Quais as feridas da infância?

Perguntado por: amoreiras . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.2 / 5 18 votos

Rejeição, abandono, injustiça, humilhação e traição são as cinco feridas básicas vividas pelo ser humano, descritas na obra. Como já mencionei em outros artigos, faço uma analogia entre uma criança e uma folha em branco.

Traumas de infância: Consequências e Como Superar com a...

  • 1- Invalidação constante de sentimentos.
  • 2- Abusos físicos ou psicológicos.
  • 3- Bullying e agressões.
  • 4- Abandono ou rejeição.
  • 5- Relacionamentos problemáticos na família.

Esta é umas das feridas emocionais que aparecem quando os pais não podem (ou não querem) assumir o papel de figura protetora. A falta de companhia e de atenção deixam marcas profundas na criança, especialmente se os pais ou responsáveis nunca estão para acolher esse menino ou menina quando enfrentam seus medos.

Uma das feridas emocionais mais profundas é a da rejeição, porque quem sofre com ela se sente rejeitado internamente, interpretando tudo o que acontece ao seu redor através do filtro da sua ferida, se sentindo rejeitado em situações em que, na verdade, não é. Vejamos com mais detalhes no que consiste esta ferida.

A acusação só serve para nos deixar infelizes. Nossos problemas de ordem física, emocional e mental são fruto de cinco feridas que trazemos da infância: rejeição, abandono, humilhação, traição e injustiça.

Pessoas que sofreram traumas na infância podem ter impactos na saúde mental, como depressão, ansiedade e transtornos do estresse pós-traumático (TEPT), que podem afetar negativamente o seu desempenho no trabalho.

Quando você foi rejeitado quando criança, pode sentir esses sintomas:

  1. Se sente excluído de tudo e todos;
  2. Morre de medo de ser abandonado;
  3. Odeia ficar sozinho;
  4. É dependente emocional;
  5. Fica ameaçando ir embora;
  6. Atrai pessoas indisponíveis.

penetrantes – quando há rompimento e laceração da pele, como perfurações por armas de fogo e fraturas expostas; contusos – quando não há perfuração da pele, como no caso de pancadas ou escorregões; mistos – uma combinação dos dois tipos, bastante comuns em acidentes de trânsito, por exemplo.

O teste de trauma de infância viralizou no TikTok após usuários compartilharem o quão ruim foi essa etapa de suas vidas. Gratuito, o quiz pode ser feito no site BetterMe, uma plataforma de saúde mental que também oferece planos de assinatura de meditação e ioga.

Tipos de feridas

  • Feridas agudas.
  • Agentes causais.
  • Grau de contaminação.
  • Feridas crônicas.
  • Feridas superficiais.
  • Feridas profundas.
  • Feridas simples.
  • Feridas complexas.

Classificação de feridas
Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes.

As feridas podem ser classificadas como simples, quando o tempo e as fases de cicatrização acontecem de maneira ordenada e de acordo com um tempo previsto para o tipo e extensão da lesão; ou complexas, quando não respondem ao tratamento adequado de acordo com a etiologia (fator causal) por complicações metabólicas ou ...

Deus, no entanto, não nos quer feridos pelo orgulho da altivez, de nos sentirmos sempre certos, muito menos prostrados com o sentimento de culpa, derrota e fracasso. O Mestre vem ao nosso encontro para curar as feridas da nossa alma e do nosso coração.

Podemos considerar as feridas emocionais como sensações, pensamentos e memórias dolorosas advindas das necessidades emocionais não atendidas ao longo do desenvolvimento, podendo ser a falta de afeto, aceitação, autonomia, limites realistas, expressão genuína das emoções ou ainda espontaneidade.

Para curar as feridas do passado é necessário parar com a autopiedade, não pensar constantemente sobre o que aconteceu, distrair-se com atividades agradáveis e concentrar sua mente no futuro. Pensar sobre o que aconteceu, muitas vezes, não nos permite aproveitar o presente, e muito menos olhar para o futuro.

Quando algo acontece com uma intensidade muito pesada em nossas vidas, ainda que não deixe uma cicatriz física, nos vemos diante de um trauma ou uma cicatriz emocional.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

O trauma psicológico é uma resposta emocional a um evento que deixou feridas na memória e no conceito de identidade de uma pessoa. Ela pode sentir uma série de emoções negativas logo após o acontecimento terrível ou a longo prazo. Pessoas traumatizadas frequentemente se sentem desamparadas, oprimidas e paranoicas.

Teste de Trauma e Bloqueio Emocional (da infância ou da vida adulta) O teste de trauma e bloqueio emocional que você irá fazer agora é um primeiro exercício de autoconhecimento para quem sente que tem alguma coisa errada consigo mesma (o). Importante: esse teste não é uma avaliação psicológica, e nem um diagnóstico.

Geralmente ocorre a partir da exposição a situações de morte ou ameaça, ferimentos graves ou violência sexual, seja enfrentando-as diretamente ou até mesmo testemunhando-as.

Segundo o trabalho, os neurônios jovens que nascem constantemente nos cérebros infantis bagunçam as memórias, fazendo com que elas se percam. Para crescer, temos de esquecer. A pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores do SickKids, um hospital infantil associado à Universidade de Toronto, no Canadá.