Quais as doenças que a menopausa pode causar?

Perguntado por: unobrega . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

A queda nos hormônios pode gerar um risco aumentado de osteoporose e doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e hipertensão. Para evitar esses problemas, é importantíssimo manter a saúde em dia, manter hábitos saudáveis e manter acompanhamento de saúde.

Menstruação irregular
O principal sintoma que define a proximidade da menopausa é a irregularidade na menstruação. Pode acontecer de não descer em um mês, ficar meses sem descer ou descer duas vezes no mesmo mês.

No climatério e na menopausa, a queda nos níveis de estrogênio pode, sim, justificar queixas relacionadas à saúde intestinal. Entre os principais problemas estão: Constipação. Estufamento abdominal.

As mulheres tendem a ter maior quantidade de gordura na região glútea, obesidade ginóide. Após a menopausa, elas podem ter a gordura na região abdominal aumentada, elevando o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, hipertensão, resistência à insulina e diabetes - explicou.

Durante a menopausa, o corpo da mulher sofre muitas mudanças, incluindo uma diminuição do estrogénio que resulta num maior armazenamento de gordura, principalmente na região do abdómen. Essa gordura visceral ou abdominal não só é deselegante, como não é saudável e é mais difícil de perder.

aumento de 41% de derrames cerebrais; aumento de 113% de embolias pulmonares; aumento de 26% de câncer de mama; redução dos riscos de fraturas ósseas em 34%;

A sensação de estar com a barriga inchada ou distendida é comum no período de menopausa precoce. Mulheres que já apresentavam esse sintoma durante a menstruação costumam ser as que mais apresentam o inchaço nesta fase. A redução do estrogênio altera a forma com que o corpo digere as gorduras da alimentação.

Ginseng, chá verde, camomila e dong quai são alguns chás que podem ajudar no alívio dos sintomas da menopausa. Chás para menopausa podem servir de alternativa ou complemento às outras formas de terapias para alívio dos sintomas da menopausa, fase da vida que acontece de modo natural na vida da maioria das mulheres.

A verificação do nível sanguíneo do AMH (Hormônio Antimülleriano) ajuda a identificar se uma mulher entrou ou está perto de entrar na menopausa. Esse teste é útil para mulheres com sintomas de perimenopausa, que também podem apresentar impactos na saúde.

Exames diferenciais

  • Rastreamento ovariano: o objetivo é detectar precocemente o câncer de ovário. ...
  • Densitometria óssea: a osteoporose tem como fatores de risco a menopausa precoce (antes dos 40 anos) e idade avançada (acima dos 65 anos).

Em média, ela dura entre 4 a 5 anos (3, 6). Durante a perimenopausa, os níveis hormonais oscilam e então declinam, abrindo espaço para novas sensações, sintomas e mudanças. As experiências com a perimenopausa variam muito entre pessoas e culturas.

Ervas e Especiarias: Incorpore ervas e especiarias em suas receitas, pois muitas vezes têm propriedades anti-inflamatórias. Exemplos incluem cúrcuma, gengibre, canela, alho e alecrim.

Na realidade, porém, os sintomas associados à menopausa podem perdurar por uma década ou mais, e pelo menos um sintoma pode não melhorar nunca. Tecnicamente falando, a menopausa começa depois de a mulher ter sua última menstruação, disse a Stephanie Faubion, diretora da Clínica Mayo de Saúde da Mulher.

Já a sua deficiência causa alteração do humor com sintomas depressivos, fogachos, ciclos menstruais irregulares, fadiga, dificuldade de concentração, insônia, ganho de peso e ossos mais fracos.

O estrogênio é o hormônio responsável pela melhora dos sintomas, mas pacientes que têm útero devem utilizar também a progesterona para prevenção do câncer de endométrio. Pacientes que realizaram histerectomia (retirada do útero) podem realizar a reposição hormonal somente com estrogênios.

Então não desista da sua vida sexual. E apesar das alterações hormonais e da perda da libido, a capacidade da mulher sentir prazer ainda existe, só precisa de um empurrãozinho. As mulheres têm a capacidade de ter orgasmo por toda sua vida, e isso não envelhece.

De acordo com o Ministério da Saúde, a menopausa pode provocar alterações de humor, insônia, ansiedade e melancolia. Além disso, mulheres que já sofreram com problemas de saúde mental no passado são mais propensa a apresentar sintomas quando a última menstruação se aproxima.

Aumentar o consumo de Potássio
Um mineral que pode ajudar a controlar o inchaço é o potássio.

Para emagrecer na menopausa a receita é só uma: alimentação saudável e natural aliada a uma boa rotina de exercícios. E sobre isso é importante diminuir o consumo de alimentos processados, açucarados e ricos em gorduras ruins.

Para diminuir o estômago alto naturalmente é indicado consumir mais fibras, frutas e verduras, além de mastigar bem e comer devagar, evitando a deglutição de ar que possa causar gases.