Quais as fases da EAD?

Perguntado por: uboaventura . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4 / 5 14 votos

E dessa necessidade surgiu o EAD, sendo marcado por 3 etapas de evolução:

  • Primeira etapa. A primeira etapa foi marcada pelo desbravamento do ensino a distância, usando a tecnologia disponível, neste caso a correspondência. ...
  • Segunda etapa. Esta etapa é caracterizada pelos avanços da comunicação. ...
  • Terceira etapa.

4ª geração – 1980 Teleconferências por áudio, vídeo e computador. Direcionado a pessoas que aprendem sozinhas, geralmente estudando em casa. Interação em tempo real de aluno com aluno e instrutores a distância.

Essa dúvida é bastante comum. No entanto, o estágio para alunos de Graduação EaD também está de acordo com a Lei n° 11.788. Por isso, os estudantes do ensino EaD também gozam de todos os direitos e vantagens do estágio mencionados até aqui.

A EAD é uma modalidade educacional em que professores e alunos estão basicamente separados fisicamente. O contato entre eles e com os materiais utilizados nos cursos é realizado por meio de ferramentas e tecnologias de comunicação e informação, geralmente via internet.

O ensino por correspondência, segundo Peters (2009), foi utilizado por países que eram grandes, mas que tinham pouca densidade populacional, como a Argentina, o Canadá e a Austrália. Segundo Guarezi e Matos (2012), o período de 1728 até meados de 1970 é definido como a primeira geração da EaD.

Trata-se do ensino pela teleducação ou por telecursos, modalidades que surgiram no Brasil no final de 1970, com transmissão de aulas ou veiculação de programas educacionais pré-gravados por emissoras educativas.

Educação a distância é a modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação.

A terceira geração EAD é suportada pelas tecnologias de Informação e de Comunicação, e usa hypermedia. Isto é, emprega vários meios simultaneamente possibilitando uma leitura aleatória do material de ensino. O potencial de mudança dessas tecnologias não encontram precedentes na história da educação.

Em meados dos anos 90, as instituições de ensino passaram a utilizar a internet para publicar o conteúdo aos alunos. Até então, o material era impresso. Ainda, neste período, várias universidades formalizaram seus cursos no EAD. Em 1996, surge a Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação.

O principal marco da 5ª Geração do Ensino à Distância no Brasil foi a Portaria Federal n. 4.059, de 10 de dezembro de 2004, que se diferenciou por trazer modificações, pela primeira vez, também na educação presencial.

Trata-se do ensino por ambientes interativos, modalidade que surgiu no Brasil no final de 1980 com o uso de redes de comunicação interativas, como as redes de computadores, a Internet e os sistemas de videoconferência.

a flexibilidade de tempo é o primeiro desafio do aluno iniciante na metodologia EaD. o tempo de estudo, comparado com o modelo presencial, é menor no modelo EaD. na EaD, o aluno tem seu aprendizado gerenciado por uma equipe de especialistas.

Cursos a distância tem TCC? O trabalho de conclusão de curso, ou TCC como é chamado pelos estudantes, é um trabalho obrigatório tanto para os alunos que estudam na modalidade presencial como a distância. Esse trabalho é fundamental para a avaliação final e, consequentemente, para a conclusão dos cursos.

Nessa situação, é importante não entrar em desespero. Se a oportunidade de estágio não apareceu durante o curso ou se o estudante não soube ou não pôde aproveitar as que tenham surgido, deve usar todas as atividades praticadas durante o período do curso para conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

Entretanto, caso você já seja um profissional efetivo de uma empresa e atue na área do curso que está estudando, você não necessariamente precisa realizar o estágio. Em alguns casos, o aluno pode requerer um documento de Equivalência de Estágio, no qual sua atual experiência pode ser considerada um aprendizado prático.

Algumas instituições EAD possuem um polo presencial de referência, que podem fazer cerimônias institucionais de colação de grau coletivas e reunir seus alunos do modelo à distância. No entanto, como há estudantes de todas as partes do país, para alguns essa logística é inviável.

De modo geral, para que você consiga absorver todos os conteúdos das aulas e se dar bem no EAD, é possível estudar de 1 hora e meia a 4 horas por dia. No entanto, saiba que esse tempo é bastante relativo, já que cada estudante tem um ritmo de aprendizagem diferente.

A possibilidade existe, e isso por conta de diversos contextos, seja aproveitamento, encaixe de disciplinas etc., porém a Instituição deve estabelecer um limite para cada curso e cada caso específico. O ideal é que você converse com a coordenação do seu curso e com o atendimento da Instituição.

Nesta aula, vimos que existem três elementos principais da EAD: o professor/tutor, o conteúdo e os aprendizes (alunos). O professor pode interagir com os alunos do curso por meio do material impresso, à medida que utiliza materiais preparados para essa finalidade.

Disciplina, organização e muita responsabilidade são algumas das características do perfil do aluno EAD. Tais virtudes têm tudo a ver com essa modalidade de ensino, que depende diretamente do esforço dos estudantes.

Com flexibilidade de tempo, o estudante precisa saber quanto tempo irá dedicar, por dia, a cada atividade. Sem isso, seu desempenho pode deixar a desejar. É proativo: para não ficar para trás na turma, o aluno do EaD precisa ter uma postura mais proativa diante das disciplinas e da turma.