Quais as fontes mais comuns em artigos científicos?

Perguntado por: dperes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

As fontes mais confiáveis são as revistas científicas e a maior parte delas pode ser encontrada na internet e de forma gratuita. As revistas brasileiras possuem um sistema de avaliação, que se trata de uma espécie de índice de qualidade, chamado Qualis.

Utilize um mecanismo de busca confiável, como o próprio Google, ou mais especificamente para trabalhos escolares e universitários, o Google Acadêmico. Há ainda outras bases de dados científicos ou acervos de pesquisas, dependendo do assunto que você está buscando.

1) Fontes primárias: são aquelas relacionadas com os produtos originados pela pesquisa científica – artigos científicos, teses, ensaios, documentos monográficos, governamentais ou de organismos internacionais, anais de congressos, legislação e documentos não-convencionais – como os relatórios de pesquisa que conformam ...

Ao longo do processo de pesquisa, são produzidos documentos, também denominados “fontes”, que podem ser classificados em: fontes de primeira mão (ou primárias), fontes de segunda mão (ou secundárias) e fontes terciárias.

Leia as credenciais do autor e de sua reputação. Repare no meio que se publica tal conteúdo para ver se há algum tipo de sinal na informação ou de publicidade. Atente-se ao conteúdo, se é atual, original, correto (bem escrito), possui um raciocínio lógico e cita suas fontes de informação.

Procure no artigo as características da população estudada, idade, sexo, doenças, etc... Procure no artigo se todos os objetivos estão descritos nas tabelas. Os gráficos precisam ser claros e limpos para a leitura correta. Desconfie da publicação caso não consiga identificar graficamente os resultados.

5 dicas para encontrar fontes de pesquisa confiáveis

  1. Palavras-chave. Para começar sua busca, verifique quais palavras-chave podem trazer os melhores resultados. ...
  2. Envolvimento com o tema. ...
  3. Avaliando as fontes. ...
  4. Consulte fontes com reputação. ...
  5. Use livros.

Essas fontes podem ser escritas ou não escritas. Fontes escritas: cartas, letras de canções, livros, jornais, revistas, documentos públicos, etc. Fontes não escritas: pinturas, depoimentos orais, filmes, fotografias, utensílios, objetos variados.

Fontes primárias são, por exemplo, o Sol, a lâmpada elétrica, o fogo, que tem luz própria. Já as fontes secundárias transmitem luz recebida de uma fonte primária, por exemplo, a Lua que reflete a luz do Sol.

Internet é principal meio de informação para 43%; TV é mais usada por 40%

Uma fonte de pesquisa científica é qualquer material, obra ou informação utilizada para suportar a pesquisa, incluindo livros, artigos científicos, dissertações, teses, revistas, entre outros. Elas são importantes porque fornecem uma base de conhecimento e evidências para o argumento ou hipótese proposta.

Tanta variedade de fontes de pesquisa permite ao estudante, em tese, uma visão mais ampla sobre um determinado tema, mas também oferece riscos.

A fonte de origem geralmente é chamada de Fonte Primária, que é o primeiro grau da informação. Por sua vez a fonte secundária é o resultado da discussão e o resultado das fontes originais. Por fim encontrasse as fontes terciarias, que são a junção entre o material inédito com o material já discutido.

Arial

A fonte deve ser Arial ou Times New Roman de tamanho 12 (lembrando que deve ser a mesmo de todo o restante do trabalho). Deve ter alinhamento justificado com 7,5 cm de recuo da margem esquerda e espaçamento de 1,5cm entre linhas, além de o nome do autor estar alinhado à direita e entre parênteses.

Arial

De forma geral, as normas da ABNT estabelecem que o tipo de fonte deve ser Arial ou Times New Roman. Sempre na cor preta.

Fontes secundárias
Exemplos: Bibliografias, Catálogos, Índices, Catálogos, Dicionários, Enciclopédias, Materiais de Feiras, Diagnósticos empresariais, Manuais, Bancos de dados, Filmes, Vídeos, Comentários, Artigos de Revisão, Livros.

Se os dados coletados são originais e são coletados pela primeira vez por um pesquisador ou investigador, se trata de dados primários. Por outro lado, se os dados são coletados usando fontes já disponíveis, são dados secundários.

Dessa forma, uma informação confiável apresenta o relato de testemunhas de um acontecimento, fotos ou vídeos que comprovam o que ocorreu, a análise de especialistas no assunto, dados de institutos de pesquisa ou universidades.

Os tipos de fontes são: documentos textuais, vestígios arqueológicos, representações pictóricas e registros orais.

Classificações da pesquisa científica

  • pesquisa bibliográfica;
  • pesquisa bibliográfica;
  • pesquisa documental;
  • estudo de caso;
  • pesquisa ex post facto;
  • pesquisa de campo, entre outras.