Quais as manifestações culturais da região sul?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

Confira abaixo uma lista com os principais estilos e ritmos musicais do Sul do Brasil.

  • Fandango.
  • Vanerão.
  • Xote.
  • Chamamé
  • Balaio.
  • Tatu.
  • Facão.
  • Pau de fita.

Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim.

Danças Folclóricas do Rio Grande do Sul: Chimarrita; Milonga; Vaneirão/Vaneira/Vaneirinha; Chula; Pezinho; Xote ou Chote; Bugio; Mazurca; Contrapasso; Marcha; Polca; Chamamé; Rancheira; Balaio; Caranguejo; Xote Carreirinha; e Xote das Duas Damas.

Três grandes eventos de fé e cultura, a Festa de Nossa Senhora de Navegantes, a Festa de São Jorge (ambas de Porto Alegre), e a Romaria de Nossa Senhora Consoladora de Ibiaçá (Região Nordeste) passam a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul.

A seguir, apresentaremos 7 dos mais populares tipos de danças típicas da região Sul do Brasil.

  1. 1 – Chula gaúcha. ...
  2. 2 – Vaneira. ...
  3. 3 – Mazurca. ...
  4. 4 – Chimarrita – Dança típica da região Sul de origem portuguesa. ...
  5. 5 – Milonga. ...
  6. 6 – Pau de Fitas – Dança das fitas. ...
  7. 7 – Dança da Balainha.

No Rio Grande do Sul, os estilos encontrados são praticamente o bugio, o vanerão, xote, valsa, chamarrita, além das músicas folclóricas como balaio, tatu, facão, pau de fita. Já em Santa Catarina um estilo que chamado de música de bandas, parecido com a marchinha, recebe também a influência do estilo gaúcho.

A região Sul do Brasil tem como uma de suas características a forte presença europeia em seu processo de colonização e povoamento. Assim, possui traços europeus marcantes na arquitetura, na culinária, na população e até no clima, pois é a única do país cujos estados estão abaixo do Trópico de Capricórnio.

Os principais elementos da cultura regional são: festa do divino, festejos da páscoa e dos santos padroeiros, congada, cavalhadas, bumba meu boi, carnaval, peão de boiadeiro, dança de velhos, batuque, samba de lenço, festa de Iemanjá, folia de reis, caiapó.

Quais as mais importantes manifestações populares no Brasil? Falando em Brasil, também separamos três grandes manifestações populares. São elas: o populismo, as Diretas Já! e as Jornadas de Junho.

As primeiras manifestações artísticas datam do período rupestre e hoje existem vários tipos de arte que desenvolvemos para externalizar sentimentos e ideias. Os homens - e mulheres - das cavernas já pintavam nas paredes elementos ilustrativos que serviam como forma de comunicação e atividade ritualística.

danças típicas, chimarrão, esportes que envolvem atividades campeiras.

Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo. Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.

Destacam-se ainda o artesanato em madeira, a tecelagem em cerâmica e em fibras naturais. Em Santa Catarina, o artesanato apresenta forte influência dos colonizadores alemães e italianos. Destacam-se as técnicas de pintura e a fabricação de porcelana, entalhes em madeira, esculturas e trabalhos em cerâmica.

O folclore da Região Sul é muito diverso, principalmente se considerar a variedade de imigrações que o local sofreu. A Região Sul tem como característica a influência de imigrantes que chegaram durante o século XIX. Com isso, o folclore do local é muito diverso e possui um inegável destaque na formação.