Quais as maiores empresas de energia do Brasil?

Perguntado por: aveloso7 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

As principais ações de empresas de energia elétrica do Brasil são: Alupar, AES, Celesc, Cemig, CPFL, Copel, EDP, Eletrobras, Eneva, Energisa, Engie, Equatorial, Light, Neoenergia, Ômega, Taesa e Transmissão Paulista.

Existem no Brasil 131 concessionárias, permissionárias e cooperativas de distribuição de energia elétrica. Comercialização: As empresas comercializadoras compram energia por meio de contratos bilaterais no ambiente livre, podendo revender esta energia aos consumidores livres, especiais ou a outros comercializadores.

Supergasbras é destaque de pesquisa da consultoria global Great Place To Work em óleo e gás; Taesa lidera em energia. RIO — A Supergasbras foi eleita a melhor empresa do setor de óleo e gás para se trabalhar no Brasil em 2023, em pesquisa elaborada pela consultoria global Great Place To Work (GPTW).

No Brasil, existem, atualmente, 156 concessionárias de transmissão e 131 concessionárias, permissionárias e cooperativas de distribuição de energia elétrica. Por meio delas, há luz e movimento, há realização e produção, há inovação e, enfim, avanço.

Pesquisa feita pela consultoria foi realizada em duas etapas

  • As Melhores Empresas Destaque Energia 2022:
  • Geração, distribuição e transmissão: 1- Transmissora Aliança de Energia Elétrica S.A. 2- ENERGISA TOCANTINS. ...
  • Comercialização: 1 – Grupo MGO. 2 – Perfil Energia. ...
  • Cadeia de Valor: 1- Tecnova Engenharia. 2- NeoSolar.

O primeiro lugar no ranking das maiores empresas de energia do mundo está reservado à Exxon Mobil, com valor de capitalização de mercado de 317,24 bilhões, seguida com ampla liderança pela RDSA e Petrochina com valor de capitalização de mercado de 199 09 e 184,66 bilhões, respectivamente.

CPFL Energias Renováveis SA

De acordo com levantamentos do Portal Solar, as principais empresas fornecedoras de energia solar estão concentradas no Estado de São Paulo, como a maior empresa de energia do Brasil, a CPFL Energias Renováveis SA, que contava com 1 megawatt de energia solar em operação nos últimos anos.

A China é quem encabeça o ranking, seguida por Estados Unidos, Japão, Alemanha, Índia, Austrália e Itália. Com 24 GW de potência energética instalada, está o Brasil. Holanda e Coreia do Sul fecham o ranking mundial.

A produção de energia limpa pelo Brasil é destaque entre os países que compõem os Brics (Brasil, Rússia, África do Sul, Índia e China). Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a matriz energética brasileira, em 2019, foi formada por 45% de fontes renováveis e 54% de fontes fósseis.

No Brasil, predomina o uso de energias renováveis, com destaque para a de origem hidrelétrica. Com vimos acima, o Balanço Energético de 2022 divide a matriz brasileira em: hidrelétrica 60,2,9%, eólica (11,4%), de biomassa (8,8%), solar (2,6); fósseis (16%) e nuclear (1,1%).

Entre os nomes, estão Petrobras (PETR4), Eletrobras (ELET3) e Sanepar (SAPR11).

Sobre American Electric Power
A empresa possui o maior sistema de transmissão de energia elétrica dos EUA, totalizando mais de 64 mil quilômetros de linhas de energia. Desse modo, a elétrica atua em 28 estados do país e tem mais de 400 mil clientes.

A consultoria PV InfoLink divulgou o ranking dos dez fabricantes de módulos fotovoltaicos com maior volume de embarques em 2021. A primeira colocação ficou com a Longi, com uma vantagem de 10 GW sobre a Trina e a JA Solar, que dividiram a segunda colocação.

Dados da Enel São Paulo
Entregando eletricidade para 7,7 milhões de clientes espalhados em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, a Enel Distribuição São Paulo é a segunda maior distribuidora de energia elétrica do Brasil.

As empresas concessionárias que distribuem energia elétrica no Estado de São Paulo são: Eletropaulo, CPFL, EDP São Paulo, Elektro e Energisa. As distribuidoras estão espalhadas pelo Estado em diversas concessões, conforme apresenta o mapa abaixo.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é uma autarquia federal (ou seja, uma entidade com gestão independente do poder público) que é responsável por regular a geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica no país.

A primeira usina solar do Brasil
Foi somente em agosto de 2011 que o Brasil colocou em funcionamento sua primeira usina de energia solar. O projeto foi executado pela empresa MPX na época em que o empresário Eike Batista esteve à frente dele. Foi instalado na cidade de Tauá, que fica no Sertão dos Inhamuns do Ceará.