Quais as doenças que causam coagulação?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Hemorragias e Problemas de Coagulação

  • Doença hereditária, como a hemofilia.
  • Deficiência de vitamina K.
  • Câncer no fígado.
  • Metástases no fígado (da mama, cólon e pâncreas).
  • Outras doenças hepáticas, como hepatite e cirrose hepática.
  • Uso de antibióticos anticoagulantes a longo tempo.
  • Inibidores da angiogênese.

Quais são os sintomas de coagulação excessiva?

  1. Dor e inchaço na perna devido a um coágulo na perna (trombose venosa profunda. Coágulos de sangue podem se formar em veias lesionadas, um... ...
  2. Falta de ar ou dor no tórax devido a um coágulo de sangue que se desloca para os pulmões (embolia pulmonar.

Qualquer vaso sanguíneo do corpo que tiver sido rompido ou lesionado leva à formação dos coágulos. Este processo é natural do nosso organismo, de modo que a coagulação ajuda a evitar a perda de sangue - e os quadros de hemorragias.

Coágulos sanguíneos podem causar infarto e embolia pulmonar
Quando isso acontece, os coágulos podem interromper um fluxo fundamental do sangue e causar sofrimento a órgãos e tecidos”, alerta o cardiologista Marcus Gaz.

Coagulograma é um conjunto de exames que permite avaliar os processos de coagulação do sangue.

A vitamina K é essencial no processo de coagulação sanguínea. Isto porque ela ajuda as proteínas a se transformarem em substâncias que contribuem para a coagulação correta do sangue. Por isso, esta vitamina também contribui para melhor cicatrização.

A Protrombina é uma proteína produzida pelo fígado que ajuda na coagulação do sangue. Após o início de um processo de sangramento, uma série de fatores de coagulação são ativados de forma gradual, até surgir um coágulo que estanca a hemorragia.

A cirrose hepática resulta em graus variados de déficit de fatores plasmáticos da coagulação (com exceção do fator VIII), disfunção e diminuição do número de plaquetas, disfunção endotelial e hiperfibrinólise1,2. Condições associadas contribuem para agravar os distúrbios de coagu- lação.

Sim, pode acontecer e não quer dizer doença. O sangue, quando fora dos vasos sanguíneos e em contato com outras substâncias (como superfície das seringas, catéteres e tubos de coleta) tem a chamada "cascata da coagulação" ativada, levando à formação de coágulos.

O sangue grosso é causado por excesso ou deficiência de proteínas que participam da cascata de coagulação sanguínea, aumento da produção de glóbulos vermelhos ou brancos pela medula óssea, ou produção excessiva de imunoglobulinas, por exemplo.

A melhor maneira de evitar a formação de coágulos é tomar certos medicamentos. Os dois principais medicamentos usados para ajudar a prevenir a formação de coágulos são heparina e enoxaparina (Lovenox). Algumas pessoas chamam esses medicamentos anticoagulantes de "afinadores do sangue".

O tratamento do sangue grosso, ou até mesmo da trombose, geralmente, requer o uso de medicamentos anticoagulantes que podem ser prescritos por um clínico geral ou hematologista.

Como entender o resultado: Em condições normais, o TTPA é de 21 a 32 segundos.

Valores normais: 5 a 14 minutos. Interpretação: É exame útil na avaliação da via intrínseca da coagulação, porém é teste de pouca sensibilidade.