Quais as exigências da Anvisa?

Perguntado por: azagalo . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

As exigências são formuladas eletronicamente pela Anvisa, gerando um número de expediente. Na exigência conterão, pelo menos, os seguintes dados: Razão social, número do CNPJ e endereço da empresa. Número do processo, denominação do produto e assunto de petição.

Os componentes são: a vigilância e controle das doenças transmissí- veis; a vigilância das doenças e agravos não transmissíveis; a vigilân- cia da situação de saúde, vigilância ambiental em saúde, vigilância da saúde do trabalhador e a vigilância sanitária.

Áreas de Atuação da Vigilância Sanitária

  • Medicamentos.
  • Alimentos.
  • Cosméticos e Saneantes.
  • Produtos para Saúde.
  • Segurança do Paciente.
  • Serviços de Saúde.

Essencial à vida dos brasileiros e à economia nacional, sua atuação abrange atividades como a regulação, a fiscalização, o monitoramento e o registro de produtos, além do controle sanitário de portos, aeroportos e fronteiras e ainda a coordenação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

Conhecemos a abrangência das áreas de atuação da Vigilância Sanitária a partir dos grupos: de produtos, serviços de saúde e de interesse à saúde e ambientes.

Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.

RDC, sigla para Resolução da Diretoria Colegiada, nada mais é que um tipo de regulamentação técnica, proposta pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As RDCs, portanto, servem para estabelecer processos regulatórios, práticas e padrões de qualidade para produtos e serviços sob regulamentação da agência.

A Resolução 09 determina que os níveis de aerodispersóides não devem exceder 80 µg/m³, pois eles são responsáveis por agravar doenças como bronquite, sinusite, asma entre outras; – Fungos: calcula-se a quantidade de fungos presentes em um ambiente climatizado e os valores não devem exceder 750 ufc/m³.

– Para as inspeções, use o mesmo formulário, ou similar, ao que os agentes da vigilância sanitária utilizam. – Após as inspeções surpresa mostre os resultados obtidos a seus funcionários e discuta com eles o que foi observado, o que precisa mudar e o que obtiveram melhora.

ANVISA - Resolução ANVISA n° 597-2022. Dispõe sobre as inspeções sanitárias de forma remota em bens e produtos importados sujeitos à vigilância sanitária. Ementa: Dispõe sobre as inspeções sanitárias de forma remota em bens e produtos importados sujeitos à vigilância sanitária.

Quem somos. Criada pela Lei nº 9.782, de 26 de janeiro 1999, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é uma autarquia sob regime especial, que tem sede e foro no Distrito Federal, e está presente em todo o território nacional por meio das coordenações de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados ...

Quem pode atuar na área de vigilância sanitária?

  • Médicos;
  • Nutricionistas;
  • Veterinários;
  • Engenheiros de alimentos;
  • Gastrônomos;
  • Demais profissionais da área de controle microbiológico de qualidade.

Qual o objetivo das boas práticas de fabricação?

  • Recebimento de matéria-prima;
  • Armazenagem;
  • Preparação do produto;
  • Manipulação;
  • Embalagem;
  • Transporte e logística.

A Visa é a Vigilância Sanitária e, diferente da Anvisa que é um órgão nacional, a Visa é regional e vinculado às secretarias estaduais/municipais de saúde. Sua principal função é promover a proteção da saúde da população.

LEI Nº 9.782, DE 26 DE JANEIRO DE 1999.
Define o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e dá outras providências. Art.

Qualquer estabelecimento que esteja vinculado a alimentação ou a saúde precisam adquirir a licença sanitária. Desse modo, o cadastro é válido para todas as empresas, sejam elas produtoras, comerciantes de alimentos ou distribuidores, uma vez que todas têm responsabilidade quanto a saúde pública.

Quais documentos são necessários para regularizar minha empresa frente a Anvisa? A solicitação da Autorização de Funcionamento de Empresa se inicia com uma petição eletrônica no site da Anvisa, onde é preciso cadastrar a empresa no site, comprovar o porte, reunir a documentação e montar o dossiê de registro.

Saiba mais sobre o Cadastro na Anvisa.

  1. Cadastrar a Empresa. ...
  2. Cadastrar o Produto. ...
  3. Pagar taxa por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). ...
  4. Protocolizar documentação. ...
  5. Acompanhar solicitação.

A vigilância em saúde tem por objetivo a observação e análise per- manentes da situação de saúde da população, articulando-se em um conjunto de ações destinadas a controlar determinantes, riscos e danos à saúde de populações que vivem em determinados territórios, garantindo-se a integralidade da atenção, o que inclui ...

Sua função é proteger a saúde da população por meio do controle sanitário de produtos e serviços nacionais ou importados. Ela é responsável pela fiscalização dos ambientes, processos, insumos e tecnologias associados à produção, bem como pelo controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegários.