Quais as dívidas que caducam em 3 anos?

Perguntado por: rcarvalho . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

A prescrição acontece em 3 anos nos casos de títulos de crédito. Assim como na “restituição dos lucros ou dividendos recebidos de má-fé”, pagamento de juros, dividendos ou prestações acessórias e pagamento de título de crédito, segundo o Código Civil.

A maioria das dívidas, como débitos com cartões de crédito, convênios médicos, financiamentos e impostos, prescreve em 5 anos. Já contas como água, luz, telefone, internet e gás, por exemplo, têm um prazo maior para prescrever: dez anos.

Depois desse prazo, o credor ou uma empresa especializada pode exigir o pagamento de forma extrajudicial. O que acontece depois de 5 anos com o nome no SPC? Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o nome deixa de ficar negativado após 5 anos.

Lembre-se: um título protestado não caduca. Ele permanece na condição de protestado até que seja feito o cancelamento do protesto e após a comprovação do pagamento da dívida.

Tem como limpar o nome de graça? Sim. Bancos e demais instituições financeiras, além das recuperadoras e birôs de crédito oferecem o serviço de limpar o nome de maneira totalmente gratuita. O único dinheiro que você irá precisar desembolsar é o do valor das parcelas acordadas na renegociação das dívidas.

1. Saber o valor e urgência de cada dívida. Para isso, basta consultar seu nome e CPF nos bancos de dados dos órgãos protetores de crédito. Dessa forma, também é possível saber quem são os credores das dívidas, para seguir com tranquilidade para as próximas etapas.

Quando um consumidor tem o nome sujo fica muito difícil ter acesso às linhas de crédito. Porém, ao quitar as dívidas, a expectativa é que essa situação seja solucionada. A verdade é que, após limpar o nome, em cinco dias úteis a informação fica disponível nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa.

O Feirão Serasa Limpa Nome 2022, inicialmente previsto para terminar na última segunda-feira, 5, teve sua duração prorrogada até o dia 23 de dezembro.

Para saber se a dívida já foi prescrita, você pode fazer uma consulta nos sites dos órgãos de proteção ao crédito para ver se o seu nome ainda está no cadastro de negativados. Caso o seu registro não esteja mais constando como negativado, provavelmente a dívida foi prescrita, ou você já pagou.

Uma das principais consequências dívida ativa funciona como qualquer outro débito, ou seja, o nome do consumidor ficará negativado dentro dos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC. Basicamente, ao ser inscrito, o consumidor gera uma certidão positiva quanto aos débitos pendentes do contribuinte.

Basicamente, para saber se a sua dívida caducou basta fazer uma consulta junto à Serasa Experian para ver se o seu nome está ou não sujo na praça, ou seja, no cadastro de pessoas que são devedoras. Se a sua dívida ainda está vigente o seu nome ainda está na lista.

O consumidor poderá ser preso em caso de dívidas e por seu nome constar do SPC ou SERASA? Não. A prisão civil por dívidas, de acordo com a Constituição Federal, somente é possível nos casos que envolvem a falta de pagamento voluntária e inescusável de alimentos e de depositários infiéis.

O SPC é um banco de dados do sistema CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), reunindo informações do comércio de todo o país. Já a Serasa é uma empresa privada que reúne dados sobre de pessoas físicas ou jurídicas e forma como elas pagam e compram no mercado.

Portanto, se você não tem como pagar uma dívida judicial, terá de recorrer à negociação e parcelamento via justiça, após a negociação. Porém, a Serasa pode ajudar a evitar chegar a essa situação. A Serasa monitora as dívidas ativas por CPF para que o consumidor tenha consciência das dívidas e das ações judiciais.

O que acontece com um protesto ligado ao CPF? Quando você tem um protesto no CPF, isso pode trazer diversos prejuízos para a saúde da sua vida financeira. O principal deles é que o seu nome é enviado para os órgãos de proteção ao crédito. No entanto, vale lembrar que o protesto em cartório também tem prazo de validade.

2 - Não é possível parcelar o débito durante o intervalo entre a seleção do débito para protesto pelo Cartório e a sua efetivação. Esse período tem duração aproximada de 1 (uma) semana.

Uma dívida caduca é aquela que ultrapassou o prazo de cinco anos e, por isso, não pode mais gerar negativação do devedor. Se a dívida foi contraída há mais de cinco anos e não foi paga, você não pode continuar com o nome sujo por causa dela.

Uma vez que seus débitos forem negociados, seu nome e CPF são retirados das listas de inadimplentes, como Serasa e SPC. O prazo é de cinco dias úteis após o pagamento. A partir de então, seu score, com certeza, vai aumentar.

Como funciona a negociação de 100 reais?

  1. Acesse o site do Serasa Limpa Nome ou abra o aplicativo da Serasa, disponível no Google Play e na App Store.
  2. Faça seu login e confira as ofertas disponíveis para você.
  3. Selecione a oferta para quitar dívida com 100 reais e a forma de pagamento que deseja.
  4. Pronto!