Quais as intervenções de enfermagem no pós operatorio?

Perguntado por: inogueira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

Durante o período pós-operatório o enfermeiro realiza ações com o objetivo de auxiliar na recuperação anestésica e prevenir possíveis complicações, como: admissão do paciente na sala de recuperação, avaliar o nível de consciência, avaliar condição dos curativos e dos drenos, controle da dor, monitorização dos sinais ...

A cirurgia geral foi a mais realizada e a anestesia predominante foi a geral. Os pacientes após o procedimento anestésico cirúrgico permaneceram na SRPA em média 111,6 minutos (dp=67,8).

Dentre as complicações mais comuns em pacientes pós-operatórios estão os problemas relacionados às vias aéreas, hipoxemia e embolia pulmonar, distúrbios circulatórios, como hemorragia e choque, distúrbios urinários, infecção do sítio cirúrgico, deiscência e evisceração.

Existem vários tipos de intervenção federal: intervenção federal comum, intervenção federal incomum, intervenção federal de ofício, intervenção federal por solicitação dos poderes, por requisição judicial.

Intervenção Cirúrgica: Um ou mais atos cirúrgicos com o mesmo objectivo terapêutico e/ou diagnóstico, realizado(s) por cirurgião(ões) em sala operatória, na mesma sessão.

O pós-operatório é o momento após uma cirurgia e que precisa de cuidados especiais até a total reabilitação do paciente. É um momento delicado, no qual o paciente precisa muito da ajuda da equipe de enfermagem. Por isso, é fundamental que a equipe esteja pronta e atenta para as necessidades de cada paciente.

Cuidados de Enfermagem no Pós Operatório Tardio
Os principais cuidados de enfermagem para o cuidado de pacientes no pós-operatório tardio são: Orientar o paciente quanto a identificação precoce de sinais de infecção na ferida. Orientar quanto a importância da medicação, tratamento e realização do curativo.

Período imediato
Corresponde às 24 horas anteriores à cirurgia e tem por objetivo preparar o cliente para o ato cirúrgico mediante os seguintes procedimentos: jejum, limpeza intestinal, esvaziamento vesical, preparo da pele e aplicação de medicação pré-anestésica.

Introdução: O papel do enfermeiro na sala de recuperação pós anestésica é cuidar de pacientes anestesiados, onde são responsáveis por observar e tratar o paciente no pós- operatório e garantir que ele desperte da anestesia com segurança.

Na SRPA, a equipe de profissionais de saúde, composta por médicos anestesiologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem que, monitoram os sinais vitais dos pacientes, como frequência cardíaca, pressão arterial, nível de oxigênio no sangue e atividade respiratória, e toma medidas imediatas para corrigir quaisquer ...

Os principais dados que devem ser coletados pela equipe de enfermagem são em relação aos sinais vitais, que abrange: temperatura, pulso, respiração, pressão arterial, dor e taxa de oxigênio circulante (oximetria). Um dos principais cuidados com o paciente que se encontra na SRPA é com relação a temperatura corporal.

As ações de enfermagem da área técnica ou instrumental são rela- tivas a: — higiene corporal (questões 1 a 6); — manutenção da ordem e asseio ambiental (questões 7 a 10); — manutenção do conforto e integridade física (questões 11 a 18); — terapêutica (questões 19 a 24).

5 etapas da SAE

  1. 1- Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem) Esse processo pode ser realizado com o auxílio de métodos e técnicas diferentes. ...
  2. 2 – Diagnóstico de Enfermagem. ...
  3. 3- Planejamento de Enfermagem. ...
  4. 4- Implementação. ...
  5. 5- Avaliação de Enfermagem.

Além dos muitos desafios em se estruturar um Programa de Controle da Tuberculose (PCT) com uma equipe mínima; realizar efetivamente ações de controle; do compromisso e adesão por parte dos profissionais, gestores, usuários e implementação dos cinco principais pilares necessários para o controle da tuberculose; muitas ...

As principais complicações pós-cirúrgicas relacionadas à ferida operatória são: deiscência, hematoma e seroma. Este último ocorre por grandes descolamentos ou acúmulo de linfa, o que pode levar a um acúmulo de líquidos entre as camadas da pele.

Nesse momento devem ser avaliadas condições como o nível de consciência, o estado hemodinâmico, o grau de hidratação, verificação das frequências, auscultas cardíaca e respiratória, análise dos drenos (volume e aspecto das secreções), exame físico do abdome, além da inspeção e palpação da ferida operatória, por exemplo ...

6 dicas sobre como fazer uma boa proposta de intervenção

  1. Não se preocupe em apresentar uma solução final.
  2. Pense no local em que irá inserir a proposta de intervenção.
  3. Atente-se aos elementos exigidos.
  4. Respeite os direitos humanos.
  5. Divida as responsabilidades.
  6. Resolva tudo o que foi problematizado.

Devemos levar em conta as características do planejamento de enfermagem, O resultado esperado para médico e a viabilidade da execução da intervenção pelo enfermeiro.

Elaboração do Plano de Intervenção

  1. Definição dos objetivos;
  2. Definição das medidas de intervenção a serem adotadas;
  3. Seleção das técnicas a serem empregadas;
  4. Descrição do Plano de Intervenção.

Possuem 4 tempos:

  • A Diérese;
  • A Hemostasia;
  • A Exérese;
  • E a Síntese.

Historiadores e pesquisadores da área afirmam que a história da cirurgia começou muitos anos antes de Cristo. Graças aos relatos de trepanação, este foi considerado o primeiro procedimento cirúrgico em 6500 a.C. Esse método era utilizado para curar doenças mentais, dores de cabeça e ataques epiléticos.