Quais as doenças que a uva previne?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

doenças cardiovasculares

A uva atua na prevenção de infartos por conter substâncias protetoras do coração, como flavonoides e resveratrol, que são vasodilatadoras e diminuem o risco de hemorragias. Por serem compostos antioxidantes, favorecem a circulação do sangue no organismo.

A casca da uva rosada possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose.

Os diabéticos sempre se perguntam o que podem e o que não podem comer. E isso acontece também para as frutas, já que estas são bombas de frutose. Frutas ricas em carboidratos, como uva, figo e frutas secas não são as mais recomendadas para quem tem diabetes pelo excesso de açúcar que podem gerar picos de glicemia.

Apesar do tamanho relativamente pequeno, a uva é extremamente poderosa em qualidade nutricional e consumi-la é muito importante para manter a saúde do organismo em dia.

Essa propriedade é transferida também ao vinho tinto, tornando assim recomendado o consumo moderado. Entre os benefícios da uva roxa estão: prevenção da anemia, por conta do ácido fólico; melhoria das funções intestinais e prevenção de câncer e doenças cardíacas.

A uva pode ser consumida ao natural, com casca e semente, ou ainda pode ser usada em preparações, como sucos, doces, saladas, picolés, geleias, gelatinas, mousses e na fabricação de vinhos.

Em suma, o consumo desse alimento pode fazer muito bem ao organismo, desde que seja feito com moderação. O máximo recomendado é de 100 gramas por dia.

Pesquisas recentes comprovaram que o resveratrol auxilia também no controle hormonal. “O ideal é consumir com a casca, porque as substâncias estão presentes na casca, principalmente o resveratrol. Então tem que mastigar bem a casca”.

"As uvas são repletas de potássio, conhecido por diminuir a pressão arterial", disse Bays.

Já em relação às semelhanças, todas as uvas contêm vitaminas A, C, E, K, complexo B e os minerais ferro, cálcio, selênio e potássio, em diferentes concentrações.

Incluir as uvas mais escuras ou seu suco integral na dieta é outra excelente maneira de proteger o coração. Elas possuem resveratrol, flavonoides e ácidos fenólicos, elementos com ação antioxidante que ajudam a elevar as taxas do bom colesterol (HDL).

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

5 frutas para diminuir glicemia alta e glicose

  1. Morangos. Os morangos têm menos calorias e três vezes mais vitamina C do que as outras frutas em geral. ...
  2. Amoras. As amoras são repletas de antioxidantes, ricas em fibras e vitamina C, além de possuir poucos carboidratos e açúcar. ...
  3. Abacate. ...
  4. Arandos ou oxicoco. ...
  5. Mirtilos.

Para que o efeito do suco seja maior, o ideal e tomá-lo entre as refeições ou antes de dormir, pois quando consumido junto com a comida pode gerar gases. Adotar essa prática alimentar aumenta a sensação de saciedade e diminui a quantidade de ácido úrico, o qual produz um certo cansaço.

Faz mal comer uva à noite? Não, muito pelo contrário! A uva contém melatonina, o hormônio do sono, e pode garantir uma noite de sono melhor.