Quais as doenças que causam confusão mental?

Perguntado por: ialmeida8 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Entre os fatores que contribuem para a confusão mental, destacam-se os seguintes:

  • Privação do sono.
  • Infecções.
  • Hipoglicemia.
  • Baixa oxigenação.
  • Estresse ou ansiedade elevados.
  • Febre.
  • Tumores encefálicos.
  • Traumatismo craniano.

Momentos de crise de ansiedade podem acontecer com qualquer pessoa. Entre seus aspectos principais estão o medo e a preocupação extrema, o que acaba aumentando a tensão e o estresse interno, levando a confusão mental e sintomas físicos.

As recomendações são estas:

  1. Deite a pessoa de lado para evitar o sufocamento com a saliva ou com o vômito;
  2. Afastar qualquer objeto que possa machucar a vítima;
  3. Faça uma proteção para a cabeça da pessoa convulsionada;
  4. Nunca forçar a abertura da boca da vítima, com risco de acidentes graves ao socorrista.

Chocolate, refrigerante, produtos industrializados, entre outros possuem uma quantidade elevada de açúcar, até mesmo nos produtos lights e diets! Altos níveis de açúcar prejudicam capacidades cognitivas como memória e aprendizado, além de interromper a sinalização da insulina.

Tontura neurológica ou desequilíbrio
A tontura neurológica, ou 'nas pernas', está relacionada a alterações na visão, doenças no Sistema Nervoso, traumas na cabeça, enxaquecas, diabetes (por conta da neuropatia diabética) e uso prolongado de alguns medicamentos, como antidepressivos.

Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio, acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência. Convulsões. Perda da audição ou visão ou dormência de alguma parte do corpo. Dificuldades motoras, ou para caminhar, ou executar tarefas simples.

Principais sintomas

  1. Dor de cabeça;
  2. Visão turva e embaçada;
  3. Convulsões;
  4. Náuseas e vômitos sem causa aparente;
  5. Falta de equilíbrio;
  6. Alterações no humor e no comportamento;
  7. Dormência, formigamento ou fraqueza em uma parte do corpo;
  8. Sonolência excessiva.

A sensação de pressão na cabeça é um tipo de dor muito comum e pode ser causada por situações do dia a dia, como estresse ou má postura, por exemplo. No entanto, alguns problemas dentários e doenças como sinusite, labirintite, meningite ou enxaqueca também podem causar a sensação de pressão na cabeça.

Se apresenta como um quadro de humor deprimido, perda de prazer e interesse em atividades cotidianas, e em casos mais graves, sofrimento, melancolia e incapacidade temporária, especialmente quando não tratada.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

As fluoroquinolonas, as cefalosporinas e os macrolídeos parecem ser os agentes causais mais comuns, com incidência variando de alguns casos isolados a 15% dos pacientes na unidade de terapia intensiva em uso de cefepima, e mais de 50% dos idosos que recebem alta dose de claritromicina.

Isso porque a circulação fica prejudicada, levando à falta de oxigenação no cérebro.

As crises convulsivas são desencadeadas por alterações eletroquímica no córtex cerebral, e se apresentam como tremores repetitivos, ou seja, espasmos musculares involuntários, geralmente de curta duração.

Continue até o final do artigo para saber quais são os 5 estados da mente.
...
Os 5 estados da mente: conheça para dominar

  1. Mente inquieta, agitada. Em sânscrito, chamada de Kshipta. ...
  2. Mente torpe. ...
  3. Mente distraída. ...
  4. Mente concentrada. ...
  5. Mente concentrada e firme.

Para acalmar a mente agitada, existem várias técnicas de relaxamento como fazer meditação, praticar regularmente exercício físico, fazer uma alimentação saudável, ouvir música relaxante ou mesmo usar remédios naturais, que podem também ajudar a dormir melhor.

Caça-palavras, palavras cruzadas, sudoku e outros tipos de jogos auxiliam no estímulo das células cerebrais, que fortalecem a retenção das informações. O ideal é fazer esses exercícios todos os dias. Afinal, assim como nosso corpo, nossa mente também precisa de estímulos diários.

Tontura de estruturas neurológicas
É o tipo de tontura que vem com a sensação de desequilíbrio, como se você estivesse cambaleando. Nesses casos, a tontura costuma ser constante e, geralmente, acontece nos idosos ou em situações adversas.

Geralmente tem início súbito, pode ocorrer em surtos que eventualmente são desencadeados por gatilhos, e podem ser acompanhados de náuseas ou vômitos quando mais intensa. Pode ser permanente, transitória, postural e acompanhada por dificuldade da marcha, desequilíbrio e dificuldade de manter a fixação da imagem.