Quais as entidades de Iemanjá?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 11 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Ela assume a chefia de falanges de “espíritos de luz”, comandando espíritos de caboclos e iaras que, muitas vezes, recebem nomes alusivos a tal aspecto, como exemplo: Caboclo do Mar, Caboclo Estrela do Mar, Janaína, Cabocla Iara etc.

  • Iara: cabocla de Iemanjá Deusa de muita beleza e de água doce. ...
  • Jurema: cabocla de Iemanjá Herdeira de um valente índio Tupinambá. ...
  • 7 luas: caboclo de Iemanjá ...
  • Jandira: cabocla de Iemanjá ...
  • Estrela do mar: cabocla de Iemanjá ...
  • Oxum: caboclo de Iemanjá ...
  • Iansã: cabocla de Iemanjá

A água (Yemanjá) traz a tona questões emocionais e o fogo (Exu) gera ações precipitadas. A sugestão é que se tome cuidado em momentos de irritabilidade, que sejam encontradas maneiras saudáveis de lidar com o estresse e com os sentimentos.

Segundo Leal de Souza, que vivia a Umbanda em sua origem, as Sete Linhas da Umbanda eram:

  • OXALÁ;
  • OGUM;
  • OXOSSI;
  • XANGÔ;
  • IANSÃ;
  • IEMANJÁ;
  • AS ALMAS.

A falange de Iemanjá possui caboclos e caboclas que, assim como a rainha do mar, vêm energizar o povo e trazer a paz na Terra.

Peixes

Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá.

A Rainha das Águas é cultuada como a padroeira dos pescadores. Dessa forma, ela protege aqueles que entram no mar para pescar. Além disso, Iemanjá protege a vida marinha e controla a maré.

Logo no princípio do mundo, Iemanjá já teve motivos para desgostar da humanidade. Pois desde cedo os homens e as mulheres jogavam no mar tudo o que a eles não servia.

São ancestrais negros, homens e mulheres idosos, que vivenciaram a escravização com toda a sua violência no 'novo mundo'. A maturidade, experiência espiritual e a sabedoria desses ancestrais estão vinculadas à caridade, simplicidade, humildade e paciência.

5 características de filhos de Iemanjá

  1. 1 - Gostam de conforto. ...
  2. 2 - São persuasivos, mas não manipuladores. ...
  3. 3 - Tradicionais e familiares. ...
  4. 4 - Sociáveis. ...
  5. 5 - Não são tão apegados ao profissional.

Yemanjá Olossá ou Oloxá: Ligada a com Oxum e Nanã. Veste verde-clara e suas contas são branco cristal. É a Yemanjá mais velha da terra de Egbado, não há iniciados no Brasil.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.

Simpatia para atrair paz e prosperidade
Você irá misturar pétalas de rosas brancas, arroz cru e um perfume de sua preferência e passar pelo corpo. Olhando para o mar, reze para Iemanjá pedindo paz e prosperidade para o seu ano.

Oxum

IEMANJÁ - 20/2 a 20/3
No sexo, seduz o seu amor com um jeitinho meigo e delicado. Combina com os filhos de: Oxum, Obaluaiê, Oxóssi e Oxalá.

A incorporação de Iemanjá, é bastante serena, e sempre movimentam os braços lentamente como se estivessem abrindo caminho entre as ondas do mar. Ao contrário de Iansã, que como uma grande ventania é agitada e sempre movimenta os braços para cima, expulsando os Eguns.

Costumam ser relacionados à direita os Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Erês, Marinheiros, Ciganos e outros. Na esquerda podemos citar os Exus, Exus-Mirins e Pombajiras.

Uma das entidades mais festejadas no Brasil, Iemanjá representa o espelho do mundo, é a mãe que reflete todas as diferenças e protege a cabeça: o “Ori”, que tem haver com a formação do indivíduo.

Além dessas características, algumas pessoas afirmam que uma das quizilas de Yemanjá é a fofoca ou fuxico. Ou seja, geralmente são pessoas que não gostam, mas acabam sendo vítimas de falatórios por conta de sua trajetória ou personalidade inquieta.