Quais as frutas que têm lectinas?

Perguntado por: zcurado . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Ainda assim, existem algumas frutas e vegetais que contêm apenas uma certa quantidade de lectina: maçãs, rúcula, alcachofra, aspargo, beterraba, amoras, mirtilos, brócolis, couve de Bruxelas, repolho, cenoura, couve-flor, aipo, cerejas, cebolinha, couve, couve, folhas verdes, alho-poró, limão, cogumelos, quiabo, cebola ...

Pouco conhecida, mas abundante nos nossos pratos, a lectina é uma proteína facilmente encontrada em diversos alimentos, principalmente grãos, como soja, gérmen de trigo, lentilhas e feijões, quinoa, além de alguns vegetais e legumes, como o tomate e a berinjela.

Na prática, os defensores da dieta sem lectina aceitam consumir apenas frutas da estação, vegetais folhosos de coloração verde escura e alimentos ricos em gorduras boas, de origem vegetal, como, por exemplo, óleo de coco e abacate.

O cozimento em água também ajuda a reduzir os antinutrientes
Essa é uma boa dica, inclusive, para tirar as lectinas presentes na batata, berinjela, tomate e pimentão - assim, os vegetais ficam mais limpos e saudáveis.

São alimentos fontes de vitaminas, minerais, polifenóis e outros antioxidantes essenciais em todos os tipos de cardápio. Além disso, as lectinas não são de todo mal. “Elas estimulam o sistema imunológico quando existe a presença de bactérias nocivas no nosso organismo”, alertou Anielle.

Fervura. A fervura pode degradar antinutrientes como lectinas, taninos e inibidores de protease (confira aqui estudos a respeito: 23, 24, 25, 26). Um estudo mostrou que ferver o feijão-guandu por 80 minutos reduziu os inibidores de protease em 70%, lectina em 79% e tanino em 69% ( 12 ).

As lectinas são proteínas ligadas a carboidratos que podem aglutinar hemácias às células vermelhas do sangue, sendo encontradas na maioria das plantas, no entanto, em maiores quantidades em trigo, milho, tomate, amendoim, feijão, banana, ervilha, lentilha, soja, cogumelo, arroz e batata (De Mejía; Prisecaru, 2005).

Na gravação, o médico alega que a “aveia não é um alimento saudável” e que “deveria ser retirada da dieta”, já que possui “uma lectina chamada avenina, altamente tóxica para o ser humano”. Presentes na aveia, lectina e avenina são duas proteínas diferentes.

Como diminuir a lectina do feijão
As variedades dos feijões possuem quantidades diferentes de lectina, sendo o vermelho e o branco os que possuem maiores reservas.

Muito se fala dos problemas do glúten na alimentação, mas você sabia que a lectina, também encontrada no trigo, pode ser igualmente prejudicial ao nosso organismo? Ela pode inclusive ser a causa do seu desconforto gastrointestinal, além de agravar a permeabilidade intestinal!

P. Quais alimentos não contêm lectinas? R. Alimentos com menos ou nenhuma lectina são carnes (alimentadas com capim), peixes, frutos do mar, aves, carne sem soja, ovelha e laticínios, vegetais crucíferos, abacate, aipo e brócolis, batata-doce, nozes e sementes.

A maçã oferece taninos e flavonoides, polifenóis que auxiliam na imunidade e ação antioxidante. Já o limão é fonte rica de vitamina C, mas também contém flavonoides e mais uma parte de outros tipos de polifenol. A laranja, uva, kiwi e outras cítricas, também são frutas que contém altos níveis de polifenol.

O termo lectina (do latim legere , que significa escolher, selecionar), representa um grupo heterogêneo de proteínas que variam amplamente em tamanho, estrutura, organização molecular, bem como na constituição de seus sítios de interação, desempenhando atividades biológicas diversas como antiinflamatórias, antifúngicas ...

Algumas formas de regular os níveis de leptina alta e evitar a resistência a esse hormônio, contribuindo para a perda de peso são:

  1. Emagrecer de forma lenta. ...
  2. Evitar alimentos inflamatórios. ...
  3. Manter uma dieta saudável e variada. ...
  4. Fazer atividade física. ...
  5. Ter boas noites de sono. ...
  6. Medicamentos.

O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.

A lecitina é um fosfolipídio encontrado de forma natural em alimentos de origem animal e vegetal, sendo a gema de ovo, a soja e o gérmen de trigo as principais fontes.

A ativação da via das lectinas é independente dos anticorpos; ocorre quando a MBL, uma proteína sérica, se liga a grupos de manose, frutose ou N-acetilglicosamina na parede celular bacteriana, na parede de leveduras ou nos vírus. Essa via, por outro lado, lembra estrutural e funcionalmente a via clássica.

Os alimentos mais ricos em polifenóis são cravo-da-índia, anis estrelado, cacau em pó, orégano seco, chocolate amargo, farinha de linhaça, castanha, mirtilo, alcachofra, café, morango, amora preta, ameixa, chá preto, chá verde, maçã, vinho tinto, iogurte de soja, azeitonas pretas, espinafre, nozes, feijões pretos, ...