Quais as fases da abstinência?

Perguntado por: ateixeira . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.6 / 5 12 votos

Quais são as fases da abstinência?

  • Fase crash: Até 5 dias após a interrupção do consumo. Provoca forte desejo de consumir a droga.
  • Fase de abstinência: 10 semanas após a fase 1. ...
  • Extinção: Nesta fase, após 6 meses da interrupção, a pessoa passa a ter uma estabilidade maior.

Em média, depois de 15 dias de desintoxicação, o usuário de crack precisa de mais 90 dias internado para conseguir desenvolver mecanismos psicológicos para evitar voltar à droga. É o tempo básico.

As crises de abstinências são caracterizadas por um conjunto de sinais e sintomas decorrentes das reações provocadas pela ausência da droga. Esses eventos são parte natural do processo de desintoxicação, ou seja, ocorrem quando o organismo percebe a falta da substância geradora da dependência.

Além disso, pode ser observada também uma alteração significativa no sono, o que faz com que o usuário fique em vigília ou dormindo por muito tempo.

A falta de sexo pode provocar irritabilidade, quadros depressivos e queda da imunidade. O professor de psicanálise Ronaldo Coelho afirma que o problema pode ser maior entre os casais monogâmicos quando um deseja o sexo e o outro não.

Os sintomas do sofrimento por abstinência, caso seja involuntária, incluem crises de ansiedade, que podem se traduzir em enfraquecimento do sistema imunológico e abrir caminho para doenças virais, bacterianas e infecções generalizadas.

A abstinência emocional se refere à dificuldade de alguém para ficar sem a pessoa que sente afeto. Os motivos que levam a este sentimento podem ser os mais diversos.

Os remédios caseiros para amenizar a ansiedade são chás de Kava-kava, valeriana, ashwagandha, erva-cidreira, camomila e lavanda. lembrando que se são complementos para amenizar a ansiedade, mas a visita ao médico é imprescindível e salva a vida do paciente.

A principal causa da abstinência alcoólica é a suspensão abrupta do consumo de álcool feita por pacientes que fazem um uso crônico e abusivo de bebidas alcoólicas.

Hidrate-se: a água tem a função de auxiliar na limpeza do organismo e eliminar toxinas através da urina, suor e fezes. Tenha uma dieta saudável: opte por alimentos ricos em minerais e vitaminas. Se movimente: atividade física é uma ótima opção para ajudar no processo de eliminação de toxinas.

Entre os principais sintomas da abstinência estão: dor de cabeça, irritabilidade, agressividade, alteração do sono, dificuldade de concentração, tosse, indisposição gástrica e outros.

Dentre todas as fases de tratamento da dependência química , a fase da reabilitação é a mais crítica. Isso porque, a fase demanda esforço, dedicação e atenção. É nessa fase que o dependente precisará mais do que nunca do apoio dos familiares. Mas não só o apoio da família.

Um exemplo é o chá de angélica, planta comum na Europa e muito eficiente para ajudar no controle da ansiedade e depressão. O girassol mexicano é um potente remédio para abstinência, totalmente natural.

Pequenas quantidades de coca, menos de 10%, são excretadas na urina. Portanto, ela pode ser encontrado na urina por 8 horas após uma pessoa cheirar cerca de 1,5 mg/kg, até um limite máximo de 12 horas.