Quais as doenças que o exame VDRL detecta?
VDRL é a sigla usada para Venereal Disease Research Laboratory que, em tradução literal para o português, é o Estudo Laboratorial de Doenças Venéreas. O método é usado para identificar pacientes portadores da sífilis, uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema Pallidum.
Qual tipo de anticorpo o VDRL detecta?
Normalmente, o exame mais indicado para confirmar o diagnóstico de sífilis, realizado em conjunto com o VDRL, é o FTA-ABS (ou TPHA). Este exame também parte da coleta de sangue e analisa um outro anticorpo (IgG) para confirmar que o organismo teve contato com a bactéria Treponema pallidum, causadora da sífilis.
O que é avaliado no exame de VDRL?
Embora não seja um teste confirmatório para diagnóstico da sífilis, o VDRL é muito útil para triagem e seguimento dos pacientes após o tratamento. Anticorpos não treponêmicos podem surgir, porém, em outras doenças, como em algumas colagenoses e na hanseníase, e mesmo em certas condições fisiológicas, como na gravidez.
Quais doenças podem ser confundidas com sífilis?
As lesões causadas por sífilis benigna tardia podem ser facilmente confundidas com outros processos granulomatosos como tuberculose, sarcoide, infecção fúngica e, ocasionalmente, com doença neoplásica.
Quais os órgãos que a sífilis afeta?
Se não for tratada precocemente, pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e sistema nervoso. O período de incubação, em média, é de três semanas, mas pode variar de dez a 90 dias.
Quanto tempo o vírus da sífilis fica no corpo?
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), curável e de caráter sistêmico. É silenciosa e, se não for tratada adequadamente, perigosa. Após contato inicial com a bactéria, esta pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.
Como é a ferida da sífilis feminina?
A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.
Quantas benzetacil tem que tomar para curar a sífilis?
Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em 3 doses por via intramuscular, com uma semana de intervalo entre cada. Pacientes alérgicos à penicilina: Doxiciclina 100 mg de 12/12 horas por via oral, por 28 dias.
Quais tipos de VDRL?
Existe dois tipos de exames para sífilis: um deles é chamado de “teste treponêmico” porque identifica anticorpos contra a bactéria. O outro é chamado de “teste não treponêmico” porque identifica anticorpos contra substâncias produzidas pela bactéria.
O que significa 1 4 no exame de sífilis?
Títulos baixos (1/1, 1/4) podem permanecer após o tratamento, caracterizando uma cicatriz sorológica. No líquor, um resultado VDRL reagente quase sempre indica uma infecção sifilítica passada ou presente no sistema nervoso central.
O que significa VDRL não reagente 1 8?
“Consideramos normal o exame de VDRL quando o resultado é não reagente, ou seja, negativo. Quando ele apresenta reagente 1/1,1/2, 1/4 ou até 1/8, ele pode ser um falso positivo, devido à reação cruzada das doenças citadas anteriormente.
Quais são os sintomas da sífilis no homem?
Pode ocorrer febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo. Não aparecem sinais ou sintomas. É dividida em sífilis latente recente (menos de dois anos de infecção) e sífilis latente tardia (mais de dois anos de infecção).
Quando a sífilis é considerada tratada?
O VDRL reagente com título igual ou superior a 1:16 é definido como doença e nestes casos o paciente deve ser tratado. É também o exame utilizado para seguimento (3 meses, 6 meses e um ano após o tratamento).
O que é reação de VDRL não reagente?
Não reagente Não reagente Provavelmente o indivíduo não tem sífilis, ou a infecção é muito recente, por isso os anticorpos ainda não são detectáveis pelos testes utilizados. Caso persista a suspeita clínica, os testes devem ser repetidos após cerca de 20 a 30 dias.
Quais são os primeiros sintomas de quem tem sífilis?
Os primeiros sintomas da doença são pequenas feridas nos órgãos sexuais e caroços nas virilhas (ínguas), que surgem entre a 7 e 20 dias após o sexo desprotegido com alguém infectado. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.
O que a pessoa que desconfia que está com sífilis deve fazer?
Todos os pacientes com sintomas sugestivos de sífilis devem consultar um médico, porque você precisa de tratamento se eles estão infectados, para evitar as complicações sérias que podem ocorrer. É aconselhável que as pessoas com sífilis, evitem ter relações sexuais durante os dois meses após o início do tratamento.
Como é o corrimento de quem tem sífilis?
Podem ser esbranquiçados, esverdeados ou amarelados, dependendo da IST. Podem ter cheiro forte e/ou causar coceira. Provocam dor ao urinar ou durante a relação sexual. Nas mulheres, quando é pouco, o corrimento só é visto em exames ginecológicos.
Quanto tempo demora para curar a sífilis depois de tomar benzetacil?
“A vantagem do uso da benzilpenicilina é o seu rápido efeito, com início de 15 a 30 minutos após a aplicação. A ação se prolonga por um período de, em média, 21 dias.
O que a sífilis causa no sistema nervoso?
Dormência nos membros inferiores; Alteração nos fluxos nervosos; Quadros de incontinência urinária; Pupilas não responsivas à luz.