Quais as doenças respiratórias que mais matam?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Das 10 doenças que atualmente mais matam no mundo, segundo os últimos dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), quatro são do aparelho respiratório: bronquite ou pneumonia, DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, que inclui enfizema e bronquite crônica), câncer de pulmão e tuberculose.

Conhecida pela sigla LAM, a linfangioleiomiomatose pulmonar é uma enfermidade rara, que pode ser progressiva e degenerativa. Ela se caracteriza pela presença de células musculares nos pulmões, uma ocorrência atípica e que causa o aparecimento de cistos por todo o órgão.

Veja quais são as 6 principais doenças respiratórias

  1. Asma. A asma é uma doença crônica que atinge todas as faixas etárias, embora tenha maior acometimento em crianças. ...
  2. Bronquite crônica. ...
  3. Pneumonia. ...
  4. Rinite alérgica. ...
  5. Sinusite. ...
  6. Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Doença cardíaca continua sendo a principal causa de morte; diabetes e demência entram na lista. A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos.

A Aids é a doença mais perigosa do mundo.

Quais os sintomas de problemas no pulmão?

  • Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  • Tosse persistente. Está aí mais um sintoma popular entre os males respiratórios. ...
  • Sibilo ou chiado. ...
  • Dor no peito. ...
  • Tosse com sangue ou catarro. ...
  • Cianose. ...
  • Febre alta.

Qual a expectativa de vida do paciente diagnosticado com enfisema pulmonar? Após o diagnóstico, a expectativa de vida do paciente varia bastante de acordo com a gravidade do acometimento. A maioria das pessoas vive mais de 10 anos, entretanto nos casos graves a expectativa pode ser menor que 5 anos.

A radiografia torácica proporciona uma boa visão geral do coração e grandes vasos sanguíneos e, geralmente, pode revelar uma doença grave nos pulmões, espaços adjacentes ou parede torácica, incluindo as costelas.

As infecções respiratórias agudas são doenças que podem acometer as vias respiratórias superiores (nariz, garganta, ouvido, laringe) como as inferiores (pulmões). A maioria é causada por vírus, provocando resfriados, gripes, amigdalite, laringite.

Bronquite. Bronquiolite. Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) Enfisema pulmonar.

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS AGUDAS: CAUSAS E TRATAMENTOS

  • Sinusite. Causada pela infecção dos seios da face, a sinusite pode ser aguda, subaguda (com duração entre quatro e doze semanas) ou crônica (que dura além de quatro semanas). ...
  • Amigdalite. ...
  • Faringite. ...
  • Laringite.

As doenças respiratórias crônicas (DRCs) são doenças das vias aéreas e outras estruturas do pulmão. Algumas das mais comuns são doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), asma, bronquites, doenças pulmonares ocupacionais e hipertensão pulmonar.

Há vários tipos de pneumonia, mas a mais comum é causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, que também pode ser uma das causas da sinusite. A pneumonia é transmitida de pessoa para pessoa. Muitos carregam essa bactéria nas mucosas da garganta e do nariz.

Descrição: O enfisema pulmonar é uma doença degenerativa, que geralmente se desenvolve depois de muitos anos de agressão aos tecidos do pulmão devido ao cigarro e outras toxinas no ar. Causa: Fumar cigarro é a causa principal.

O que é Infecção Respiratória Aguda? São infecções do trato respiratório superior ocasionadas por germes (vírus e bactérias) que afetam o nariz, garganta, ouvidos, pulmões e outras partes.

A fibrose pulmonar é uma doença causada pela lesão e cicatrização dos pulmões. A doença torna o tecido que envolve os sacos aéreos dos pulmões mais grossos, impedindo a passagem do oxigênio para a corrente sanguínea.