Quais as doenças que causam emagrecimento rápido?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Perda de peso rápida e repentina não intencional

  • doenças intestinais, como úlceras e síndrome do intestino irritável;
  • depressão;
  • disfunções na tireoide, como hipertireoidismo;
  • diabetes;
  • tuberculose e doença pulmonar obstrutiva crônica;
  • abuso de álcool ou drogas.

A avaliação deve iniciar com a aferição e registro do peso, verificação do quanto foi perdido, comparado com o peso usual e a realização de história clínica e exame físico minuciosamente completos. Perda de peso clinicamente importante é definida como perda de 5% ou mais do peso usual em um período de 6 a 12 meses.

Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.

De acordo com a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), em um processo de emagrecimento saudável, geralmente perdemos de meio quilo a 2 quilos por semana. A recomendação permite, portanto, eliminar de 2 a 6 quilos por mês, facilitando, assim, a consolidação desse peso perdido.

O emagrecimento é preocupante quando o paciente perde, sem querer, mais de 5% do peso corporal em um período de 6 meses a 1 ano. Em pessoa com 70 kg, por exemplo, a perda é preocupante quando é maior que 3,5 kg, e em uma pessoa com 50 kg, a preocupação vem quando ela emagrece mais 2,5 kg sem querer.

A perda de peso é mais comum em pessoas com tumores sólidos. A perda de peso está associada à fadiga, fraqueza, perda de energia e incapacidade para a realização de tarefas cotidianas. Pessoas com sintomas de desnutrição, muitas vezes não conseguem gerenciar o tratamento e podem apresentar sintomas graves.

O processo de emagrecimento envolve diversos fatores, cujas principais motivações estão diretamente relacionadas à saúde e ao bem-estar. Já a perda de peso, está atrelada ao número que aparece na balança, desconsiderando a composição corporal.

As alterações físicas provocadas pela depressão e que levam à perda de peso são causadas, principalmente, pela falta de apetite, entretanto, o mau funcionamento do organismo também colabora para o quadro.

Perda de peso repentino e o diabetes
Ou seja, é um indício do diabetes descompensado. O diabetes pode causar a perda de peso repentina porque, quando o organismo não tem energia, ele necessita recorrer à outras fontes, como as reservas de gordura, propiciando a perda de peso não intencional.

A ansiedade torna algumas pessoas apáticas. Dessa forma, perdem a vontade de comer com frequência, causando o emagrecimento. O metabolismo também é prejudicado na ausência de refeições. Ao notar perda ou ganho de peso anormal, é importante consultar um médico e um psicólogo imediatamente.

Anorexia é um transtorno alimentar que afeta pessoas de ambos os sexos, e é mais comum entre os jovens. A pessoa anoréxica é obcecada pela magreza e isso pode provocar sérios problemas de saúde. A anorexia tem origem psicológica.

Mito. Apesar do desconforto e de episódios de diarreia, a síndrome não está diretamente ligada a perda de peso. Daniel Machado alerta que, se o paciente apresentar emagrecimento repentino, deve informar ao especialista para investigar as possíveis causas.

O exame de calorimetria indireta tem, por objetivo, avaliar a taxa metabólica basal, ou seja, a quantidade de calorias que o corpo gasta quando está em repouso.

Portanto, se você deseja emagrecer com saúde para evitar problemas e manter o peso desejado, o ideal é procurar orientação e acompanhamento profissional como um endocrinologista.