Quais as doenças que podem afetar os rins?

Perguntado por: ncordoba . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 5 votos

'Filtro do corpo': Quais são as principais doenças que afetam o rim?

  1. 1 • Nefrite. Trata-se de uma inflamação na parte filtrante do rim, conhecida como glomérulo. ...
  2. 2 • Infecção urinária. ...
  3. 3 • Cálculo renal. ...
  4. 4 • Obstrução urinária. ...
  5. 5 • Tumores renais malignos. ...
  6. 6 • Insuficiência renal crônica.

Um dos principais exames periódicos realizados para identificar problemas renais como cálculos e infecções urinárias é a ultrassonografia de rins e vias urinárias. Esse teste é muito importante para avaliar também condições como perda excessiva de proteínas e funcionamento insuficiente dos rins.

Confira também, nosso vídeo sobre o tema: É válido ressaltar que o tratamento da insuficiência renal crônica tem por objetivo evitar a progressão da doença, mas não recupera a função renal. Quando ela é completamente perdida, a única maneira de ter um rim funcionando no corpo é por meio de transplante.

Urina rosada ou vermelha
Também pode indicar presença de sangue, infecção, problemas no rim, fígado, próstata e vesícula.

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo do tórax; na coluna (em apenas um ou nos dois lados); na região próxima à virilha e no osso púbis, localizado no fundo das costas, logo acima do bumbum. A principal diferença entre a dor nos rins e a lombalgia está na periodicidade de ambas.

Quando a creatinina é preocupante? Os resultados considerados “alterados”, ou seja, com o nível de creatinina elevado, precisam estar acima dos valores de referência (1,2mg/dl).

Além da carne animal e dos laticínios, o consumo de frutas como o abacate e a banana e legumes como a batata doce e a beterraba, por exemplo, também devem ser evitados por conter níveis mais altos de potássio.

Insuficiência renal é a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda (IRA), quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica (IRC), quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.

Quais são os tipos de exame de creatinina para identificar doença nos rins? Coleta de sangue – Para realizar o exame de creatinina pelo sangue, o procedimento é feito da mesma forma como um hemograma, através de uma amostra sanguínea.

Uma infeção tratada de forma inadequada pode afetar os rins, de maneira que essa infecção comece a gerar cada vez mais problemas, chegando a outros estágios e levando a doenças como a Pielonefrite. A Pielonefrite é uma doença inflamatória infecciosa causada por bactérias.

Entre os sintomas da insuficiência renal aguda, podemos citar febre, dor lombar, dificuldade para urinar, além de outras manifestações que podem ocorrer, por exemplo, no sistema digestório, como náuseas e vômitos; no sistema imunológico, como a imunodepressão; e no sistema nervoso, como convulsões e coma.

Os sucos de Aloe Vera, ou de limão, feitos com água morna, também são eficazes. No decorrer do dia beba pelo menos 2 xícaras de chá de mirtilo, ou de chá verde. Estes são remédios naturais benéficos. Para reduzir a infecção, coloque toalhas aquecidas na região onde estão os rins.

"Vamos imaginar um contexto menos fantasioso, como uma obstrução na qual os rins do paciente ficaram com função zero, ou seja, ele não consegue urinar de jeito nenhum", compara Pavão. "Nesse caso, ele pode ficar nessa situação por cerca de 72 horas.

Urinas com mau cheiro, escuras ou pálidas demais também são sinais de alerta. Quando se sente dificuldade para urinar mais de quatro vezes ao dia também é hora de ficar atento. Com a progressão da insuficiência renal crônica, o rim começa a perder a capacidade de concentrar a urina.

Se a urina estiver muito escura e altamente concentrada, pode parecer espumosa. Isso ocorre porque uma pessoa não está bebendo bastante líquidos claros, como água, para diluir as outras substâncias na urina.

Infecção urinária: a espuma pode ocorrer quando as bactérias entram na bexiga. Presença de sêmen na urina: esse quadro surge quando um pouco de sêmen entra na uretra devido a uma prostatite ou ejaculação retrógrada.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

Também chamado de acetaminofeno, o paracetamol é um dos principais medicamentos para dor para pacientes renais crônicos, pois possui propriedades analgésicas e antipiréticas. Quando utilizado corretamente, apresenta bons resultados para o tratamento de dores e não tem efeitos colaterais significativos.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)