Quais as frutas para Ogum?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Frutas: Abacaxi, laranja, uva rubi, goiaba vermelha, pitanga,abacate, manga, limão cravo, romã, gengibre e melancia. Pedras: Rubi, Granada, Sodalita, Cianita azul e pedras azul escuras e vermelhas.

Una as metades de inhame, com o nome dentro, e passe em volta uma corrente fininha, fechando com um cadeado pequeno. Enterre este inhame aos pés de uma mangueira pedindo, com muita fé, a Ogum.

As frutas são: uva verde, pera, damasco, maçã, melão, coco verde. Elas nos trazem a energia da harmonia, do equilíbrio emocional com bênção. As frutas são: melancia, melão, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, kiwi, graviola. Elas nos trazem a energia da prosperidade, pois são consideradas as divindades do mar.

Ogum não suporta quiabo porque foi devido a esse legume que ele perdeu uma batalha para o Orixá que ele mais detesta: Xangô.

Certa vez Ogum apaixonou-se por Oxum, esposa de Xangô.
Os Orixás fizeram de tudo para chamá-lo de volta, mas apenas Oxum com seus encantos da dança e canto conseguiu! Outra lenda do Orixá é de quando ele foi chamado para uma batalha, sem data para voltar.

Ogum: Topázio azul, que é utilizado para defesa contra brigas, roubos e ajuda na abertura de caminhos. Oxossi: Turquesa, que proporciona fartura, crescimento pessoal e equilíbrio emocional. Logum Edé: Safira azul, que inspira criatividade, ajuda na concentração e protege nas viagens.

Oxumarê: ògèdè àiyé epo: banana da terra frita no dendê. Omolu: èwà dúdú epo: feijão preto no dendê.

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.

YÁNSÀN - YANSÃ: Maçã, atrai vitalidade e dinamismo. Deve ser usada para esquentar as paixões.

O mel é proibido. “Ele não come mel porque foi criado dentro de um casulo de abelha”, afirma Leila. Este é um dos Orixás mais conhecidos e que come de tudo. As oferendas mais comuns são os padês a base de farinha de mandioca, com azeite de dendê ou mel de abelha, água e bebida alcoólica.

As oferendas para Oxum são o feijão fradinho e frutas como pêssego, melão amarelo e banana ouro e devem ser entregues perto de nascentes e cachoeiras, bem como rosas ou palmas amarelas.

As pessoas de Ogum são práticas e inquietas, nunca "falam por trás" de alguém, não gostam de traição, dissimulação ou injustiça com os mais fracos.

Filhos de Ogum no amor
No relacionamento, eles são pessoas que não se apegam a ninguém. Assim, costumam trocar sempre de parceiros até realmente encontrar seu grande amor. No entanto, costumam ser bastante egoístas quando se trata de assuntos do coração.

vanguardeiro; isso o aproxima do orixá Ogum. muito justiceira. Iroco é a árvore da vida e a vida é tudo, aceita tudo e continua sendo.

Ogum. Esse Orixá poderosa é homenageado as terças-feira na Umbanda e o seu dia é 23 de abril.