Quais as frutas e verduras que tem iodo?

Perguntado por: acurado . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

Lista de alimentos ricos em iodo

Alimentos de origem vegetalIodo por porção de 100 g
22. Couve-flor cozida60,4 mcg
23. Espinafre cru6 mcg
24. Alface21,3 mcg
25. Ameixa seca13 mcg

suco de laranja

O suco de laranja é rico em vitamina C, que é essencial para muitos processos do nosso corpo. O limão é extremamente terapêutico e alcaliniza o sangue, além de ajudar a desintoxicar o organismo. O óleo de coco é excelente para a tireoide, especificamente para o hipotireoidismo.

O Iodo-131 é o tratamento mais antigo usado para o hipertireoidismo, principalmente em pacientes idosos. Entre suas indicações, estão pacientes que apresentam a Doença de Graves, e quando outros fármacos antitireoidianos não se mostram eficazes no tratamento.

A verdade é que a banana não tem qualquer relação com distúrbios na tireoide. Ela não precisa ser evitada em uma dieta equilibrada para a tireoide e pode estar presente! Não existe qualquer evidência científica de que a banana prejudique a tireoide.

Alimentos como alga marinha, castanha-do-pará, laranja e ovos são ótimas opções para incluir na dieta para hipotireoidismo, pois fornecem nutrientes, como iodo, fibras, antioxidantes e gorduras saudáveis, que são necessários para o bom funcionamento da tireoide.

Conheça alimentos que ajudam a regular a tireoide

  • Sal iodado. O iodo é o principal elemento que atua na produção de hormônios da tireoide. ...
  • Peixes, algas e frutos do mar. Os alimentos de origem marinha também são excelentes fontes de iodo. ...
  • Castanhas e sementes. ...
  • Cereais e grão integrais. ...
  • Carnes.

Sintomas de deficiência de iodo
Em adultos, o hipotireoidismo pode causar inchaço na pele, rouquidão, função mental prejudicada, pele seca e escamosa, cabelos esparsos e grossos, intolerância ao frio e ganho de peso. Se gestantes apresentarem deficiência de iodo, o risco de aborto espontâneo e morte fetal é aumentado.

A deficiência de iodo pode causar cretinismo em crianças (retardo mental grave e irreversível), surdo-mudez, anomalias congênitas, bem como a manifestação clínica mais visível – bócio (crescimento da glândula tireóide).

Comprar Iodo com o melhor preço é na farmácia online Drogaria Minas-Brasil. Entregamos Iodo em todo do Brasil.

Alimentos priorizados na dieta para hipertireoidismo
Cobre: amendoim, amêndoa, cacau e aveia; Antioxidantes: abóbora, acerola, caju, mamão e morango.

Evite carnes processadas, alface, beterraba, espinafres, endívias, repolhos, funcho, nabo, cenouras, pepino ou abóbora.

Os principais alimentos ricos em iodo são os de origem marinha (ostras, moluscos, mariscos e peixes de água salgada); leite e ovos também são fontes de iodo, desde que oriundos de animais que tenham pastado em solos ricos em iodo ou que foram alimentados com rações que continham o nutriente; vegetais oriundos de solos ...

A solução de Lugol é composta por Iodo Inorgânico e Iodeto de Potássio. É uma suplementação segura e eficaz para a reposição de iodo no organismo.

Comer alho cru pode ajudar a regular a função da tireoide, sendo útil nos casos de hipotireoidismo devido ao seu conteúdo de iodo.

Vegetais como couve, brócolis, couve-de-bruxelas e couve-flor consumidas de forma crua em excesso podem resultar em uma redução da captação de iodo pela glândula tireoide.

Se costuma beber um copo de leite de vaca para tomar levotiroxina (LT4 – forma sintética da hormona tiroideia), um novo estudo alerta que o leite faz diminuir a capacidade do corpo em absorver esse medicamento.

Deve-se evitar alimentos ricos em sal, gorduras saturadas e carboidratos simples e limitar o consumo de soja e seus derivados, uma vez que estes interferem na atividade hormonal da tireoide. Recomenda-se remover completamente da dieta o álcool, o tabaco e a cafeína.

Os micronutrientes, principalmente iodo e selênio, além de ferro, zinco e vitamina A são necessários para o funcionamento adequado da glândula tireoide.

O iodo pode ser obtido a partir do consumo de alimentos que o contenham naturalmente, como os frutos do mar, ou a partir do sal de cozinha (ou sal iodado), nossa principal fonte deste nutriente.

Os suplementos com iodo devem ser evitados por quem tem hipertireoidismo ou hipotireoidismo. O efeito desse consumo pode variar de pessoa para pessoa, fazendo com que a tireoide produza muito ou pouco hormônio.

A banana também contém iodo, sendo uma boa opção deste mineral para pessoas que tem pressão alta e precisam reduzir a quantidade de sal de cozinha, fonte de iodo.