Quais as doenças mais comuns causadas pelo sedentarismo?

Perguntado por: esales . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.2 / 5 9 votos

A maioria dos malefícios do sedentarismo são velhos conhecidos: aumento de peso, colesterol e triglicérides, doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, mais risco de diabetes tipo dois e apneia do sono, entre outros.

A inatividade física está associada a vários tipos de câncer, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, osteoporose, entre outros.

O indivíduo sedentário costuma apresentar problemas de autoestima, de autoimagem, depressão, aumento de ansiedade, de estresse, além de um maior risco para desenvolver os males de Alzheimer e de Parkinson.

O sedentarismo é considerado fator de risco para desenvolvimento de graves problemas de saúde, tais como a obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes mellitus tipo 2, osteoporose e alguns tipos de câncer.

Uma vida sedentária pode também causar diabetes, agravar doenças das articulações, dos músculos e da coluna, além de constituir um fator de risco para a obesidade, complicações psicológicas como ansiedade e até alguns tipos de câncer.

Para deixar o sedentarismo, é preciso dividir o tempo dedicado à prática de exercícios, pelo menos, em três vezes por semana. O mais importante, segundo especialistas, para dar o pontapé inicial e iniciar alguma prática esportiva, é sair da zona de conforto.

Entre as doenças mais comuns no Brasil, estão: diabetes, depressão, alzheimer, câncer e hipertensão.

Doença cardíaca continua sendo a principal causa de morte; diabetes e demência entram na lista. A doença cardíaca permanece a principal causa de morte em todo o mundo nos últimos 20 anos. No entanto, agora está matando mais pessoas do que nunca.

Segundo o relatório, as principais doenças dessa categoria que afetam os brasileiros são doenças cardiovasculares, cânceres, diabetes e doenças respiratórias crônicas.

O que o sedentarismo causa?

  • Obesidade.
  • Problemas cardiovasculares (Infarto ou AVC)
  • Aumento do colesterol.
  • Atrofia muscular.
  • Aumento da pressão arterial.
  • Problemas articulares.
  • Diabetes tipo 2.
  • Distúrbios do sono.

A prática de exercícios estimula a circulação e previne o problema de forma natural. "Se você passa muito tempo sentado, organize a rotina para se levantar e fazer breves caminhadas algumas vezes ao dia. Essa é uma maneira simples de estimular a circulação e evitar a trombose".

É possível tratar o sedentarismo? O sedentarismo não é uma doença. Ele não tem um tratamento, mas é importante que seja combatido. Isso é feito por meio da prática regular de exercícios e atividades físicas.

Existem alguns níveis de sedentarismo, como:

  1. Nível 1: estágio em que a pessoa se movimenta, apenas não realiza exercícios de média intensidade. ...
  2. Nível 2: nesse caso, a pessoa faz, vez ou outra, algum tipo de atividade física. ...
  3. Nível 3: aqui, qualquer tipo de esforço físico é evitado. ...
  4. Nível 4: o estágio mais grave.

Quem leva uma vida sedentária possui maior risco de contrair doenças cardiovasculares, como AVC e infarto, maior tendência à diabetes do tipo 2 e o quadro se agrava quando a condição vem de mãos dadas com uma alimentação rica em processados e açúcar.

Para a OMS, o indivíduo ativo regular é aquele que pratica 150 minutos semanais de atividade moderada ou 75 de atividade intensa. Já o sedentário é aquele que não faz atividade física ou esporte.

Neste cenário, a partir de estudos, estabeleceu-se mais de duas horas sem pausa como excesso de tempo sedentário. Já a inatividade física é definida como a não realização de exercícios físicos moderados a vigorosos durante o tempo recomendado de 150 minutos semanais, de forma planejada, estruturada e intencional.

O sedentarismo é a falta ou ausência de atividades físicas, resultando em um gasto calórico reduzido. Uma pessoa é considerada sedentária quando não consegue gastar o mínimo de 2.200 calorias por semana com atividades físicas. O indivíduo ativo deve gastar no minimo 300 calorias por dia.

Exercícios simples e sugestões para se livrar do sedentarismo

  1. Apostar nas tarefas domésticas. ...
  2. Andar um pouco mais. ...
  3. Apostar numa bicicleta. ...
  4. Caminhar. ...
  5. Dançar. ...
  6. Pular corda. ...
  7. Subir e descer escadas. ...
  8. Levar o cachorro para passear.

Exercícios para se livrar do sedentarismo

  1. 1 - Marcha. Em pé, durante 30 segundos, levante alternadamente os joelhos até a altura da cintura, como se estivesse marchando sem sair do lugar. ...
  2. 2 - Crucifixo. ...
  3. 3 - Agachamento com o uso da cadeira. ...
  4. 4 - Extensão de joelhos. ...
  5. 5 - Flexores de joelhos.