Quais as medidas de controles das pragas do coqueiro?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Como medidas de controle, os produtores de coco realizam a limpeza da copa do coqueiro, fazem o coroamento do solo, removem os frutos verdes do chão e depois os incineram (queimam) ou enterram. É importante adotar tais práticas para que a população da praga não aumente nem dissemine no coqueiral.

4 dicas de como ter e cuidar de um coqueiro de jardim

  1. Escolha a espécie mais indicada para o seu espaço. O primeiro passo é pesquisar muito bem e definir qual a melhor espécie de coqueiro de jardim para o seu espaço. ...
  2. Regue a planta a cada dois dias. ...
  3. Adube o solo. ...
  4. Faça podas frequentes.

1. Em um pequeno saquinho de filó ou pé-de-meia, coloque uma pastilha desodorizante de vaso sanitário, à venda nos mercados, acrescente de quatro a seis bolinhas de naftalina e amarre o saquinho no alto do coqueiro. Entre 30 e 40 dias a pastilha e a naftalina estarão dissolvidas e as lagartas fugirão do forte odor.

ÓLEO DE NEEM. Além de matar as pragas, o óleo de neem pode ser usado também para impedir que elas apareçam. Dilua 1 colher de sopa de óleo de neem em 1 litro de água e borrife em toda a planta. Como medida de proteção, pode ser usada de uma a duas vezes por mês.

Utilizar uma mistura de vinagre com água
Também tem como combater formigas nas plantas borrifando uma mistura de vinagre com água. Para fazer essa solução, misture partes iguais desses dois ingredientes, coloque em um borrifador e aplique nas folhas e na terra em dias alternados.

Outro tipo eficiente de controle da broca do coqueiro é a pulverização (em pó ou solução) dos coqueiros com o fungo Beauveria bassiana, inimigo natural da Rhynchophorus palmarum. Além do controle biológico, é importante coletar e exterminar a praga nas fases de besouro, larva e pupa.

Para monitorar a presença da praga na região ou controlar sua população, recomenda-se a instalação ao redor da lavoura de armadilhas atrativas contendo material vegetal (cana-de-açúcar, abacaxi, casca de coco verde) associado ao feromônio de agregação rincoforol.

A queima-das-folhas é causada pelo fungo Botryosphaeria cocogena Subileau, sendo Lasiodiplodia (Botryodiplodia) theobromae Pat. a forma imperfeita do fungo. A doença manifesta-se pelo empardecimento, ressecamento e morte prematura das folhas do coqueiro.

Existe ainda uma indicação de aplicar sal no olho do coqueiro (inserção de folhas novas) exercendo algum efeito de repelente às pragas do coqueiro.

A adubação deve ser feita com base na análise de solo, e recomenda-se utilizar até 800 g de superfosfato simples, acrescido de 100 g de óxido de magnésio (30 % de Mg) e 20 g de bórax (10 % de B), devem ser misturados com a terra da superfície.

Ausência de Nitrogênio nas plantas
É aí que entra a ureia, utilizada como repositor de Nitrogênio, para que a planta possa recuperar a vitalidade e continuar o processo de desenvolvimento de maneira saudável. A ureia é considerada um fertilizante nitrogenado.

  • Conceitos importantes sobre tipos de inseticidas.
  • 1° principal tipo de inseticida: diamidas.
  • 2° principal tipo de inseticida: organofosforados.
  • 3° principal tipo de inseticida: carbamatos.
  • 4° principal tipo de inseticida: piretróides.
  • Resistência de pragas a inseticidas e o MIP.

Se a infestação for muito grande, faça uma calda com angico, usando 100 g de folhas e vagens da planta, deixando de molho em 1 litro de água por uma semana. Depois dilua uma parte da calda para 10 partes de água, coloque em um borrifador e pulverize nas plantas que foram atacadas.

A cana-de-açúcar tem sido considerada a principal fonte alimentar para ser utilizada nas armadilhas em combinação com feromônio. Outros materiais atrativos com poder de fermentação também poderão ser utilizados, a exemplo de mamão, inhame, mandioca, casca de coco verde e abacaxi.

Este tipo de fungo ataca também os talos das folhas e o estipe, principalmente em plantas mais jovens. Segundo o Instituto Biológico de São Paulo, entre as formas de controle, estão o uso de adubação equilibrada, quebra-ventos, irrigação localizada e maior espaçamento entre as mudas, para que haja maior aeração.