Quais as espécies de sanções?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

A sanção penal comporta duas espécies: a pena e a medida de segurança.

O Direito Penal brasileiro tipifica a punição para quem comete crimes em três espécies de pena: penas privativas de liberdade, penas restritivas de direitos e multas.

São duas as modalidades de penas pecuniárias, quais sejam, o confisco e a multa. O confisco é a pena pecuniária consistente na perda de todo o patrimônio do indivíduo em favor do Estado como consequência de uma condenação criminal.

Teoria da norma jurídica: Sanções prescritivas, punitivas e premiais (Norberto Bobbio)

Existem vários tipos de sanções, como por exemplo: sanções diplomáticas (redução ou remoção de laços diplomáticos, como fechamento de embaixadas), sanções econômicas (normalmente uma proibição do comércio, possivelmente limitada a determinados setores, tais como armamentos, ou com certas exceções, como alimentos e ...

Sanção é um termo jurídico que aceita duas definições, podendo ser conceituado como a punição ou pena correspondente à violação de uma lei. Quando a sanção é favorável, se chama sanção premial. Ao passo que, quando for desfavorável, é denominada pena.

A sanção civil afasta a natureza criminal de eventual descumprimento da ordem proferida. Se assim ocorre, não se abre espaço para a interferência do Direito Penal, o que arreda a possibilidade de vir a ser reconhecida, na hipótese, a tipicidade da conduta.

2 Sanções Negativas ( ou Punitivas)
Estas são as que se destinam a desencorajar as condutas socialmente reprovadas, mediante punições propriamente ditas, ou através da repressão.

Sanção administrativa é a penalidade prevista em lei, contrato ou edital aplicada pelo Estado, como consequência da inobservância ou observância inadequada a um comportamento descrito pela norma jurídica.

384) sanção penal consiste na restrição ou privação de um bem jurídico, cuja finalidade é a de aplicar a retribuição punitiva ao delinquente, promover a sua readaptação social e prevenir novas transgressões pela intimidação dirigida à coletividade.

As sanções preventivas são aquelas que visão prevenir violações futuras. Estas sanções verifica-se no caso das medidas de segurança, que não tem função punitiva, pois evita a prática futura de crimes.

1. Sanção difusa. Sanção que não está prevista apenas no Direito, mas também em outros ambientes de controle social. "A sanção difusa é aquela que nós não conhecemos, nem muito menos sabemos que iremos receber, ela parte da prática de uma conduta proibida pelo grupo social."

Quanto à sanção, as leis podem ser perfeitas, mais que perfeitas, menos que perfeitas e imperfeitas. Perfeitas são aquelas cuja infringência importa em sanção de nulidade, ou possibilidade de anulação do ato praticado.

A sanção é ato político de competência exclusiva dos Chefes do Poder Executivo (Presidente, Governador e Prefeito) e consiste na sua adesão ou aquiescência ao projeto aprovado pelo Legislativo.

Sanção moral: assenta-se somente na consciência do homem, traduzida pelo remorso, pelo arrependimento, porém sem coerção. Pode-se dizer que o princípio moral envolve a norma jurídica, pois, toda ação juridicamente condenável, é também moralmente condenável.

Sanções são ações punitivas em resposta a violação de uma lei. Por exemplo, quando um país infringe um acordo que foi legalmente estabelecido, este pode sofrer sanções por parte da comunidade internacional.

A sanção pode ser expressa ou tácita. É expressa quando o prefeito, por ato próprio, manda publicar a proposição em forma de lei. E é tácita quando o prefeito, mais de 15 dias úteis depois de ter recebido a proposição, não se manifesta expressamente a respeito dela.

A sanção disciplinar, por seu turno, é a consequência jurídica da prática de uma ação contrariamente ao preceito de uma norma jurídico-administrativa, desde que o agente esteja vinculado a uma relação de subordinação hierárquica. Exemplo: advertência do superior ao inferior hierárquico.

Sanções sociais são medidas que se destinam a garantir o cumprimento de regras, numa sociedade. O grupo de amigos, a família, a pequena comunidade empregam principalmente as sanções sociais. Estas variam em conformidade com a gravidade da falta.

As sanções repressivas, aplicadas no direito penal, são aquelas que consistem essencialmente em dor ou ao menos numa perda, numa diminuição imposta ao agente responsável pela prática do delito. Têm por objetivo atingir o agente em sua honra, fortuna, liberdade, vida, enfim, privá-lo de algo que desfruta.

Coação e Sanção
A coação corresponde à força imposta para o cumprimento do direito. Nas relações privadas ou particulares a coação é inconcebível, a vontade deve ser livre. Sanção é todo é qualquer processo que garanta aquilo previsto numa regra.