Quais as estratégias utilizadas pelo corpo para manter o equilíbrio?

Perguntado por: ahilario2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Em geral, quatro estratégias são aplicadas à manutenção do equilíbrio corporal: tornozelo, quadril, passo e braços.

Equilíbrio corporal refere-se à manutenção do centro de massa corporal dentro dos limites da base de sustentação no solo; auxilia na estabilização de determinados segmentos do corpo, enquanto outros se encontram em movimento(4).

Os principais sensores posturais são os proprioceptores (receptores sensoriais em músculos, tendões e articulações que orientam as diferentes partes do cor- po em relação ao todo corporal) e os chamados órgãos centrais do equilíbrio (labirinto e núcleos nervosos do sistema nervoso).

O órgão responsável pelo equilíbrio do nosso corpo é a nossa orelha, também chamada de ouvido. No interior de nossa orelha, mais precisamente em nossa orelha interna, há o aparelho vestibular, também conhecido como labirinto, que é formado pelo utrículo, pelo sáculo e pelos canais semicirculares.

Os dois principais sistemas que contribuem para a homeostase de um organismo (principais, pois todos os sistemas irão auxiliar de alguma forma para manter os níveis internos constantes) são o sistema endócrino e o sistema nervoso.

Resumo. Os sistemas sensoriais (visual, somato-sensitivo e vestibular) são responsáveis pelo início do processo de construção do equilíbrio corporal humano.

Na Física são considerados dois tipos de equilíbrio, o equilíbrio estático que determinado pelo corpo em repouso, ou seja, com velocidade nula e o equilíbrio dinâmico em que corpo possui velocidade constante. Nos dois tipos de equilíbrio temos que a força resultante que atua sobre ele é nula.

Exercícios de equilíbrio
Podemos citar como exemplos: Ficar em um pé só, evoluindo o grau de dificuldade até assumir a postura do flamingo. Assim que a postura for alcançada, fechar os olhos; Andar colocando um pé bem em frente do outro, como que sobre uma linha.

A prática de exercícios físicos mostrou-se eficaz na redução das instabilidades posturais e diminuição do risco de quedas. A modalidade que se mostrou mais eficiente para isso é a combinação de fortalecimento, alongamento e coordenação, sendo que a referida melhoria ficou evidenciada a partir de 20 sessões.

O equilíbrio é a chave para uma vida saudável. A medida certa é fundamental para manter o corpo e a mente em harmonia e poder desfrutar de pleno bem-estar. Muitas vezes, em busca de uma vida saudável, algumas pessoas caem no erro de exagerar em determinados aspectos, causando problemas ao invés de soluções.

Cerebelo. O cerebelo está localizado abaixo e na parte posterior do cérebro. O cerebelo mantém o equilíbrio e a postura, controla o tônus muscular e os movimentos voluntários.

sistema endócrino

O sistema endócrino, em conjunto com o sistema nervoso, regula e controla todas as funções de nosso organismo.

O tônus muscular é uma condição natural na qual um músculo esquelético permanece parcialmente contraído o tempo todo. O tônus muscular fornece uma leve tensão no músculo para evitar danos ao músculo e articulações devido a movimentos bruscos e também ajuda a manter a postura do corpo.

O equilíbrio estático é um estado estacionário, quando o objeto está em repouso sobre uma superfície em posição de equilíbrio. Portanto, a velocidade do objeto é nula. Exemplo: uma maçã em cima da mesa. As forças verticais que atuam sobre a maçã em uma superfície plana ao serem somadas resultam em zero.

O equilíbrio depende de de uma estrutura complexa e interligada de, pelo menos, quatro regiões do corpo: audição, visão, pele e músculos. No sistema auditivo, o labirinto fica responsável por comunicar o cérebro sobre a movimentação do corpo. A visão situa a posição do corpo no espaço ao redor.

EQUILÍBRIO: "É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.