Quais as etapas do impulso nervoso?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Ele possui três fases: despolarização, pico de ultrapassagem e repolarização. Um potencial de ação se propaga ao longo da membrana celular do axônio até alcançar seu botão terminal. Quando o botão terminal é despolarizado, ocorre a liberação do neurotransmissor na fenda sináptica.

Portanto, fica claro que se o estímulo não atinge esse limiar, nada ocorre. O potencial de ação se caracteriza por três etapas distintas: despolarização, repolarização e hiperpolarização.

A comunicação entre dois ou mais neurônios e a proximidade entre um neurônio e outra célula, por onde ocorre a transmissão do impulso nervoso, é chamada de sinapse nervosa. As sinapses nervosas ocorrem em pontos de conexão com outras células nervosas ou com células efetoras (músculos, glândulas e órgãos).

neurônio

O neurônio é a célula responsável por propagar o impulso nervoso.

Os neurônios são compostos de três partes principais: dendritos, um corpo celular, e um axônio. Os sinais são recebidos através dos dendritos, viajam para o corpo celular e continuam para o axônio até atingir a sinapse (o ponto de comunicação entre dois neurônios).

Ele possui três fases: despolarização, pico de ultrapassagem e repolarização. Um potencial de ação se propaga ao longo da membrana celular do axônio até alcançar seu botão terminal.

Existem dois tipos de sinapses: química e elétrica. As sinapses químicas são as mais comuns nos seres humanos e outros mamíferos. As sinapses elétricas são mais comuns em organismos invertebrados, nos humanos geralmente não ocorrem em neurônios, apenas nas células gliais ou musculares.

A sinapse é o que ocorre entre dois neurônios e permite a comunicação neural ou a transmissão sináptica. As sinapses podem ser percebidas em todo o corpo, isto é, não estão apenas localizadas no nosso cérebro.

Geralmente elas ocorrem entre o axônio de um neurônio e o dendrito de outro. Entretanto, podem ocorrer algumas sinapses menos comuns, tais como axônio com axônio, dendrito com dendrito e dendrito com corpo celular.

Toda oscilação que tira a célula do seu repouso e leva ela a um valor mais positivo, chamamos de despolarização (consequência da abertura de canais de Na+). Voltar a polaridade inicial depois de despolarizado é chamado de repolarização (o K+ faz isso).

O potencial de ação gerado na membrana estimulada propaga-se à área vizinha, conduzindo à sua despolarização e assim por diante. Estas sucessivas despolarizações e repolarizações ao longo da membrana do neurónio constituem o impulso nervoso, cuja propagação se faz num único sentido, das dendrites para o axónio.

Principais neurotransmissores

  • Acetilcolina (Ach)
  • Adrenalina.
  • Noradrenalina (NA)
  • Endorfina.
  • Serotonina (5HT)
  • Dopamina (DA)

Ela é composta do elemento pré-sináptico, onde ocorre a síntese, o armazenamento e a liberação dos neurotransmissores, e de um elemento pós- sináptico onde estão os receptores para os neurotransmissores. b. Entre os dois elementos existe um espaço submicroscópico que é a fenda sináptica.

O cérebro humano tem 100 bilhões de neurônios, conectados em 100 trilhões de sinapses.