Quais as doenças do sistema digestivo são mais comuns na terceira idade?

Perguntado por: ualmada . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Quais Problemas Gastrointestinais são comuns na Terceira Idade?

  • Xerostomia ou secura na boca.
  • Problemas no esôfago.
  • A estomatite angular (afta)
  • Intestino.
  • Prisão de ventre.
  • Diabetes tipo 2.

O estômago sofre algumas alterações em função de certos fatores, como a diminuição na produção de ácido clorídrico, o que dificulta o processo de digestão. Além do mais, pode ocorrer mudanças como a elevação da velocidade na qual o estômago transporta e esvazia alimentos para o intestino, principalmente os líquidos.

As principais doenças que “frequentam” os consultórios, relacionadas ao sistema digestivo são o refluxo gastroesofágico, a constipação intestinal, a gastrite, a esteatose hepática e a síndrome do intestino irritável.

Como a idade afeta o funcionamento do intestino
À medida em que envelhecemos, muitas funções corporais se tornam mais lentas, e uma delas é a digestão. Isso ocorre porque os músculos do trato digestivo se tornam mais rígidos, fracos e menos eficientes.

Alterações fisiológicas
As mudanças fisiológicas que interferem no estado nutricional são: diminuição do metabolismo basal, redistribuição da massa corporal, alterações no funcionamento digestivo, alterações na percepção sensorial e diminuição da sensibilidade à sede.

Estômago: Enjoo, má digestão, dores abdominais e arrotos com refluxo. Intestino: Enjoo, fortes dores abdominais, prisão de ventre com distensão ou diarreia.

O estômago está alterado pelo processo de envelhecimento, diminuição do tamanho e da digestão, e acentuam as gastrites, úlceras, náuseas, vômitos, distensão abdominal e dor. Tudo isso pode levar à desnutrição, anemia, diminuição da resistência e infecções, que são situações desagradáveis e muitas vezes graves.

Conheça as principais causas do envelhecimento

  • Falta de hidratação. A base para uma pele saudável é a hidratação. ...
  • Alimentação inadequada. ...
  • Sono de má qualidade. ...
  • Sedentarismo. ...
  • Estresse. ...
  • Fotoenvelhecimento. ...
  • Tabagismo.

CONHEÇA OS CINCO PILARES DO ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

  1. BOA NUTRIÇÃO. Nosso corpo está em um processo constante de mudanças. ...
  2. ATIVIDADE FÍSICA. ...
  3. MANUTENÇÃO DO PESO. ...
  4. ATITUDE POSITIVA. ...
  5. CONVÍVIO SOCIAL.

Com o avanço da idade, uma das consequências é a redução do teor de água no organismo do idoso, o que pode levar à desidratação. Além disso, também há uma redução da massa muscular, o que pode desenvolver a sarcopenia, e uma redução da massa óssea, o que pode desenvolver um quadro de osteoporose.

Quais são as principais doenças do sistema digestório? São todas as doenças que ocorrem da boca até o intestino. Algumas delas são: Gengivites, cáries, úlcera, gastrites, refluxo esofagiano, hérnia, câncer, diarreias, intolerâncias, doença celíaca, inflamações de intestino, colite, doença de Crohn entre outras.

Dispepsia é uma condição na qual o paciente apresenta problemas relacionados à má digestão e alterações na sensibilidade da mucosa do estômago. Geralmente, esta situação está relacionada à presença da bactéria Helicobacter pylori, mas pode acontecer por diversos fatores.

Beber pouca água é uma das causas mais comuns, mas o estresse, sedentarismo e alto consumo de alimentos industrializados também ajudam a agravar o problema. A síndrome do intestino irritável é outro que afeta esta parte do sistema digestivo.

A lista é grande: antibióticos, cuja prescrição é comum para idosos; antiinflamatórios, muito utilizados para dores articulares; antidepressivos; e remédios para demências e Mal de Parkinson, entre outros. Em portadores de diabetes, aumenta o risco de um quadro de supercrescimento de bactérias no intestino delgado.

A diarreia em idosos pode ser causada por vírus, bactérias, disfunções gastrointestinais, existência de parasitas intestinais, uso de antibióticos, uso seguido de laxantes, intolerância a algum tipo de alimento, consumo recorrente de alguns medicamentos, tumores malignos, intoxicação alimentar ou mesmo outros problemas ...

Dieta e Motilidade Intestinal
Uma alteração comum no envelhecimento é a diminuição da motilidade intestinal. Ou seja, os movimentos naturais da musculatura intestinal, que impulsionam o bolo alimentar em direção ao ânus, ficam mais lentos e menos eficientes.

Trata-se de uma alteração da musculatura esquelética caracterizada pela redução da força e da massa muscular secundária ao envelhecimento, podendo comprometer o desempenho físico do indivíduo.