Quais as frutas que aumentam a glicose no sangue?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 14 votos

Os diabéticos sempre se perguntam o que podem e o que não podem comer. E isso acontece também para as frutas, já que estas são bombas de frutose. Frutas ricas em carboidratos, como uva, figo e frutas secas não são as mais recomendadas para quem tem diabetes pelo excesso de açúcar que podem gerar picos de glicemia.

Outros alimentos sem açúcar

  • Carne, peixe e ovos: fontes de proteína e naturalmente sem açúcar;
  • Azeite, óleos e margarina: são quase exclusivamente compostos por gordura e, por isso, sem açúcar.
  • Adoçantes: estévia, xylitol, aspartame, sacarina, entre outros4

As frutas que os diabéticos podem comer precisam ser de nível glicêmico médio para baixo, como: maçã, pera, laranja, mamão, cereja e entre outras.

Coma mais fibras – As fibras reduzem a velocidade de digestão dos carboidratos e a absorção de açúcar, por isso ajudam o nível de glicose a ir subindo gradualmente. Algumas boas fontes de fibra são: pera, aveia, framboesa, brócolis e lentilhas.

1 – Suco detox com couve, limão e pepino
As fibras ajudam a controlar os níveis de glicose no sangue, pois retardam a absorção de carboidratos.

Uma fruta (por exemplo: meio mamão-papaia, melão, morangos ou banana) com aveia em flocos, farinha de linhaça ou chia e iogurte natural sem açúcar. Combinação da proteína do iogurte, fibras da aveia, linhaça e chia. Carboidratos e fibras das frutas. Omelete com sementes (como linhaça, chia ou quinoa) e uma fruta.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

Insulina e o glucagon
Cada uma destas ilhotas é formada por dois tipos de células, as células beta, que produzem a insulina, e as células alfa, que produzem o glucagon. A insulina permite que os diversos tecidos do corpo absorvam a glicose do sangue, levando, portanto, a uma diminuição da glicemia.

Cenoura, bolacha de água e sal e uva passa, a princípio inofensivos, são capazes de elevar o índice de açúcar na corrente sanguínea.

O extrato de canela ou baunilha adicionado ao café, cereais ou produtos assados oferece um sabor doce sem os efeitos colaterais do açúcar e zero calorias também. Outras ervas e especiarias doces para adicionar a bebidas e refeições incluem chicória, gengibre, noz-moscada e cardamomo.

A banana madura, com a casca completamente amarela, tem um índice glicêmico de 52 (baixo índice glicêmico) e é perfeita para o consumo. Como citado acima, a banana é uma excelente fonte de vitamina B6 e uma boa fonte de vitamina C, fibras, potássio, cobre, magnésio e manganês.

Não existe restrição de legumes para os Diabéticos.

Glicemia de jejum normal: inferior a 99 mg/dL; Glicemia de jejum alterada: entre 100 mg/dL e 125 mg/dL; Diabetes: igual ou superior a 126 mg/dL; Glicemia de jejum baixa ou hipoglicemia: igual ou inferior a 70 mg/dL.

Aumente o consumo de água
Outra maneira de conseguir eliminar o açúcar da sua alimentação é aumentando a ingestão de água. Com um nível de hidratação adequado, é possível reduzir o desejo por açúcar, fazendo com que o seu corpo entenda melhor de quando precisa de energia.

Frutas, verduras e legumes; Grãos integrais (arroz, farinha, macarrão, pão), aveia e quinoa; Laticínios com menos gordura: iogurte natural desnatado, leite desnatado, cottage e queijos magros; Feijões (feijão, grão de bico, ervilha, lentilha e soja);

Uma dica é espremer o limão em uma colher de sopa e tomar antes das refeições. O bagaço do limão, a parte branca e a polpa, também são ricos em pectina, uma fibra solúvel que além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares diminuindo assim a sensação de fome.

Laranja, abacaxi, goiaba, melão e kiwi são algumas das opções de frutas ricas em vitamina C! Fibras: possuem uma função essencial para o sistema gastrointestinal e pode ser muito importante na alimentação das pessoas com diabetes. Entre as frutas ricas em fibras estão a goiaba, maçã, pêra e abacate.