Quais as duas membranas serosas encontradas no interior do tórax?

Perguntado por: dteixeira . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

A pleura é a membrana serosa que reveste a parede interna do tórax e envolve os pulmões, protegendo do atrito contra a parede torácica. Formada por duas camadas, a visceral e a parietal, separadas por um fluido seroso que desempenha o papel de lubrificante.

Por exemplo, a serosa que cobre a cavidade torácica e os pulmões denomina-se pleura, a que envolve o coração denomina-se pericárdio e as que cobrem as vísceras denominam-se peritoneu.

A pleura é uma membrana dupla, formada por uma camada externa chamada de pleura parietal, adjacente à caixa torácica, e uma camada interna chamada de pleura visceral, que reveste diretamente os pulmões.

A camada que forra a parede da cavidade é conhecida como parietal, enquanto que a camada responsável por revestir a superfície externa dos órgãos, é conhecida como visceral.

Todas essas estruturas estão envoltas por três membranas, que são conhecidas como meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter). Elas possuem a função de proteger esse sistema tão importante. A dura-máter, meninge mais externa, é formada de tecido conjuntivo denso.

A pleura é uma membrana fina e transparente composta por duas camadas que reveste os pulmões e o interior da parede torácica.

A pleura é uma fina membrana de revestimento que envolve o pulmão. Ela é formada por duas camadas: uma externa, que fica junto à caixa torácica; e uma interna, que reveste diretamente o órgão. Entre as duas camadas está a cavidade pleural, que é preenchida pelo líquido pleural.

A pleura é uma membrana, cuja principal função é revestir os pulmões. Como qualquer outra parte do corpo humano, é passível de problemas, sendo o mais comum o pneumotórax…

É formado por duas membranas, uma de constituição fibrosa que envolve mais externamente o coração e grandes vasos em intima relação com as estruturas mediastinais, denominado pericárdio fibroso; e outras de consistência serosa, o pericárdio seroso constituído por 2 lâminas, as lâminas parietal e visceral.

se·ro·sa |ó| 1. [ Anatomia ] Membrana que reveste uma cavidade do corpo e que segrega serosidade (ex.: a pleura, o pericárdio e o peritoneu são serosas).

Essa membrana recebe o nome de pericárdio, uma estrutura fibro-serosa em forma de saco que envolve o coração e as raízes dos grandes vasos sanguíneos. Além de conferir estabilidade, o pericárdio produz um líquido que fica entre o coração e a membrana, com o objetivo de reduzir o atrito das batidas do coração.

Os alvéolos são revestidos por uma camada de células epiteliais, denominadas de pneumócito tipo I e pneumócito tipo II.

A parede da traquéia é constituída das seguintes camadas: mucosa, submucosa, anel de cartilagem hialina e adventícia. Ela é revestida internamente por um epitélio do tipo respiratório que está sob uma lâmina própria de tecido conjuntivo frouxo rico em fibras elásticas, caracterizando a camada mucosa.

O sistema respiratório é responsável pela absorção, por meio das vias respiratórias, do oxigênio e da eliminação do gás carbônico. Ele está integrado ao sistema circulatório, afinal, o sangue é responsável por transportar o gás oxigênio dos pulmões às células e o gás carbônico, das células aos pulmões.

As células serosas possuem um formato poliédrico ou piramidal, tem núcleos centrais arredondados e polaridade bem definida. As células acinosas do pâncreas e das glândulas salivares parótidas são exemplos de células serosas.