Quais as doenças causadas pelo cimento?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

silicose

A silicose, doença causada por partículas de sílica presentes no pó de cimento, é capaz de levar à morte em longo prazo. Esta enfermidade provoca distúrbios no pulmão e pode atingir, principalmente, trabalhadores da construção civil.

Na indústria do cimento existe um longo processo de fabricação, que passa por várias etapas, como por exemplo, a extração, a moagem, a produção do clínquer, armazenamento e ensacamento. Os principais riscos presentes na indústria cimenteira são os físicos (ruídos) e os químicos (poeiras).

As principais doenças ocupacionais na construção civil
Dor e entorpecimento dos dedos e mãos; Dermatite ocasionada pela exposição ao cimento e solventes; Perda auditiva induzida pelo ruído (causada pela exposição a altos níveis de ruído), zumbido ou surdez; Doenças relacionadas ao amianto.

As Lesões iniciais de contato pelo cimento são: coceira, ardor, ressecamento da pele vermelhidão e queimação, que podem evoluir para descamação, fissuras (rachaduras), ulceras (feridas), e necrose (morte) da pele.

Como agente químico, o cimento é classificado como poeira inerte. Sua coloração é cinza e, quando manuseado (depositado em betoneiras), dispersa uma grande quantidade de poeira no ar.

A silicose, doença causada por partículas de sílica presentes no pó de cimento, é capaz de levar à morte em longo prazo. Esta enfermidade provoca distúrbios no pulmão e pode atingir, principalmente, trabalhadores da construção civil.

Você pode usar uma escovinha para remover os restos de materiais que ficam nas mãos e nas unhas. Essa limpeza com água, sabão e escovinha deve ser feita todos os dias, ao fim do trabalho.

A silicose consiste na formação permanente de tecido cicatricial nos pulmões causada pela inalação de poeira de sílica (quartzo).

Quais os principais riscos na construção civil?

  1. Quedas de nível. ...
  2. Choques elétricos. ...
  3. Uso de máquinas e ferramentas sem proteção apropriada. ...
  4. Queda de materiais. ...
  5. Problemas respiratórios, alergias e dermatoses. ...
  6. Perda auditiva. ...
  7. Contato ou exposição a corpos estranhos.

Riscos Biológicos. São considerados riscos biológicos: vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Os riscos biológicos ocorrem por meio de microorganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças. Muitas atividades profissionais favorecem o contato com tais riscos.

O cimento é composto, principalmente, do material clínquer – uma mistura de calcário, argila e componentes químicos – e diferenciado conforme a adição de outros materiais. Por exemplo, o gesso, que aumenta o tempo de pega, e a argila pozolânica, que confere maior impermeabilidade ao concreto.

O profissional que atua como Pedreiro está exposto a riscos de Acidente de Trabalho que podem ser leves ou gravíssimos, como quedas de alturas, perfurações, choques elétricos, contato com substâncias tóxicas, entre outros.

As patologias da construção Civil são falhas na execução, ocasionando as patologias em diversos casos, sendo que estas patologias podem ocorrer pelo uso de materiais de baixa qualidade ou até mesmo a falta de planejamento adequado nos canteiros de obras, levando as edificações a adquirirem algum tipo de patologia.

Para reduzir a inflamação da pele o médico poderá prescrever a aplicação de pomadas corticosteroides e imunomoduladores. Nos casos de maior gravidade pode ser necessário o uso de antialérgicos orais ou corticosteroides orais ou injetáveis.

Cetoconazol + Betametasona+neomicina Eurofarma Pomada 30g.

É toda alteração das mucosas, pele e seus anexos que seja direta ou in- diretamente causada, condicionada, mantida ou agravada por agentes presentes na atividade ocupacional ou no ambiente de trabalho (ALI, 2001).