Quais as duas formas de arbitragem?

Perguntado por: lrebelo7 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

1. Cláusula compromissória - é uma convenção de arbitragem em que as partes estabelecem que em qualquer conflito futuro, deverá ser por meio da arbitragem. 2. Compromisso arbitral - é uma convenção de arbitragem para solucionar um litígio que já existe.

Assim, será celebrado o compromisso arbitral através de um termo nos autos, perante o juízo ou tribunal, onde está em curso o processo. Já a segunda forma é através do compromisso arbitral extrajudicial, que é celebrado entre as partes através de um documento particular.

COMPROMISSO ARBITRAL JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL. Conforme artigo 9o, da Lei de Arbitragem, o compromisso arbitral pode ser judicial ou extrajudicial. O compromisso arbitral judicial vem estabelecido no artigo 7o, §§ 1o ao 7o, da lei de arbitragem, e ocorre quando a cláusula compromissória já foi estipulada pelas partes.

Arbitragem é o julgamento de um litígio feito por um terceiro imparcial e escolhido pelas partes: o árbitro. É uma espécie de heterocomposição de conflitos, desenvolvida em trâmites mais simplificados e informais do que em um processo jurisdicional.

Arbitragem – as partes indicam árbitros que irão dar a solução para o caso ao invés de levá-lo ao Judiciário. Todos são métodos alternativos de solução de conflitos.

O compromisso arbitral poderá ser judicial ou extrajudicial. Se judicial, deverá ser assinado por termo no processo judicial, perante o juiz ou tribunal por onde tramita a demanda. Se extrajudicial, deverá ser firmado por escrito, através de documento particular, assinado por duas testemunhas, ou instrumento público.

A arbitragem é um método de resolução de conflitos, no qual as partes definem que uma pessoa ou uma entidade privada irá solucionar a controvérsia apresentada pelas partes, sem a participação do Poder Judiciário.

A convenção de arbitragem é considerada uma categoria que pode ser dividida em dois âmbitos: cláusula compromissória e compromisso arbitral.

Cláusula vazia:todos os acionistas se comprometem a dirimir os conflitos societários por meio de arbitragem. Cláusula cheia: todos os conflitos decorrentes de ou relacionados ao presente estatuto serão solucionados mediante arbitragem a ser instaurada na Câmara Arbitral de XYZ, conforme o regulamento desta.

A decisão por eqüidade na arbitragem apresenta-se como uma técnica: uma forma de decidir sem que haja remissão necessária ao direito positivo. Sua característica principal é a liberdade de método decisório. Seu principal efeito é a possibilidade de derrogar o direito positivo, dentro dos limites da ordem pública.

É um método de solução de conflitos fora do Poder Judiciário em que um ou mais árbitros emitem decisões com força de sentença judicial. Caracterizada pela informalidade, a arbitragem é um método alternativo ao Poder Judiciário que oferece decisões ágeis e técnicas para a solução de controvérsias.

LEI Nº 9.307, DE 23 DE SETEMBRO DE 1996.
Dispõe sobre a arbitragem. Art. 1º As pessoas capazes de contratar poderão valer-se da arbitragem para dirimir litígios relativos a direitos patrimoniais disponíveis.

29 n. 115 jul./set. 1992 441 Page 2 Como corolário dos princípios previstos na teoria garantista realçare- mos três princípios jurídicos fundamentais do procedimento arbitral: (i) o da imparcialidade do árbitro; (ii) o do contraditório e igualdade das partes e (iii) o da livre convicção do árbitro.

A arbitragem obedecerá ao procedimento estabelecido pelas partes na convenção de arbitragem, que poderá reportar-se às regras de um órgão arbitral institucional ou entidade especializada, facultando-se, ainda, às partes delegar ao próprio árbitro, ou ao tribunal arbitral, regular o procedimento.

É o acordo de vontades celebrado entre pessoas maiores e capazes, que preferem submeter a solução dos eventuais conflitos entre elas aos árbitros, e não à decisão judicial.

Arbitragem expedita x arbitragem ordinária
Utiliza-se da Arbitragem Expedita para a solução de questões simples, por apenas um único árbitro. Seus prazos não são menores, o que garante mais celeridade ao procedimento.