Quais as frutas que podem ser consumidas por quem tem gastrite?

Perguntado por: upinheiro . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Laranja lima, banana, maçã, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo. A reposição dos lactobacilos é importante para povoar o estômago com bactérias benéficas e, assim, para a cura da gastrite.

Algumas opções liberadas para fazer um suco para gastrite delicioso são: pera, maçã, abacate, manga, mamão, coco, melão e melancia. Outras frutas interessantes para incluir nessas bebidas são aquelas com propriedades anti-inflamatórias, como morango, mirtilo e framboesa.

Sendo assim, os melhores alimentos para quem tem gastrite são frutas, legumes, verduras, feijões, cereais, ovos, carnes magras grelhadas, iogurte, queijos magros, purês, sopas, e, com moderação, azeite e castanhas, além de mastigar bem esses alimentos e procurar se alimentar em um lugar tranquilo.

O Grande problema para quem tem gastrite, e o consumo de alimentos irritativos ou gordurosos. Leites com baixos teores de gordura, como os desnatados ou semi desnatados, são adequados para você.

Pode comer feijão? Não existe nenhum alimento formalmente contra-indicado para pacientes com gastrite.

A resposta para essa pergunta é sim. O ovo pode ser incluído na dieta de quem tem gastrite, mas desde que seja cozido (ou mexido) e servido apenas com um pouco de sal. O uso de temperos (como pimentas e ervas), azeite ou manteiga - alimentos mais agressivos para o estômago - deve ser cortado nesse período.

Qual o melhor tipo de iogurte pra que tem gastrite crônica e úlcera? O melhor iogurte, caso esteja com uma dieta geral (liberada todos os tipos de alimentos, sem restrição), são aqueles naturais desnatados, pois não tem açúcar nem gordura.

Confira então uma lista de chás que, de uma maneira ou outra, podem ajudam quem sofre com a gastrite:

  • Espinheira-santa;
  • Hortelã;
  • Guaçatonga;
  • Funcho;
  • Melissa;
  • Hamamélis;
  • Capim-limão;
  • Camomila.

Na verdade, esse grupo é subdividido em duas categorias de frutas não ácidas: as mais doces (como abacate, manga, pera, banana, melão, maçã e coco) e as oleaginosas (como damasco, ameixa seca e figo).

Assim como o leite, também acredita-se que tomar água ameniza a queimação, mas não existe nenhuma relação nisso. Há quem costume tomar muita água logo depois de comer para tentar evitar esses sintomas, mas, na verdade, esta atitude pode até piorar o quadro, prejudicando a digestão.

Elas são feitas com ingredientes naturais e nutritivos que não agridem a mucosa do estômago.

  1. Canneloni de espinafre. Ingredientes. ...
  2. Hambúrguer de aveia. Ingredientes. ...
  3. Almôndegas de berinjela. ...
  4. Arroz de couve-flor para acompanhar com iscas de frango ao forno. ...
  5. Taco de alface com frango e legumes. ...
  6. Espaguete de abobrinha.

Laranja lima, banana, maçã, goiaba e mamão estão na lista de frutas liberadas, já que não agridem o estômago. Os seus sucos também podem ser ingeridos sem medo.

Evite tb industrializados, preferindo um pão caseiro com farinha de aveia e amêndoas. O tipo de pão vai depender da causa da gastrite e esofagite. Se houver alguma hipersensibilidade (alergia) ao trigo, é possível que seja necessário utilizar alternativas sem glúten.

Entre os alimentos que podem ser ingeridos no café da manhã para quem sofre com gastrite estão: o ovo mexido, o queijo branco, frutas e até um pãozinho francês. O importante, neste momento, é não abusar nos alimentos e não consumir frituras. Outro alerta dado pela gastroenterologista tem a ver com os carboidratos.

Peixes e Frango: As carnes magras, preparadas no forno, cozidas ou grelhadas são boas opções para o cardápio de quem possui gastrite. As carnes vermelhas não são proibidas, mas devem ter seu consumo controlado devido à quantidade de gorduras presente.

Poderá comer macarrão na vigência de tratamento para gastrite e esofagite, mas moderação na quantidade será fundamental para não evoluir com glicemias elevadas e até mesmo diabetes.

Na gastrite alimentos gordurosos podem piorar os sintomas clínicos. Prefira queijos com menor teor de gordura, como o cottage e a ricota. O consumo de queijos não atrapalha o tratamento do H. Pylori, que é uma bactéria.

Dificuldade para dormir? Nutricionista indica 5 melhores frutas para comer à noite

  • Maçã
  • Uva.
  • Abacate.
  • Kiwi.
  • Banana.