Quais as formas de contaminação tóxica?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

São substâncias capazes de provocar a morte ou danos à saúde humana se ingeridas, inaladas ou por contato com a pele, mesmo em pequenas quantidades. As vias pelas quais os produtos químicos podem entrar em contato com o nosso organismo são três: inalação, absorção cutânea e ingestão.

Efeito tóxico local: é o que ocorre no sítio do primeiro contato entre o organismo e o agente químico. Efeito tóxico sistêmico: é o que requer absorção e distribuição do agente químico para um sítio distante da sua via de penetração, onde produzirá o efeito nocivo.

Os maiores fatores que influenciam na toxicidade de uma substância são: freqüência da exposição, duração da exposição e via de administração. Existe uma relação direta entre a freqüência e a duração da exposição na toxicidade dos agentes tóxicos.

Efeitos nocivos
Os efeitos tóxicos observados podem ser variados: dano aos tecidos e outras modificações patológicas, lesões bioquímicas, efeitos teratogênicos, efeitos na reprodução, mutagenicidade, efeitos irritantes e reações alérgicas.

A maioria das intoxicações é dependente da dose. A dose é determinada pela concentração ao longo do tempo. A toxicidade pode ser o resultado da exposição a excessivas quantidades de substâncias normalmente não tóxicas. Alguns envenenamentos ocorrem por exposição a substâncias que são tóxicas em todas as doses.

  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Excreção.

Elementos da tabela periódica como cobre, chumbo, crômio, mercúrio e cádmio são chamados de metais tóxicos e estão presentes nos alimentos e objetos.

No período de consumo destes produtos são introduzidas no organismo mais de 4.700 substâncias tóxicas, incluindo nicotina (responsável pela dependência química), monóxido de carbono (o mesmo gás venenoso que sai do escapamento de automóveis) e alcatrão, que é constituído por aproximadamente 50 substâncias pré- ...

Toda substância de estrutura química definida, capaz de modificar ou explorar o sistema fisiológico ou estado patológico, em benefício do organismo receptor. Toda substância capaz de modificar ou explorar o sistema fisiológico ou estado patológico, utilizada com ou sem intenção de benefício do organismo receptor.

Definição - O que é Agente tóxico
Qualquer substância exógena em quantidade suficiente que, em contato com o organismo, possa provocar uma ação prejudicial, originando um desequilíbrio orgânico.

A toxicologia se apoia, então, em três elementos básicos: 1) o agente químico (AQ) capaz de produzir um efeito; 2) o sistema biológico (SB) com o qual o AQ irá interagir para produzir o efeito; 3) o efeito resultante que deverá ser adverso (ou tóxico) para o SB. OBJETO DE ESTUDO: agente tóxico e intoxicação.

Elas incluem agrotóxicos, amianto, várias outras substâncias químicas domésticas e ocupacionais, poluição atmosférica ambiental e doméstica, tabagismo passivo, chumbo e arsênico.

O processo de avaliação do risco envolve 4 etapas, ilustradas também na Figura 1: identificação do dano (ou perigo), caracterização do dano/relação dose-resposta, avaliação da exposição e caracterização do risco.

A toxicidade aguda é a capacidade de um produto causar um efeito prejudicial após uma única exposição, por qualquer que seja a rota, em um período de tempo curto.