Quais as doenças que causam inchaço no corpo?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

A maior causa de inchaço disseminado são doenças cardíacas, hepáticas e renais. As principais razões de inchaço em um único membro são coágulos sanguíneos em uma veia ou uma infecção. O início repentino de um inchaço pode apontar uma doença grave, então, as pessoas devem procurar um médico imediatamente.

Retenção de líquido: 5 dicas para desinchar o corpo

  1. 1 Beba em média 2 litros de água por dia. ...
  2. 2 Descanse as pernas. ...
  3. 3 Pratique atividades físicas. ...
  4. 4 Coma frutas. ...
  5. 5 Faça a automassagem.

Pessoas com inchaço pelo corpo fazem parte de um público que visita o Cirurgião Vascular com frequência.

Entretanto, com um teste simples dá para descobrir se é gordura ou retenção de líquido: basta apertar a pele por dois segundos e observar. Se a marca do dedo ficar por três segundos ou mais, há líquido retido nos tecidos periféricos. Se isso não acontecer, existe aumento de gordura.

Como sei se tenho retenção de líquidos? O diagnóstico real do edema pode ser feito após uma minuciosa avaliação médica, composta por exame de sangue para detectar a quantidade de proteínas existente, avaliação cardíaca, renal, hepática e imunológica.

Sete maneiras fáceis e garantidas de desinchar em apenas 24 horas

  1. Beba muita água. ...
  2. Evite alimentos com adoçantes. ...
  3. Ingira mais fibra. ...
  4. Diga não aos hidratos de carbono. ...
  5. Saiba que fruta e vegetais deve comer. ...
  6. Adeus salgados.

Uso de medicamentos: Alguns medicamentos como corticóides, minoxidil, ou remédios para tratamento da pressão alta como captopril, enalapril, lisinopril, anlodipino, nimodipina, podem ser responsáveis por causar retenção de líquidos e até inchaços nas mãos e nos pés.

A sensação de barriga inchada, geralmente, está relacionada ao excesso de gases no organismo, provocado pelo consumo de alimentos de digestão mais lenta. Feijão, brócolis, repolho, ervilha, milho e lentilha são alguns deles.

O sangue que não circula normalmente fica aprisionado nas pernas, causando inchaço. Outras causas de inchaço nas pernas são problemas nos rins, problemas no fígado, doenças do coração, medicações, problemas nos hormônios entre outros. Para saber qual a causa do inchaço, é necessário uma consulta médica.

Verifique com seu médico imediatamente se você tiver inchaço em uma perna ou qualquer um destes outros sintomas: Dor nas pernas, sensibilidade ou cãibras. Pele tingida de vermelho ou azul. Pele que se sente quente.

Muitas dessas causas têm origem vascular como as varizes, o linfedema e a trombose. No entanto, existem outras situações comuns do dia a dia das pessoas (ou associadas a algumas condições clínicas específicas) que podem cursar com inchaço nas pernas. O mais importante é que procure seu médico.

Trombose venosa profunda (TVP)
O sintoma mais comum é a dor, acompanhada de retenção de líquidos em alguns casos.

Blend quente de ervas diuréticas
“Esse chá reúne o que há de melhor na eliminação de líquidos: erva cavalinha, folha de oliveira e cabelo de milho. Ferva 1,5L de água e desligue o fogo. Coloque 1 colher de sopa de cada erva e abafe por 5 minutos. Coe e beba durante todo o dia.

Ótimos para combater o inchaço e a retenção de líquido, alguns chás têm poderes anti-inflamatórios e antioxidantes

  • Chá de hibisco. Com ação diurética, o chá de hibisco colabora na diminuição da retenção de líquido, diminuindo o inchaço. ...
  • Chá verde. ...
  • Chá de gengibre. ...
  • Chá de cavalinha. ...
  • Chá de casca de abacaxi.

Principais chás diuréticos

  1. Chá de salsinha. ...
  2. Chá de dente-de-leão. ...
  3. Chá de cavalinha. ...
  4. Chá de hibisco. ...
  5. Chá de funcho. ...
  6. Chá verde. ...
  7. Chá de tília.

Para diminuir o inchaço é importante beber bastante água, pois assim o corpo passa a reter menos líquido. É importante beber pelo menos 1,5 litro de água, sucos naturais ou chás durante o dia.

Chá de cavalinha
Essa planta tem ação diurética e antioxidante, neutraliza os radicais livres e auxilia na eliminação do excesso de água do organismo. Ingredientes: 1 colher (de chá) de cavalinha; 250 ml de água quente.

De acordo com Clarissa o tempo para “desinchar” varia conforme cada organismo. “Mas de uma a duas semanas, com todos os cuidados necessários, certamente dá para observar diferença. Precisamos ajudar o nosso organismo a funcionar bem através de uma alimentação saudável, além de nos hidratarmos adequadamente.”