Quais as duas principais características da população mundial?

Perguntado por: obrito . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

A população mundial, por exemplo, apresenta como principais características a diversidade e a distribuição desigual pela superfície terrestre. Atualmente, a maior parte da população mundial vive nas cidades. Porém, ainda há países cuja população é, em sua maioria, rural.

Isso inclui número de habitantes, comportamentos das pessoas, movimentações – como fluxos migratórios -, aumento ou decréscimo no número de moradores, além de recortes sociais como gênero, faixa etária, raça, etnia e assim por diante.

O Brasil é considerado um dos países de maior diversidade étnica do mundo, sua população apresenta características dos colonizadores europeus (brancos), dos negros (africanos) e dos indígenas (população nativa), além de elementos dos imigrantes asiáticos.

Características gerais da população
Compreende as informações sobre tamanho e estrutura (por idade e sexo), cor ou raça, distribuição da população, densidade e urbanização.

A distribuição pelos espaços geográficos
A Ásia é o continente mais populoso, com quase 60% do total mundial; A Ásia é também, o continente mais povoado, com quase 80 hab/km2; A Oceania é o continente menos populoso e menos povoado; A Antártida é o continente não habitado (despovoado).

Primeira fase: pré-transição, quando mortalidade e natalidade estão elevadas. Segunda fase: explosão demográfica, quando há queda da mortalidade e elevada natalidade, resultando no acentuado crescimento populacional. Terceira fase: desaceleração do crescimento populacional com queda da natalidade e baixa mortalidade.

À medida que a população mundial atinge 8 bilhões de pessoas, ONU pede solidariedade no avanço do desenvolvimento sustentável para todos.

Em termos demográficos, a população mundial é o total de humanos atualmente vivendo no planeta Terra. Estima-se que a população mundial chegou aos 8 bilhões em 15 de novembro de 2022. As Nações Unidas estimam que a população humana chegue até 11,2 bilhões em 2100.

A população mundial não está distribuída de forma regular pelo globo. Há enormes áreas com vazios demográficos, como no continente africano e na América do Sul. Porém, existem territórios pequenos que abrigam uma significativa quantidade de pessoas, fazendo-as viver em condições de superlotação em determinados locais.

A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o Sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87 hab/km2, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36% de todo o ...

O crescimento populacional de um determinado território ocorre através de dois fatores: a migração e o crescimento vegetativo, esse último é a relação entre as taxas de natalidade e as de mortalidade.

A população mundial consiste no número total de habitantes do planeta Terra, quantidade essa que atingiu, em 2013, a marca de 7,2 bilhões de habitantes, conforme dados divulgados pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP). O ritmo de crescimento populacional tem apresentado redução a cada ano.

a Índia

Com 1,426 bilhões de habitantes, a Índia é o país mais populoso do mundo. Em termos de população, o Brasil está no 7º lugar. Com uma área de 8,52 milhões de km², o Brasil ocupa inclusive o 5º lugar em uma comparação global.

O Brasil é visto pelos estrangeiros como um país de diversidade, alegre, com reunião de pessoas, de festa, por causa do futebol e do Carnaval e onde as pessoas vivem bem.

Washington, 19 jun (EFE) - A população mundial chegará aos sete bilhões em 2012, segundo a última projeção do Escritório do Censo americano, na qual analisa diferentes fatores que afetam o crescimento demográfico em 226 países. Assim, em 13 anos a população mundial passará a ter um bilhão de habitantes a mais.

Pode ser classificada em absoluta ou relativa. População é um grupo de indivíduos que habitam uma determinada área. População é um conceito demográfico que corresponde ao conjunto de indivíduos que vivem em uma determinada localidade, podendo ser classificada em absoluta ou relativa.

Três estudos genéticos simultâneos conduzidos por pesquisadores de diferentes instituições do mundo concluíram que toda a população do planeta se originou de uma única migração, que deixou o continente africano entre 50 mil e 80 mil anos atrás.

O crescimento acelerado da população mundial trouxe consequências para o meio ambiente, como desmatamento e esgotamento de solos, e também ampliou problemas sociais, como a fome, uma preocupação mundial que está associada à distribuição de riquezas.

CRESCIMENTO HISTÓRICO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

  • Por um lado, a Revolução Neolítica, período em que o ser humano começa a dominar a natureza levando ao surgimento da agricultura e das práticas pecuárias. ...
  • Por outro lado, a Revolução Industrial que provoca uma explosão demográfica sem precedentes até esse momento.

A teoria da Transição Demográfica explica uma mudança específica na dinâmica demográfica, que é a queda acentuada das taxas de fecundidade, de natalidade e de mortalidade. Essa teoria foi proposta considerando-se as relações entre o crescimento populacional e desenvolvimento socioeconômico.

A distribuição da população é influenciada por fatores físicos (clima, relevo, vegetação, solo, rede hidrográfica) e fatores humanos (económicos, sociais, históricos, culturais).