Quais as forma de cessão de terra?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 5 votos

Essa lei prevê também duas possibilidades de cessão onerosa de imóveis rurais com a finalidade de exploração de atividade no campo: o arrendamento rural e a parceria agrícola. Essas duas opções têm o mesmo propósito: que é a cessão de terras e benfeitorias para a produção rural.

45.242, de 2009, cessão de uso é “a modalidade de movimentação externa de material, com transferência gratuita de posse e troca de responsabilidade, de caráter temporário, entre órgãos ou entidades da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo, ou entre estes e órgãos de quaisquer dos ...

Quando se deseja comprar um imóvel não registrado no Cartório de Registro de Imóvel, deve-se lavrar uma Escritura Pública de Cessão de Direitos de Posse, pois o vendedor ou cedente detém somente a posse do imóvel, mas não é o proprietário.

Cessão indica principalmente o ato de ceder, transferir:

  • cessão de bens;
  • cessão de direitos;
  • cessão de crédito;
  • cessão de quotas;
  • cessão de herança.

1.793 do CCB em nenhum momento a Lei exige a presença de Advogado para a realização da Cessão de Direitos Hereditários - porém, como cautela geral - é muito recomendável que antes da realização de um negócio jurídico de tal importância um ADVOGADO ESPECIALISTA seja consultado e assista a operação; 10.

Cessão vem do latim "cessio", e é usada no sentido de "transferir" algo. Veja o exemplo: A loja fez uma cessão de doações. Já as palavras secção e seção tem o mesmo significado, sendo "secção" mais utilizada em Portugal.

Se for doação com encargos, “é necessária cláusula de reversão para a eventualidade do seu descumprimento”. Já a cessão de uso corresponde à “transferência gratuita da posse de um bem público de uma entidade ou órgão a outro, a fim de que o cessionário o utilize nas condições estabelecidas no respectivo termo”.

Quanto à forma, a cessão de direitos hereditários deve ser feita por escritura pública (artigo 1.793). E o motivo é muito simples: a herança, antes da partilha, é considerada bem imóvel, e o artigo 108 do Código Civil determina que negócios que tenham por objeto bens imóveis devem ser celebrados por escritura pública.

“Pode-se dizer que a cessão de direitos hereditários, gratuita ou onerosa, consiste na transferência que o herdeiro, legítimo ou testamentário, faz a outrem de todo o quinhão ou de parte dele, o qual lhe compete após a abertura da sucessão.

Trata-se do documento que é feito por quem tem a posse de um imóvel. Ela é utilizada na apresentação quando esse indivíduo não possui o título de propriedade oficial — seja por meio de uma escritura pública ou mesmo da matrícula imobiliária — atestando-o como detentor oficial da posse do imóvel.

Comodato e Cessão são denominações dadas aos “empréstimos” gratuitos de bens permanentes que devem ser devolvidos após determinado prazo. O Comodato é o empréstimo realizado entre um órgão público (no caso, a UFSC) e empresas privadas, enquanto a Cessão é o empréstimo realizado entre órgãos públicos.

O que torna válida uma cessão de direitos? Por se tratar de um instrumento legal, a cessão de direitos só se torna válida a partir da autenticação judicial. Nesse caso, é necessário formular um contrato entre as partes e registrar em cartório.

Credor pode tentar anular cessão de direitos de herança até quatro anos após ciência do ato. O prazo de quatro anos para que o credor peça na Justiça a anulação da cessão de direitos sobre herança diante da ocorrência de fraude contra credores deve ser contado do instante em que ele teve ciência da celebração.

A transferência é possível, principalmente, por ser a posse considerada – pela maioria da doutrina – como sendo um “direito”. E como não há qualquer impeditivo na lei, poderá ser cedida a outra pessoa por um simples acordo de vontades (contrato) (art. 1.243 e 1.207, CC).

Qualquer herdeiro capaz poderá fazer a cessão dos direitos hereditários, caso sejam cumpridos os requisitos legais mencionados no tópico anterior. Confira o que é Herança Digital e os principais pontos que os advogados precisam saber sobre ela.

Quando a cessão do título é dada de forma gratuita, o ITCMD é pago pelo donatário. Já se alguém lhe substitua na cessão, o tributo é pago pelo fiduciário e, por fim, em caso de herança é o herdeiro quem paga o imposto.