Quais as frutas que contém iodo?

Perguntado por: onunes7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Morangos: Uma das poucas frutas que contém grande quantidade de iodo. Uma xícara de morangos contém 12,96 mcg de iodo ou 8,6% da RDA (Recursos: Descrição e Acesso).

Maçãs, peras, ameixas e frutas cítricas são abundantes em pectinas, que ajudam a desintoxicar o mercúrio – um dos principais metais que estão ligados a problemas de tireoide. Sementes de abóbora, sementes de girassol e nozes são ricas fontes de zinco. Níveis baixos de zinco são associados a problemas de tireoide.

Rica em carotenoides e vitamina C, a laranja pode auxiliar no bom funcionamento da tireoide. A quantidade diária recomendada, entretanto, é pequena: uma laranja por dia.

Sintomas de deficiência de iodo
Em adultos, o hipotireoidismo pode causar inchaço na pele, rouquidão, função mental prejudicada, pele seca e escamosa, cabelos esparsos e grossos, intolerância ao frio e ganho de peso. Se gestantes apresentarem deficiência de iodo, o risco de aborto espontâneo e morte fetal é aumentado.

Wakame (alga japonesa)
Quando falamos sobre iodo através da alimentação, a gastronomia japonesa é uma das referências. A alga Wakame, por exemplo, proporciona 4200 µg de iodo na porção de 100g.

De uma forma geral, a melhor maneira de garantir o aporte necessário de iodo é usar sal iodado na confeção das refeições e consumir mais peixe e produtos oriundos do mar (peixes, crustáceos, algas). Além disso, devem também incluir-se vegetais, carne e leite e os seus derivados na dieta diária.

Evite alimentos que prejudicam a tireoide

  • Soja. Esse grão é um ingrediente encontrado na composição de mais de 60% dos alimentos industrializados, seja na forma de proteína, óleo, lecitina, entre outros. ...
  • Açúcar e farináceos. ...
  • Óleos vegetais comuns e gordura trans. ...
  • Alimentos industrializados.

Alimentos priorizados na dieta para hipertireoidismo
Cobre: amendoim, amêndoa, cacau e aveia; Antioxidantes: abóbora, acerola, caju, mamão e morango.

Os vegetais crucíferos, como couve-flor, couve, nabo, rabanete, brócolis, repolho ou couve de Bruxelas, são ricos em antioxidantes importantes para a prevenção de inúmeras doenças.

Abaixo, veja como preparar algumas opções saudáveis de chá para tireoide:

  1. Chá de fucus. ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de genciana. ...
  4. Chá de ginseng. ...
  5. Chá de erva-cidreira. ...
  6. Chá de agripalma. ...
  7. Chá verde.

A verdade é que a banana não tem qualquer relação com distúrbios na tireoide. Ela não precisa ser evitada em uma dieta equilibrada para a tireoide e pode estar presente! Não existe qualquer evidência científica de que a banana prejudique a tireoide.

Ainda não existe um tratamento que cure esta doença, que impeça a progressão da inflamação, e o medicamento é uma reposição dos hormônios que a tireóide deixou de produzir, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Alimentos como alga marinha, castanha-do-pará, laranja e ovos são ótimas opções para incluir na dieta para hipotireoidismo, pois fornecem nutrientes, como iodo, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, que são necessários para o bom funcionamento da tireoide.

Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide.

Se as pessoas consumirem quantidades muito grandes de iodo, eles poderão sentir um gosto metálico em sua boca e produzir mais saliva. O iodo pode irritar o trato digestivo e causar uma erupção cutânea.

O mais correto é fazer testes dos níveis de iodo, e a forma mais comum de se fazer isso é por meio do exame de urina.

Como é feito o exame Iodo Sérico? Para a realização do exame de iodo sérico, é preciso coletar amostra de sangue de uma veia, geralmente localizada no braço. O número de tubos coletados varia de acordo com a quantidade e tipos de exames.

Peixes, algas e frutos do mar
Além disso, tais alimentos são ricos em vitamina D, selênio, ferro e zinco, que têm um papel benéfico na doença autoimune da tireoide. Sendo assim, boas opções para adicionar na alimentação incluem: atum, sardinha, salmão, ostras, e algas como wakame e spirulina.