Quais as etapas da produção industrial do molho de tomate?

Perguntado por: icordoba . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Etapas da produção industrial do molho de tomate:

  • Limpeza.
  • Inspeção da linha.
  • Abastecimento de Polpa.
  • Recebimento da polpa direto dos concentradores.
  • Desenvase da polpa asséptica.
  • Padronização do Brix.
  • Preparação do molho.
  • Cozimento.

Tomate industrial. Atualmente, todas as áreas cultivadas com tomateiro destinado ao processamento industrial são plantadas com mudas produzidas em bandejas e transplantadas com auxílio de máquinas ou até mesmo manualmente, dispensando-se o uso de canteiros.

A principal matéria prima do molho de tomate é o próprio tomate. Vasmos a lembrar que são conhecidas como matérias-primas o material extraído da natureza e que é transformado para produzir produtos que mais tarde se tornarão bens de consumo.

Existem algumas etapas que se repetem no processamento da maioria dos produtos elaborados com tomate. Essas etapas são a recepção e pesagem dos frutos, a seleção da matéria prima, a limpeza e sanificação das hortaliças, o preparo do produto, a embalagem, o tratamento térmico e a rotulagem.

7 etapas do processamento de tomate seco

  1. Lavagem. Para a sanitização dos tomates, primeiramente, coloque-os submersos, em tanque com 100 ppm de cloro, por 20 minutos. ...
  2. Seleção. Após a lavagem, os tomates seguem, em uma esteira, para passarem pela etapa de seleção. ...
  3. Corte. ...
  4. Salmoura. ...
  5. Desidratação. ...
  6. Tempero. ...
  7. Envasamento.

Além disso, é matéria-prima para a produção de catchup, massas de tomate, molho de pimenta, suco, compotas, pães e muitos outros produtos obtidos por meio de seu processamento.

A cor é um parâmetro essencial para classificar o produto industrializado. O fruto deve apresentar cor vermelha-intensa e uniforme, externa e internamente. Tomates com boa coloração apresentam teores de licopeno (pigmento responsável pela coloração vermelha) na faixa de 5 a 8 mg/100 gramas de polpa.

Ciclo: pode variar de 95 a 125 dias, entretanto o período de cultivo é grandemente influenciado pelo clima, condições de fertilidade do solo, irrigação, ataques de pragas e incidência de doenças.

O tomate de mesa passa possui tratos culturais específicos que o diferem do tomate industrial. São estes: Amontoa: consiste basicamente em chegar terra no colo (pé) da planta, com o objetivo de aumentar o sistema radicular e com isso a capacidade de absorver nutrientes das plantas.

O manejo precisa levar em conta uma correta adubação, a rotação de culturas preferencialmente com gramíneas nas áreas infectadas, o uso de cultivares resistentes e o controle de pragas. Conheça também os inseticidas da BASF para o manejo de pragas no cultivo do tomate.

to·ma·te te. 1. [ Botânica ] Fruto do tomateiro. 2.

O molho de tomate foi criado pelo chef da corte espanhola Antonio Latine, que usou o fruto misturando tomates, cebolas e óleo de oliva.

Também conhecidos como materiais de utilização direta na produção, são aqueles imprescindíveis na produção de um determinado produto. A matéria prima é o material que se agrega fisicamente ao produto que está sendo fabricado, tornando-se parte dele.

Produtos | Derivados de Tomate

  • EXTRATO DE TOMATE. VER PRODUTO.
  • MOLHO DE TOMATE. VER PRODUTO.
  • MOLHO DE TOMATE TEMPERADO. VER PRODUTO.

O tomate tem baixa tolerância ao frio. Dessa forma, o armazenamento refrigerado, que consiste na redução da temperatura e no controle da umidade relativa, é considerado o principal método para sua conservação, pois diminui o metabolismo celular, retardando a sua rápida deterioração.

O solo ideal para plantar tomates deve possuir pH entre 5,5 a 7, com boa drenagem. A camada superficial do solo deve estar sempre bem irrigada e não deve ficar encharcado para evitar a proliferação de doenças e demais pragas. Um solo fértil faz toda a diferença no desenvolvimento da planta.

Já o tomate BRS Zamir apresenta uma peculiaridade genética que resulta em maior produtividade: um gene que estimula o grau de bifurcação dos cachos e aumenta em três vezes o número de flores e frutos por penca, em comparação aos outros materiais do mesmo segmento.

A temperatura ótima para germinação das sementes do tomateiro situa-se na faixa dos 15 - 25ºC. Já para o desenvolvimento e produção, o tomateiro suporta ampla variação de temperatura (10 - 34ºC).

Produção de tomate
O Estado de Goiás é o maior produtor do País (23,6% do total), com o predomínio do cultivo de tomate rasteiro para indústria produzido sobre a palha de milho ou soja.

Tomates apresentando maior teor de sólidos solúveis resultam em produto seco, em geral, mais doce e de maior rendimento em peso, para o mesmo grau de umidade residual. A acidez e os sólidos solúveis influ- em nas características sensoriais do tomate, fresco ou seco.

América do Sul

E você sabe de onde é que vem o tomate? Todo mundo já pensa logo na Itália, mas foi aqui, na América do Sul, mais precisamente na região da Cordilheira dos Andes, que teve a origem do tomate.