Quais as evidências da origem por evolução química?

Perguntado por: scamacho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Resposta: Entre as principais, podemos citar o registro fóssil, as homologias e as evidências celulares e moleculares.

Já a teoria da evolução química admite que a vida é resultado da combinação de compostos inorgânicos que se combinaram e formaram algumas moléculas orgânicas, tais como aminoácidos, bases nitrogenadas e ácidos graxos.

Evidências da evolução: anatomia, biologia molecular, biogeografia, fósseis e observação direta.

Oparin e Haldane, respectivamente. O bioquímico russo Oparin e o biólogo inglês Haldane, em meados da década de 20, aprofundaram-se, de forma independente, na teoria proposta anteriormente pelo biólogo inglês Huxley, denominada teoria da evolução química (ou molecular).

As principais evidências da evolução são os registros fósseis e as semelhanças anatômicas, fisiológicas, celulares e moleculares entre os seres vivos. Segundo as teorias evolutivas, a vida surgiu no planeta e desde então espécies têm surgido, desaparecido e mudado ao longo do tempo.

A química surge no século XVII a partir dos estudos de alquimia populares entre muitos dos cientistas da época. Considera-se que os princípios básicos da química foi vista pela primeira vez na obra do cientista irlandês Robert Boyle: The Sceptical Chymist.

Ela vem do Árabe AL-QIMIYA, do Grego KHEMEIA, todos querendo dizer “alquimia”.

Segundo esta teoria, substâncias químicas existentes na Terra primitiva teriam reagido entre si, dando origem a moléculas orgânicas cada vez mais complexas que teriam sido precursoras dos primeiros seres vivos.

A Teoria da Evolução Química ou Molecular postula que a vida surgiu a partir do processo de evolução química de compostos inorgânicos, dando origem a moléculas orgânicas e, depois, às primeiras e mais simples formas de vida.

A hipótese proposta pelos dois pesquisadores, de forma independente, assumiu a ideia de que a vida iniciou-se a partir de uma evolução química, na qual compostos inorgânicos combinaram-se e deram origem a moléculas orgânicas inicialmente simples, mas que, com o tempo, foram combinando-se e originaram moléculas mais ...

O experimento de Redi reconheceu que um ser vivo só poderia surgir por meio de um ser vivo preexistente, contrariando a teoria da abiogênese. Francesco Redi realizou um experimento para testar a hipótese da abiogênese.

Entre as principais evidências da evolução biologica estão: o registro fóssil, a adaptação dos seres vivos aos seus ambientes e as semelhanças entre as espécies.

A seleção natural é um dos mecanismos básicos da evolução propostos por Darwin e pode ser classificada em três tipos: a seleção direcional, estabilizadora e disruptiva. A seleção natural é um mecanismo evolutivo em que o organismo mais adaptado a viver em uma determinada área e em um período de tempo é selecionado.

As evidências da evolução biológica são indícios de que as espécies modificaram-se ao longo do tempo.

1- Formação de moléculas orgânicas; 2- Formação dos coacervados; 3- Evolução para organismos capazes de se reproduzir.

Em 1953, Stanley Miller e Harold Urey fizeram um experimento para testar as ideias de Oparin e Haldane. Eles descobriram que moléculas orgânicas poderiam ser produzidas espontaneamente sob condições redutoras, que considera-se que se assemelhem às condições da Terra primitiva.