Quais as formas de cobrança mais utilizadas?

Perguntado por: lmedeiros9 . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Veja a seguir um pouco sobre os vários tipos de cobrança que existem e como saber qual o mais adequado para sua empresa.

  1. Ligação telefônica. A ligação telefônica ainda é um dos métodos mais tradicionais de cobrança. ...
  2. E-mail. ...
  3. SMS ou WhatsApp. ...
  4. Terceirização. ...
  5. Protesto cartorial. ...
  6. Assessoria jurídica. ...
  7. Correspondência (carta)

5 dicas para cobrar um cliente de forma eficaz

  1. Não use a palavra “dívida” ...
  2. Tente entender a motivação do atraso. ...
  3. Pense em uma proposta de negociação ao abordar o cliente. ...
  4. Não leve a situação para o lado pessoal. ...
  5. Adote scripts de cobrança.

Um sistema de cobrança é uma plataforma específica para organizar e gerenciar os processos de recebimento / pagamento de uma empresa. Essa é uma solução focada em otimizar o fluxo de caixa, agilizando a cobrança, além de torná-la mais segura e eficiente.

Existem hoje três tipos de ações de Cobrança Judiciais:

  • Ação de Execução de Título Extrajudicial.
  • Ação Monitória.
  • Ação de Cobrança Procedimento Comum.

A forma correta de cobrar o seu cliente está prevista nos artigos 42 e 42-A do Código de Defesa do Consumidor, devendo ser feita de modo respeitoso, com a identificação do nome, endereço e CPF do cliente a ser cobrado; o valor e a origem da dívida; o nome da empresa credora e seu CNPJ.

Como cobrar um cliente educadamente: 6 dicas

  1. Verifique se houve algum problema no pagamento. ...
  2. Procure entender a situação do cliente. ...
  3. Prefira os canais digitais. ...
  4. Apresente uma proposta de negociação. ...
  5. Reforce os benefícios da regularização. ...
  6. Mostre a disposição da empresa em resolver amigavelmente.

1. Entenda a sua situação financeira

  1. Converse de forma amigável. O tom da conversa deve ser o mesmo que vocês mantêm no seu dia a dia. ...
  2. Combine um prazo para o pagamento da dívida. ...
  3. Não tenha medo de cobrar. ...
  4. Acione a Justiça para reaver a quantia.

Neste caso, procure entendê-la, mostre empatia, mas também seja sincero, explicando que você também tem razões para estar cobrando. Elogie antes e cobre depois: Se a questão for profissional, como cobrar algo de um colega de trabalho, por exemplo, comece a conversa elogiando tudo que está indo bem até agora.

  • Exportação.
  • Importação.
  • Drawback.
  • Pagamento Centralizado de Comércio Exterior.
  • Recintos.
  • Acordos Comerciais.

A cobrança digital consiste em usar novos meios para enviar faturas e boletos de cobrança. Para isso, as empresas aproveitam os canais e dispositivos digitais, especialmente os celulares.

O que fazer se o cliente se recusar a pagar?

  1. Entre em contato. A primeira coisa a se fazer quando um consumidor fica inadimplente é entrar em contato. ...
  2. Tenha um padrão de abordagem. ...
  3. Ofereça facilidades. ...
  4. Suspenda o serviço. ...
  5. Procure ajuda especializada. ...
  6. Acione o SPC e o Serasa. ...
  7. Recorra à Justiça.

Saber lidar com objeções
As objeções são parte indissociável do trabalho do profissional de cobrança. A postura mais indicada para lidar com os argumentos dos inadimplentes, por mais injustificados que pareçam, deve ser sempre compreensiva.

Como ocorre a execução de dívida? Para que a execução de dívida seja iniciada, é preciso que o credor tenha conquistado sentença na justiça determinando o pagamento da dívida e autorizando o processo. Na execução de dívida, o Poder Judiciário é acionado como forma de coagir o devedor ao pagamento.

Aprenda a criar um plano de ação para cobrança mais que eficaz

  1. Atue de forma preventiva. ...
  2. Monte um histórico de pagamento dos clientes. ...
  3. Avalie as formas de cobrança mais adequadas para o seu negócio. ...
  4. Monte uma régua de cobrança. ...
  5. Busque assessoria de profissionais especializados.

Além do dinheiro em espécie, são formas de pagamento comuns os cartões de crédito, cartões de débito, boletos bancários, vales, crediários e cheques.

Depois do Pix, os meios de pagamentos preferidos dos brasileiros foram o cartão de crédito (18,2 bilhões) e o cartão de débito (15,6 bilhões), seguido de boleto (4 bilhões), TED (1,01 bilhão) e cheques (202,8 milhões).