Quais as leituras deleite?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 22 de maio de 2023
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Algumas sugestões de Leituras Deleite

  • Livro: Nunca Acontece com Ratinhos. Autora: Silvana D'Angelo. Ilustrações: Luigi Raffaeli. Editora Edelbra.
  • Editora Saraiva.
  • Livro: Chá das Dez. Autor: Celso Sisto. Ilustrações: Duke. Editora Aletria.
  • Livro: A História da Ostra e da Borboleta: O coronavírus e eu. Autora: Ana M. Gomez.

A Leitura Deleite deve possibilitar o contato com diversos textos e favorecer o alcance de novos conhecimentos, além de estimular a criatividade e promover a imaginação e a fantasia, assim como estabelecer uma nova aproximação entre leitor e texto através da valorização do prazer e da fruição do ato de ler.

Para entender melhor, veja a seguir quais são os tipos de leitura.

  1. Leitura literal. No primeiro dos tipos de leitura não existe muita preocupação com tecer comentários ou acrescentar algo ao que está sendo lido. ...
  2. Leitura mecânica. ...
  3. Leitura rápida. ...
  4. Leitura reflexiva. ...
  5. Leitura oral. ...
  6. Leitura silenciosa. ...
  7. Leitura inconsciente.

O PNAIC propõe a “leitura deleite” como atividade permanente a ser realizada tanto pelo professor, como pelo aluno, individual ou coletivamente. De acordo com Cruz, Manzoni e Silva (2012, p.

A Leitura deleite consta dos cadernos de formação de Professores de Leitura do PNAIC e é um programa que valoriza o Direito a Aprender para Crianças, onde é adequado para as crianças do ciclo de leitura e escrita.

Deleite é o ato de demonstrar um excesso de satisfação ou contentamento em relação a algo.

De forma geral, a leitura partilhada é aquela em que professores e estudantes compartilham a leitura dos textos e suas impressões. Ela não é proporcionada somente pela leitura em voz alta, ela pressupõe o compartilhamento das impressões, críticas e conexões entre o texto e a vida.

O ensino de leitura, numa perspectiva discursiva, considera que os efeitos de sentido são condicionados pelas condições de produção da leitura e que estas são afetadas pelas formações discursivas, pelas forças ideológicas, do sujeito-leitor.

Leitura colaborativa é uma atividade de leitura cuja finalidade é estudar um determinado texto em colaboração com outros leitores e com mediação do professor.

As estratégias de leitura são técnicas utilizadas pelos leitores, para tornar o texto mais fácil de ser compreendido e assimilado. Esses métodos são extremamente flexíveis e adaptáveis, isso varia de acordo com o tipo de texto a ser lido e também qual a sua aplicabilidade.

A habilidade EF12LP04 consiste em: Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação ...

Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

37) existem três níveis básicos de leitura: nível sensorial, emocional e racional. Cada um desses três níveis corresponde ao modo de aproximação do objeto lido.

  • Tipos de leitura em sala de aula.
  • 1 - Leitura feita em voz alta pelo professor. Nesse tipo de prática, o objetivo é aproximar as crianças do mundo das histórias e proporcionar o prazer através das narrativas. ...
  • 2 - Leitura individual. ...
  • 3 - Leitura compartilhada.

A leitura colaborativa é uma atividade em que os alunos estudam um determinado texto juntos, com a mediação do professor. O objetivo não é gerar um produto específico, como responder questões que aferem o conhecimento dos alunos sobre um tema.

O leitor ideal ou exemplar é aquele que possui, em determinado momento de seu desenvolvimento pessoal, as competências de leitura mencionadas anteriormente que o façam experimentar alguns processos de interação esperados perante um texto.

O programa baseia-se em 4 eixos principais: a formação continuada de professores alfabetizadores; materiais didáticos e pedagógicos; avaliações; e gestão, controle social e mobilização.

Leitura de reconhecimento ou pré-leitura ou leitura prévia, leitura de contato = ter visão global do assunto, possibilita verificar a existência ou não de informações úteis para o seu objetivo específico.