Quais as doenças autoimunes que aposentam?

Perguntado por: lassis . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.4 / 5 17 votos

Infelizmente, apenas algumas doenças autoimunes se enquadram na relação de doenças graves de evolução prolongada e permanente. Sendo apenas a esclerose múltipla e espondiloartrose anquilosante, as únicas que possuem os benefícios previdenciários e fiscais.

Autoimunes

  • Esclerose Lateral Amiotrófica.
  • Esclerose Múltipla.
  • Granulomatose de Wegener.
  • Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)
  • Púrpura trombocitopênica imune.
  • Neuromielite Óptica.

A causa da artrite reumatoide é desconhecida. É uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano.

Lúpus – há duas categorias de lúpus, o cutâneo, com manchas na pele geralmente em partes do corpo que têm contato com a luz do sol; e o sistêmico, que apresenta complicações também nos órgãos. Alguns sinais e sintomas de lúpus são lesões na pele, desânimo, diminuição do apetite e emagrecimento, febre e fraqueza.

Se você sofre de doença autoimune, saiba que existe um benefício para ajudar a aliviar sua situação: o BPC-Loas. Este benefício é destinado a pessoas com incapacidade para o trabalho, seja de longo prazo ou permanente, e oferece ajuda financeira para aqueles que se encontram em situação de baixa renda.

Em doenças autoimunes, o sistema imunológico combate células do próprio organismo, tornando-se imunidade baixa. Em geral, as condições desse tipo apresentam dores, manchas, icterícia, e outros sinais como os listados.

BPC./LOAS para pessoas com artrite reumatoide
No entanto, se a artrite reumatoide levar a limitações significativas que afetam a capacidade da pessoa de trabalhar ou realizar atividades cotidianas, ela pode ter direito ao benefício.

Importante ressaltar que algumas doenças autoimunes podem ser desenvolvidas por conta de maus hábitos, que prejudicam a qualidade de vida. Sendo assim, os fatores de risco também incluem o abuso de álcool, drogas, cigarro, sedentarismo e alto consumo de alimentos industrializados.

As doenças autoimunes não órgão-específicas costumam acometer múltiplos órgãos e sistemas, tendo uma multiplicidade de apresentações clínicas e, por essa razão, o médico mais indicado para o manejo e cuidado com o paciente é o reumatologista.

Como diagnosticar a doença autoimune? A forma mais comum de investigar a presença de doenças autoimunes é com base no quadro clínico e na realização do exame FAN (Fator Antinuclear). É importante informar que esse exame pode dar resultado positivo em várias doenças autoimunes, mas não em todas.

Quando você tem uma doença autoimune, o sistema imunológico ataca erroneamente o tecido saudável em vez de combater a doença. “Em certos casos, apenas ter uma doença autoimune pode aumentar o risco de carcinoma basocelular (CBC) ou SCC, os dois tipos mais comuns de câncer de pele”, diz ele.

Como outros exemplos de doença autoimune, podemos citar: lúpus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjogren, espondilite anquilosante, polimialgia reumática, alopecia areata, doença de Crohn, vitiligo e psoríase.

Alguns exemplos de doenças autoimunes, apresentadas brevemente, são: Esclerose múltipla: compromete habilidades cognitivas e motoras. Doença celíaca: atinge o intestino delgado por sensibilidade ao glúten. Lúpus: gera uma série de inflamações no organismo.

Uma doença autoimune é um mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar os seus próprios tecidos. Ainda não se sabe o que desencadeia uma doença autoimune. Os sintomas variam de acordo com a doença e a parte do corpo afetada.

As doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico ataca o próprio organismo. Ele passa a confundir algumas estruturas com agentes invasores e, dessa forma, produz anticorpos contra órgãos e tecidos saudáveis. A partir disso, podem surgir sintomas e problemas de saúde que precisam de tratamento.

Presença de anemia (número reduzido de glóbulos vermelhos), que causa fadiga, fraqueza e tonturas. O baço pode aumentar de tamanho. A anemia pode ser grave e até mesmo fatal.

- Tenha uma dieta saudável visando a melhora dos prognósticos e a regressão dos sintomas associados às doenças autoimunes. - Tome água. A água ajuda a aliviar a sensação de boca seca além de ajudar na retenção de líquidos que são efeitos secundários de alguns medicamentos indicados para doenças autoimunes.

A artrite ou inflamação das articulações pode estar presente em mais da metade dos pacientes e se manifesta como uma dor persistente acompanhada de inchaço, calor e sensação de rigidez (entorpecimento ou retesamento) em uma ou mais articulações. Geralmente, isso indica que o lúpus está ativo.