6 copos de leite, de preferência, o desnatado. Essa quantidade pode causar incômodos gastrointestinais e nesse caso, o leite longa vida com baixa lactose em embalagem da Tetra Pak é uma boa indicação.

A vitamina D contribui para o desenvolvimento da força muscular, porque atua na formação das próprias fibras musculares – as células estruturais do órgão.

Deficiência alimentar. Alterações fisiológicas, distúrbios psicológicos, doenças crônicas e uso constante de medicamentos podem contribuir para o surgimento precoce dos sintomas de fraqueza nas pernas em idosos. Uma dieta deficiente em vitaminas e sais minerais também pode causar fraqueza nas pernas.

Porém, o que é preciso ficar atento são os casos especiais. As pessoas que já sofrem com problemas no fígado, estômago e coração, não podem consumir muito café. O fígado é responsável por quebrar as moléculas de cafeína para que elas sejam absorvidas pelo nosso corpo.

Fazem parte deste grupo a doença de Alzheimer, doença vascular, doença de Creutzfeldt-Jakob, doença de Huntington, doença de Pick, doença de Parkinson, demência associada à AIDS e demência decorrente de traumatismo craniano.

Idosos podem consumir leite? Devem! No caso dos idosos, o consumo do leite é extremamente importante. Como bem sabemos, o leite é rico em cálcio e é ideal para o fortalecimento ósseo e evitar doenças como a osteoporose, por exemplo.

O idoso pode sofrer violência de vários tipos: física, psicológica, doméstica, negligência e abandono, institucional, abuso financeiro, patrimonial, sexual, discriminação.

De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos. Entre os direitos garantidos, por exemplo, estão a gratuidade de medicamentos e transporte público - além de medidas que visam a proteger e dar prioridades às pessoas idosas.

Graças às fibras solúveis, a maçã ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os polifenóis em sua composição têm efeito antioxidante, ajudando a diminuir a pressão arterial. As fibras também ajudam a prevenir problemas como prisão de ventre.

Banana. Possivelmente a mais lembrada quando o assunto são alimentos ricos em potássio, a banana geralmente apresenta mais de 10% da quantidade diária do mineral recomendada para consumo.

Comer duas maçãs por dia melhora saúde cardiovascular, diz estudo - 16/12/2019 - UOL VivaBem.