Quais as divisões do abdome?

Perguntado por: elopes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 9 votos

As nove regiões são chamadas de hipocôndrio direito e esquerdo, lombar direita e esquerda, inguinal direita e esquerda, epigástrica, umbilical e hipogástrica. Os órgãos abdominais incluem partes dos sistemas: Digestório - estômago, intestino delgado, intestino grosso, pâncreas exócrino, fígado e vesícula biliar.

Desta forma, o abdômen é dividido em nove partes, sendo denominadas: hipocôndrio direito, epigástrio, hipocôndrio esquerdo, flanco esquerdo, umbilical, flanco direito, fossa ilíaca direita, hipogástrio ou supra púbica e fossa ilíaca esquerda.

Quadrantes Abdominais

Região Abdominopélvica SuperiorRegião Abdominopélvica Média
No nível da nona costelaEntre as nonas costelas e os ossos do quadril
Região Hipocondríaca Direita Região Epigástrica Região Hipocondríaca EsquerdaRegião Lateral Direita Região Umbilical Região Lateral Esquerda

Os músculos ântero-laterais são: reto do abdome ,obliquo externo e oblíquo interno, transverso e o piramidal.

  • Músculo Reto do Abdome. Também denominado Músculo Reto Abdominal. ...
  • Músculo Piramidal. ...
  • Músculo Oblíquo Externo do Abdome. ...
  • Músculo Oblíquo Interno do Abdome. ...
  • Músculo Transverso do Abdome. ...
  • Músculo Quadrado Lombar.

Quais os tipos de abdominais?

  • Abdominal Canivete. ...
  • Abdominal Canivete Cruzado. ...
  • Abdominal Roll Up. ...
  • Abdominal Sprinter ou Bicicleta. ...
  • Abdominal Boxeador. ...
  • Abdominal com elevação do quadril. ...
  • Abdominal em Posição de Prancha Alta com Rotação.

DIVISÃO TOPOGRÁFICA DO ABDOME A parede ântero-lateral do abdome é dividida em 9 regiões com a finalidade de estabelecer uma topografia que permita localizar e relacionar as vísceras na cavidade abdominal. Desta maneira, são traçadas duas linhas horizontais paralelas e duas verticais também paralelas.

Supra: trabalha a parte de cima da musculatura do abdômen; Infra: fortalece a parte inferior; Oblíquo: é executado para ambos os lados e trabalhará o resto da musculatura da região.

O exame abdominal deve seguir a seguinte ordem de avaliação propedêutica: inspeção, ausculta, palpação e percussão.

O abdome globoso é arredondado, com distensão generalizada, havendo uma quantidade variável de gordura, com ou sem flacidez do sistema músculo-aponeurótico (Figs. 2a - 2c). O abdome flácido apresenta pele redundante, lassa e frouxa, encontrando-se estrias com freqüência (Figs.

5. Sinal de Murphy. O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.

São as quatro áreas de mesmo tamanho que dividem o quadro, estabelecidas pelo cruzamento dos eixos em seu centro. Eles são distribuídos em sentido anti-horário, sendo que o primeiro quadrante é o do canto superior direito, o segundo o do canto superior esquerdo e assim vai.

Os quadrantes de Stephen Covey são simplesmente uma matriz, um modelo composto de quatro seções. Cada uma delas representa uma determinada categoria de prioridade nas tarefas. Ao mesmo tempo, cada quadrante inclui um conjunto de atividades que devem ser gerenciadas de maneira diferente.

músculo transverso do abdômen

O músculo transverso do abdômen é o mais profundo dos três músculos abdominais laterais. Ele vai da superfície interna das últimas cartilagens costais, da fáscia toracolombar, arco ileopectíneo e crista ilíaca horizontalmente até a linha alba.

Composta pelos músculos isquiocavernosos, bulbocavernosos, transverso superficial e profundo do períneo e esfíncter anal externo, cuja função junto com a membrana perineal é ancorar lateralmente a uretra, a vagina e ânus em sua porção mais baixa, promovendo estabilidades a essas estruturas.

As regiões dos músculos abdominais
A região abdominal é formada por várias camadas. Da mais superficial para a profunda temos: pele, fáscia superficial, músculos, fáscia transversal, gordura extraperitoneal (fáscia extraperitoneal) e peritônio.

Entre as diversas formas de definir os músculos do abdômen, há o abdominal supra. Dessa maneira, esse tipo de abdominal trabalha de forma concentrada toda a musculatura superior do abdômen. Além disso, é um exercício prático, pois pode ser feito em diferentes ângulos — no chão, declinado e com ou sem carga.

O abdominal infra trabalha bastante com a porção inferior do abdômen (parte da barriga que está localizada abaixo do umbigo), e a sua execução é simples, não necessitando de material de apoio. Modo de execução: deite em posição supina (de barriga para cima);