Quais as dores que o estresse causa?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Mude seu estilo de vida. Sintomas: Estresse pode tomar diferentes formas e contribuir para sintomas de doenças. Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, desordens do sono, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, estômago perturbado, insatisfação no trabalho, moral baixo, depressão e ansiedade.

Podemos dizer que tudo começa na nossa mente: preocupações, ansiedade e outros fatores causam no organismo uma reação física mediada por substâncias como a adrenalina, o que desencadeia sinais no corpo como: suor excessivo, batimentos cardíacos acelerados, pressão arterial aumentada, dor de cabeça e tensão muscular2.

Além de baixar a imunidade, o estresse gera diversos sintomas maléficos para o corpo, como dor de cabeça, dificuldade para dormir, constipação, diarréia, irritabilidade, falta de energia e concentração, problemas alimentares, raiva, tristeza, maior risco de acessos de asma e artrite, tensão, cólica estomacal, inchaço ...

São elas: alerta, resistência, quase-exaustão e exaustão.

Confira a nossa lista com 8 chás relaxantes e nutritivos para a promoção do bem-estar!

  • Camomila com hortelã ...
  • Erva de São João ou Hipericão. ...
  • Melissa ou cidreira. ...
  • Lavanda. ...
  • Alecrim. ...
  • Tília. ...
  • Flor de maracujá ...
  • Valeriana.

Como aliviar o estresse?

  • Cuide da sua alimentação. Manter uma alimentação equilibrada é essencial em diversos aspectos da saúde, bem como contribui para aliviar o estresse. ...
  • Pratique exercícios. ...
  • Pratique meditação. ...
  • Reserve um tempo para o lazer. ...
  • Durma bem. ...
  • Faça pausas no trabalho. ...
  • Não esqueça dos exames de rotina.

Quem nunca passou por uma crise de ansiedade antes pode até achar que está sofrendo um infarto, tamanha a intensidade desses sinais. Rapidamente, a sensação de mal-estar e angústia toma conta dos pensamentos. O tempo de crise é variável, mas a média é entre 30 e 40 minutos.

Os melhores chás calmantes são feitos com lavanda, camomila, alecrim, erva-cidreira, cidró, capim-santo, capim-cidrão, maracujá, erva-santa e salva-da-gripe.

Quando descuidamos do nosso psicológico abrimos espaço para doenças como depressão, ansiedade, compulsões, entre outras enfermidades psíquicas, as quais podem progredir em sintomas físicos, como gastrites, enxaquecas e até mesmo bruxismo.

Dores e tonturas
É muito comum uma pessoa que esteja sob estresse relatar dores musculares, principalmente na região do músculo trapézio, o que fica abaixo do pescoço e entre os ombros.

O cansaço nas pernas pode ser provocado por: 1. Má circulação das veias. A má circulação das veias, também conhecida como doença venosa crônica, esta alteração provoca sintomas incômodos que afetam as pernas como sensação de peso ou cansaço, dor, formigamento, cãibras e inchaço.

O estresse emocional consiste em reações físicas e psíquicas diante de situações inesperadas e, geralmente, negativas. Isso acontece porque o organismo interpreta essas situações como um sinal de perigo, liberando cortisol e adrenalina, hormônios que deixam o corpo em alerta ou pronto para a “fuga”.

Depressão: é uma doença psiquiátrica crônica, que afeta pessoas de todas as idades; Estresse: é uma reação fisiológica automática do corpo a circunstâncias que exigem ajustes comportamentais.

O estresse intenso faz com que a pressão arterial se eleve, o que pode favorecer o desenvolvimento de aneurismas e até Acidente Vascular Cerebral (AVC). E tem mais: se frequente, ele também pode contribuir para o aumento da coagulação do sangue e da contração dos vasos cardíacos, fatores que podem resultar no infarto.

Tipos de Estresse. A Associação Americana de Psicologia definiu a existência de 3 tipos de estresse: estresse agudo, estresse agudo episódico ou estresse crônico. Além disso, existem o Transtorno do Estresse Pós-traumático e o Estresse Pós-Parto.

Os altos níveis de estresse podem causar quais problemas ao coração? Os altos níveis de estresse podem causar taquicardia e aumento da pressão arterial, condições que, quando persistem por muito tempo, podem aumentar o risco de infarto e AVC.

A pessoa estressada percebe a súbita dificuldade de focar-se em tarefas que antes eram de simples execução. No trabalho, por exemplo, comete erros bobos. A incapacidade de concentrar-se resulta em distração, podendo causar pequenos acidentes, como objetos quebrados, e momentos de esquecimento.

Camomila
Como vimos, além de calmante natural, a camomila é um antioxidante e antiinflamatório dos mais eficazes. Isso sem contar que ela auxilia a digestão e, por seu efeito sedativo, é também uma aliada no combate ao estresse.

Também é indicado para acalmar a mente e organizar os pensamentos. Estímulo: pressione com os dedos médios, anulares e indicadores e segure por alguns segundos.

Para tratar a insônia:

  • Deite-se de costas com os joelhos dobrados para poder alcançar os pés com as mãos.
  • Pegue um pé na mão e enrole os dedos dos pés.
  • Sinta a curva na planta do pé.
  • Aplique pressão firme e massageie este ponto por alguns minutos usando movimentos circulares ou para cima e para baixo.

Muitas pessoas usam os termos como sinônimos – mas há uma diferença entre estresse e ansiedade. O estresse é uma resposta a um fator causador de estresse (estressor) existente. Ansiedade é a experiência contínua de estresse, que é desproporcional ao estressor ou que continua bem depois que o estressor desaparece.