Quais as marcas de iogurte que contêm probióticos?

Perguntado por: ubarreto . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Activia, da Danone, por exemplo, é uma marca que possui probióticos vivos em todo o seu portfólio e, além disso, foi a marca pioneira da categoria a possuir os benefícios dos seus probióticos vivos comprovados pela Anvisa.

Para agilizar o trânsito intestinal, pode ser vantajoso optar pelo iogurte de quefir (feito a partir de leite fermentado como a famosa “flor de iogurte” ou “cogumelo tibetano”) ou dar prioridade a iogurtes bifidus, com baixo teor de açúcar e gordura, reconhece.

Bifidobacterium animalis

O tipo de probiótico utilizado em toda a linha Activia é exclusivo, chamado de Bifidobacterium animalis CNCM I-2494. Atualmente na categoria, somente os probióticos vivos presentes na linha Activia possuem aprovação de seus benefícios perante a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O mais conhecido dos brasileiros, o Yakult, contém bactéria em quantidade suficiente, mas falhou nos outros dois testes, enquanto o Actimel ficou aquém do número de bactérias que sobrevivem no estômago.

Maçã As maçãs são ricas em uma fibra chamada pectina, que corresponde a aproximadamente 50% do total de fibras dessa fruta. A pectina também é um excelente alimento para os micro-organismos probióticos, além de ajudar nosso organismo a combater as bactérias maléficas e a diminuir a taxa de colesterol no sangue.

Não existe melhor nem pior, ambos são benéficos, e o melhor é optar por aquele que for o mais natural possível, com menos conservantes e aromatizantes em sua fórmula. Uma porção de iogurte desnatado natural contém 150mg de cálcio, enquanto o leite fermentado tem 88mg de cálcio.

O Leite Fermentado Yakult possui 16 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, 51 kcal e é recomendado para toda a família. Yakult 40 possui 40 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, 51 kcal e é recomendado para adultos com vida agitada ou idade avançada.

O iogurte tem uma consistência mais firme quando comparado à bebida láctea que tem uma consistência mais líquida, além disso, as quantidades de cálcio e proteína do iogurte costumam ser maiores do que as presentes na bebida láctea.

Iogurte natural: obtido a partir da fermentação do leite pelas bactérias Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus, sem adição de outros ingredientes. Pode ser integral (quando feito a partir do leite integral) ou desnatado (oriundo da fermentação do leite desnatado).

Activia, com Bifidobacterium animalis CNCM I-2494 (probiótico), ajuda a reduzir a frequência de desconforto intestinal (desconforto abdominal, inchaço, flatulência, ruídos intestinais). A recomendação diária de consumo do produto deve ser de 200 gramas.

O Yakult 40, que possui 40 bilhões de Lactobacillus casei Shirota, foi o primeiro leite fermentado lançado no Brasil com foco nos idosos e no consumidor adulto que leva uma vida agitada, convive com estresse e toma medicamentos com mais frequência.

Os resultados mostraram que, em média, os produtos repletos de micro-organismos do tipo Bifidobacterium desaceleraram o tempo de trânsito intestinal (o que quer dizer que a digestão se tornou mais saudável), aumentaram o número de evacuações semanais e ajudaram a suavizar as fezes, facilitando sua passagem.

Dessa forma, o nosso organismo não produz probióticos, por isso o seu consumo diário é muito recomendado. E, também por esse motivo, não é possível que o corpo se “vicie” e passe a funcionar melhor apenas após o consumo, como pode acontecer com soluções laxativas.

Yakult tem o exclusivo Lactobacillus casei Shirota, que ajuda a aumentar o número de microrganismos “do bem” dentro do seu corpo e manter sua microbiota equilibrada. E tem para todos: o Leite Fermentado Yakult é indicado para toda família, pois ajuda a saúde de crianças e adultos.

Uma dieta variada e rica em fibras é importante para um microbioma saudável, disseram as especialistas. A microbiota adora alimentos com muita fibra, como frutas e legumes, disse Elizabeth. A fibra não é bem digerida no estômago e tende a ser decomposta mais pelos microrganismos, e se move pelo intestino, acrescentou.