Quais as etapas da produção de petróleo?

Perguntado por: eilha . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Ali, o petróleo passa por três etapas básicas de refino: separação, conversão e tratamento.

Portanto, as refinarias são estruturadas para processar o petróleo e obter uma grande variedade de derivados. Entre os principais produtos estão a gasolina, óleo diesel, gás liquefeito, querosene para aviões a jato, querosene para iluminação, solventes, lubrificantes, coque de petróleo, resíduos e parafinas.

A formação do petróleo é feita pelo processo de decomposição de matéria orgânica como algas, restos vegetais e de animais marinhos ao longo de milhões de anos. Porém, um grupo de cientistas conseguiu imitar esse procedimento um laboratório e gerar esse mesmo processo em minutos.

E para levar o petróleo são utilizados oleodutos e gasodutos, que são tubos subterrâneos que transportam, respectivamente, o óleo e o gás. Esses dutos podem ser terrestres (construídos em terra) ou submarinos (construídos no fundo do mar).

Conforme dissemos, as refinarias de petróleo têm como principal função decompor e gerar subprodutos através desse elemento. Mas, para fazer isso, ela precisa receber o petróleo em forma de óleo cru, ou seja, direto das plataformas de extração para ser submetido a diversos processos químicos.

Nas refinarias, o petróleo é separado em frações de gasolina, diesel e gás de cozinha, dentre outros derivados. Ali, o petróleo passa por três etapas básicas de refino: separação, conversão e tratamento. Na separação, o petróleo é aquecido em altas temperaturas até evaporar.

A técnica consiste em fazer o petróleo virar vapor e, depois, resfriá-lo gradativamente. Quando cada parte atinge novamente seu ponto de ebulição, ela condensa. Aí está a sacada: a substância com maior ponto de ebulição fica líquida primeiro, e a de menor cadeia só condensa no ponto mais alto da coluna.

O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos.

Um estudo publicado no blog do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV) em agosto apontou que a necessidade de altos investimentos e os baixos retornos são os principais entraves para o avanço do refino de petróleo no Brasil.

Quando o petróleo é extraído, ele vem cheio de impurezas, que são então separadas por meio de processos físicos. Por exemplo, a decantação é utilizada para separar o petróleo da água salgada.

O petróleo é originado a partir da decomposição de matéria orgânica, especialmente, dos plânctons.

A formação do petróleo ocorre pela pressão da água, onde os fitoplânctons se transformam em petróleo, num processo demorado e em condições especiais. É importante destacar que, segundo estudiosos, uma jazida de petróleo pode levar entre dez e quatrocentos milhões de anos para se constituir.

Quantos anos demora para formar o petróleo? A teoria mais aceita para a formação do petróleo é a de que ele se originou de restos de seres vivos, animais e vegetais, ao longo de milhões de anos (estima-se que as reservas de petróleo tenham entre 10 e 500 milhões de anos).

Pode ser feita em terra, através de sondas de perfuração, ou no mar, com o auxílio de plataformas marítimas, a depender de onde mineral o bem foi encontrado. A extração é influenciada pela quantidade de gás acumulado na jazida.

A produção de petróleo no Brasil é marcada pelo aumento acelerado do desempenho nos últimos anos. Há cerca de 20 anos o petróleo brasileiro era, em sua maioria, oriundo de importações. Atualmente, o país já detém a autossuficiência do produto, ou seja, já produz o suficiente para atender ao mercado interno.