Quais as doenças que afetam os músculos?

Perguntado por: eazambuja . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Quais os tipos de doenças musculares?

  • * Miopatias congênitas.
  • * Distrofias Musculares.
  • * Miotonias e canalopatias.
  • * Miopatias inflamatórias.
  • * Miopatias tóxicas e induzidas por drogas.

Os principais sintomas associados às doenças neuromusculares incluem dor ou formigamento nos membros ou na face, fraqueza muscular, fadiga e cãimbras. Muitas doenças, algumas muito comuns no nosso meio, podem causar lesões do sistema nervoso periférico, bem como nos músculos.

As causas das Distrofias musculares são genéticas e estão relacionadas com alterações no cromossomo X. A doença tem diversas classificações, todas provocadas pela alteração na produção de proteínas musculares. Os tipos mais comuns da doença são: Distrofia muscular de Duchenne.

"A Ressonância Magnética permite um estudo mais detalhado das lesões musculares, tendíneas, ligamentares e ósseas.

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

Sintomas

  • Perda progressiva da memória, é comum a lembrança de fatos mais antigos e o esquecimento de situações do cotidiano;
  • Perda progressiva da capacidade cognitiva;
  • Redução da capacidade de relação social.

As distrofias musculares são um grupo de desordens caracterizadas por fraqueza e atrofia muscular de origem genética que ocorre pela ausência ou formação inadequada de proteínas essenciais para o funcionamento da fisiologia da célula muscular, cuja característica principal é o enfraquecimento progressivo da musculatura ...

Cada vez mais cientistas e médicos estão usando a ressonância magnética para detectar problemas e diagnosticar progressões de doenças degenerativas cerebrais. O método não invasivo, em comparação a tomografia computadorizada e também pela própria natureza do exame, proporciona o estudo.

Como reconhecer a tensão muscular?

  1. limitações do movimento;
  2. fraqueza muscular;
  3. vermelhidão;
  4. rigidez local;
  5. inchaço.

As doenças neuromusculares são uma ampla variedade de doenças que afetam os músculos do corpo humano. Embora geralmente afetem músculos envolvidos na mobilidade do corpo, inclusive movimentos dos olhos e deglutição, também podem causar comprometimento da função respiratória e cardíaca.

A doença de Charcot-Marie-Tooth é uma neuropatia hereditária na qual os músculos da parte inferior das pernas ficam fracos e definham (atrofia). A doença de Charcot-Marie-Tooth afeta os nervos que controlam o movimento dos músculos e os que transportam informações sensoriais ao cérebro.

GRAFICO 3-Idade de início da fisioterapia dos portadores de Distrofia Muscular de Duchenne. Com relação à dor apresentada pelos portadores de Distrofia Muscular de Duchenne observados, analisou-se que 37,5% dos pacientes relatam sentir dores com freqüência e 62,5% relatam não sentir dores.

Distrofia Muscular de Duchenne
É a mais comum e acomete meninos, a partir da transmissão de um gene materno. Nos primeiros anos de vida pouco se percebe na evolução, exceto por uma lentidão nas aquisições motoras.

Distrofia muscular de Duchenne e distrofia muscular de Becker são os tipos mais conhecidos e frequentes das distrofias musculares, mas existem outros classificados de acordo com a produção anormal de determinadas proteínas musculares.

Quando um músculo está lesionado, a inflamação pode causar dor e inchaço. Pode ocorrer maior sensibilidade ao tocar ou mover o músculo. Podem ocorrer dores musculares inclusive em estado de repouso, ou apenas ao utilizar o músculo lesionado.

A ultrassonografia de músculo é um exame que avalia articulações como ombros, cotovelos, joelhos, tornozelos e quadril, estudando os músculos, tendões e articulações em tempo real, o que permite um diagnóstico mais preciso.

A miosite é a inflamação dos músculos, que causa dor, desconforto, fraqueza e dificuldade de realizar movimentos que dependem do músculo ou grupo muscular afetado pela inflamação. A doença pode ser crônica, durando vários anos, ou aguda, quando surge subitamente e some, sem necessidade de intervenção.