Quais as frutas que faz mal para o ácido úrico?

Perguntado por: eguterres . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.5 / 5 17 votos

A maioria das frutas não altera os níveis de ácido úrico no sangue, como a melancia, a tangerina, a laranja, a maçã, o ananás, os morangos, entre outras. Mas algumas frutas mais doces (como os figos, as bananas, as uvas, os pêssegos) podem causar hiperuricemia.

bacon, frios, embutidos em geral; peixes e frutos do mar: arenque, anchovas, bacalhau, sardinha, salmão, mexilhão, camarão, ostras, lagosta, caranguejo, ovas de peixe; aves: galeto, peru, perdiz, pombo, ganso; bebidas alcoólicas.

Além disso, é recomendado que pacientes que já estão doentes ou têm predisposição a desenvolver ácido úrico evitem o consumo de carnes vermelhas e derivados, como bacon, carnes processadas, como presuntos, e frutos do mar, assim como alimentos ricos em gorduras, extratos de carne, aves e bebidas alcoólicas.

Que suco é bom para baixar o ácido úrico? 80 g de beterraba; 80 g de cenoura; 80 g de pepino; 20 g de agrião. Modo de preparo Colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater. Beber esse suco todos os dias pela manhã e em jejum.

Beber bastante água ajuda a eliminar o ácido úrico do organismo, segundo a nutricionista. “O que pode acontecer é o organismo produzir mais ácido úrico por causa de algum problema – que deve ser investigado por um médico –, mas também a pessoa estar eliminando menos pela urina, por não beber tanta água”, recomenda.

A bananas são ricas em vitaminas B6, vitamina C, fibras solúveis, magnésio, ácido fólico e potássio; o que é muito benéfico para quem sofre de gota. As bananas podem ajudar o ácido úrico ser melhor excretado pela urina, podendo ajudar a evitar a cristalização nas articulações.

Quem tem ácido úrico alto pode comer ovos? Os ovos podem ser consumidos por quem tem ácido úrico elevado. No entanto a ingestão desse alimento deve ser moderada, o que equivale em média a 2 ovos no almoço ou no jantar, por exemplo.

Segundo a nutricionista Karla Vilaça, da Nutrenza Assessoria Nutricional, embutidos, como salsicha e presunto, bebidas alcóolicas, caldo de carne, frutos do mar, alguns peixes gordos, como o bacalhau e o salmão, além de tomate, aspargos, cogumelos, ervilha e couve-flor devem ser evitados.

O Alopurinol é um medicamento usado prevenir crises de gota e outras condições associadas com o excesso de ácido úrico no corpo, tais como: pedras nos rins e certos tipos de doença renal.

O limão possui propriedades que descongestionam, desintoxicam o organismo e neutralizam o ácido úrico, um dos principais causadores de artrite, artroses, gota e cálculo renal.

Estudos feitos pela Universidade de Harvard (EUA) e pela Universidade da Colúmbia Britânica (Canadá) apontam que o consumo de quatro xícaras de café por dia diminui a produção de ácido úrico pelo organismo, baixando o risco de crise de gota em cerca de 50%.

ALIMENTOS QUE AUMENTAM O ÁCIDO ÚRICO:
Carne vermelha. Miúdos (coração, fígado, rins, pulmões, rabo, pés, miolo e língua de animais) Legumes. Cerveja e outras bebidas alcoólicas.

Nesta dieta também é importante ingerir de 2 a 3 litros de água por dia e aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como laranja, abacaxi, kiwi e acerola, pois eles auxiliam na eliminação de ácido úrico pelos rins e previnem a formação de cálculos renais.

Alimentos ricos em purinas, como carne vermelha, frutos do mar e bebidas alcoólicas, podem aumentar os níveis de ácido úrico. O estilo de vida também pode influenciar o equilíbrio do ácido úrico. O sedentarismo, a obesidade e o estresse são fatores que podem contribuir para o aumento do ácido úrico no organismo.

10 Principais sintomas de Ácido Úrico alto

  • Dor e inchaço nas articulações. ...
  • Presença de caroços duros nas articulações. ...
  • Dor intensa na parte inferior das costas. ...
  • Cólicas renais muito intensas. ...
  • Náuseas e vomito. ...
  • O que devo fazer ao notar os sintomas?

E existem plantas medicinais com ação depurativa que ajudam o organismo a eliminar substâncias indesejadas, como o ácido úrico em alta concentração:

  • Salsaparrilha.
  • Chapéu de Couro.
  • Bardana.
  • Quebra-pedra.
  • Cipó Prata.
  • Urucum.
  • Urtiga.

A redução nos níveis sanguíneos de ácido úrico começam a ser perceptíveis já no segundo dia de tratamento e o efeito máximo do medicamento é atingido com cerca de 1 a 2 semanas.

Os alimentos mais ricos em precursores do ácido úrico e que devem ser ingeridos com precaução são a carne de porco e de caça, vísceras de animais, charcutaria, conservas de peixe, mariscos, café, chá, chocolate e bebidas alcoólicas – sobretudo a cerveja.

Quem mantém o ácido úrico alto corre sério risco de sofrer com crises intensas, bem como até causar a destruição óssea das articulações. Alguns danos também podem ser irreversíveis.